Toyota Yaris Cross 2020

Publicidade

Toyota apresenta Yaris Cross. Pequenino, mas com fortes argumentos!

Texto: Redação
Data: 1 de Maio, 2020

Inicialmente agendado para um Salão de Genebra que acabou por não acontecer, foi, agora, através da Internet, que a Toyota deu a conhecer o seu mais recente e pequeno SUV: o Yaris Cross. Marcado não apenas pelas dimensões, mas também pela oferta de propulsão híbrida e até tracção integral!

Apresentado num evento transmitido exclusivamente online, até pelas restrições atualmente em vigor devido à pandemia de coronavírus, o novo Toyota Yaris Cross tem por base o pequeno utilitário da marca, o Yaris. Posicionando-se, em termos de gama, abaixo do muito popular C-HR.

LEIA TAMBÉM
Toyota mostra novo Crossover baseado no Yaris

Utilizando a mesma plataforma GA-B do Yaris, o Yaris Cross anuncia como dimensões exteriores um comprimento total de 4,18 metros, ou seja, mais 240 mm que o Yaris, mantendo a mesma distância entre eixos de 2,56 metros. Já na largura, é 20 mm maior (1,76 m), além de 90 mm mais alto (1,56 m).

Comparando com o C-HR e além das dimensões mais contidas, a aposta, clara, num design exterior menos audacioso, ainda que igualmente marcante, em particular, com a nova cor Bass Gold e jantes de 18″.

Utilizando a mesma plataforma do Yaris, a variante Cross é, no entanto, maior em todos os sentidos
Utilizando a mesma plataforma do Yaris, a variante Cross é, no entanto, maior em todos os sentidos

Face ao Yaris, promessas, igualmente, de maior funcionalidade, resultado não apenas da maior altura, mas também de elementos funcionais como é o caso de um portão da bagageira que pode ser accionado electricamente. Ou ainda de bancos traseiros rebatíveis 40:20:40,

De resto e ainda na bagageira, um piso amovível que, não só pode ser ajustado em altura, como pode ser dividido em dois. Não faltando sequer um sistema de retenção das bagagens, para que estas não andem aos trambolhões no interior.

ToyotaYarisCross_posicaoconducao
ToyotaYarisCross_interior
previous arrow
next arrow

Híbrido e com tracção integral

Apesar de todos estes elementos, novidade maior, é, sem dúvida, o facto deste Toyota Yaris Cross envergar uma tracção integral inteligente. Solução, sem dúvida, invulgar no segmento dos mini-crossovers a que se destina. E que, no caso deste Yaris Cross,  resulta da disponibilização daquela que é a quarta geração do sistema de propulsão híbrido da marca nipónica.

Já conhecido de outros modelos, como o C-HR ou o RAV4,  o Yaris Cross estreia, no entanto, uma nova variante do conhecido sistema híbrido. O qual tem, aqui, por base, um três cilindros 1,5 litros a gasolina, apoiado por um motor elétrico e baterias de iões de lítio, com uma potência de 59 kWh. Mas sem sistema de carregamento externo.

ToyotaYarisCross_tras
ToyotaYarisCross_latfrte
ToyotaYarisCross_frtetopo
ToyotaYarisCross_diagofrte
ToyotaYarisCross_lateral2
ToyotaYarisCross_lateral
ToyotaYarisCross_traslateral
previous arrow
next arrow

Com o motor de combustão a garantir uma eficiência térmica de até 40% e responsável por fazer funcionar apenas as rodas da frente, a Toyota garante que, basta o sistema detectar qualquer falta de aderência, e o eixo traseiro, movido pelo motor elétrico, entra igualmente em acção. Ajudando, assim, o Yaris Cross a sair, de forma segura, de qualquer situação mais complicada.

De resto e embora a potência conjunta dos dois motores, térmico e elétrico, não vá além dos 116 cv, a orientação mais citadina do novo mini-SUV da Toyota, leva a prever que não será por aí que os problemas poderão surgir. Com os benefícios a surgirem, por exemplo, no domínio das emissões, com a marca nipónica a anunciar valores abaixo dos 90 g/km quando funcionando apenas com tracção dianteira (menos de 100 g/km, com tracção integral accionada), e que acabam justificando a solução encontrada.

ToyotaYarisCross_capot
ToyotaYarisCross_badge
ToyotaYarisCross_pilarC
ToyotaYarisCross_farolins
ToyotaYarisCross_awd
previous arrow
next arrow

150 mil é a meta

Produzido na fábrica de Valenciennes, França, a Toyota espera produzir, e vender, do Yaris Cross, qualquer coisa como 150 mil unidades do modelo, já a partir do próximo ano. Algo que, a acontecer, permitirá ao modelo, em conjunto com os restantes elementos da gama Yaris, entre os quais o Yaris GR, fazer com que esta família de modelos venha a representar qualquer coisa como um terço do volume de vendas di construtor.

Yaris, Yaris GR e Yaris Cross: eis a nova gama Yaris
Yaris, Yaris GR e Yaris Cross: eis a nova gama Yaris

Quanto à chegada ao mercado, a Toyota prevê que o novo Yaris Cross possa chegar aos concessionários em 2021.