Publicidade

Captado em vídeo. Toyota GR Yaris foi colocado à prova em Nürburgring

Texto: Redação
Data: 9 de Abril, 2021

Anunciado como um dos hot-hatches mais excitantes do momento, o novo Toyota GR Yaris acaba de ser colocado à prova, também no sempre difícil circuito de Nürburgring. E a verdade, diga-se, é que não se saiu nada mal, ao fazer um tempo ao nível, por exemplo, da bem mais ambiciosa anterior geração do Honda Civic Type R!

Produzido também com o propósito de sustentar a homologação do novo carro de ralis da Toyota, o Yaris WRC, a verdade é que o novo Toyota GR Yaris, veio colocar, em enorme expectativa, apaixonados pelos hot-hatches, um pouco por todo o mundo. Inclusivamente, onde ainda nem sequer é comercializado!

Pequeno, leve, potente e, ainda por cima, com poucos ou nenhuns pontos de contacto com aquela que é a versão convencional, ao GR Yaris, não faltam argumentos capazes de deixar qualquer fã da velocidade aos saltos. A começar, pelo três cilindros 1,6 litros Turbo a gasolina, capaz de produzir 261 cv de potência e 360 Nm de binário, enviados através de uma caixa manual de seis velocidades para as quatro rodas.

A juntar a isto, a promessa de um peso de não mais que 1.280 kg, graças à utilização extensiva de fibra de carbono e alumínio, e capaz de deixar a sonhar o mais desconfiado dos condutores.

De resto e a demonstrar que, desconfiança quanto às aptidões deste pequeno hot-hatch, é algo que, simplesmente, não tem qualquer ligação com a realidade, surge o vídeo que aqui reproduzimos, e que mostra o Toyota GR Yaris, a fundo, num dos mais emblemáticos, mas também mais difíceis, circuitos europeus: Nürburgring.

LEIA TAMBÉM
Hot hatch de 261 cv. Toyota GR Yaris já começou a ser entregue em Portugal

À prova no traçado alemão, o GR Yaris acabou conseguindo fazer como melhor volta, 8 minutos e 14.93 segundos. Marca que, embora ainda distante daquilo que é o recorde da pista – 6m43,616s -, fixado pelo Mercedes-AMG GT Black Series e pelo seu enorme V8 de 730 cv em 2020, não deixa de colocar o pequeno japonês ao nível, por exemplo, da anterior geração Honda Civic Type R – desportivo que, recorde-se, contava com 2.0 Turbo debaixo do capot, a debitar 310 cv de potência.

Aliás, na sua tentativa, o Toyota GR Yaris chega, mesmo, a atingir a marca dos 230 km/h, velocidade que anuncia como limite!

Em suma: embora um pouco longo, este vídeo, realizado pela alemã Sport Auto, é mesmo algo que vale a pena ver… e ouvir!