Publicidade

Toyota GR Yaris. Estreia em Goodwood entre estrelas dos ralis

Texto: Carlos Moura
Data: 20 de Outubro, 2020

O Toyota GR Yaris teve estreia pública no Festival de Goodwood, entre várias estrelas dos ralis. O novo desportivo já está em comercialização no mercado nacional e os preços também são conhecidos.

A Toyota escolheu a Semana da Velocidade de Goodwood para a estreia dinâmica do GR Yaris, tendo contado com os préstimos de Elfyn Evans e Jari-Matti Latvala para demonstrarem as capacidades da versão desportiva do utilitário japonês.

O novo Toyota GR Yaris foi uma enorme surpresa quando foi lançado e ainda continua a ser, assinalando o regresso deste carro de ralis.

Esta é uma homologação especial porque a sua existência permitirá ao construtor japonês homologar o carro de WRC do próximo ano, mas a sua produção não será limitada a algumas centenas de unidades, como aconteceu no passado com alguns dos modelos lendários do automobilismo.

Apesar do Toyota GR Yaris partilhar a plataforma e a distância entre-eixos com a versão de produção de cinco portas do Yaris, a sua carroçaria de três portas é totalmente nova, enquanto a suspensão traseira trocou o simples eixo de torsão por braços duplos triangulares. A altura do tecto também diminui 91 mm e as vias também são mais largas.

Novo sistema de tração integral

Debaixo do capot encontra-se um motor turbo de três cilindros de 1,6 litros que desenvolve uma potência de 257 cv e um binário de 360 Nm, que está acoplado a uma caixa manual de seis velocidades e ao novo sistema de tração integral GR-4 da Toyota.

A marca japonesa anuncia uma aceleração de 0 aos 100 km/h em menos de 5,5 segundos e uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 230 km/h.

O Toyota GR Yaris no Festival de Goodwood
O Toyota GR Yaris no Festival de Goodwood

O sistema de tração integral permanente do novo Toyota GR Yaris dispensou o diferencial central para poupar peso, podendo o piloto ajustar a distribuição de binário através de um comando.

Em modo Normal, o sistema faz uma repartição de 60:40 entre a dianteira e a traseira, enquanto no modo Sport a distribuição é de 30:70 para uma experiência de condução mais divertida. Existe ainda o modo Track, que bloqueia a distribuição de binário em 50:50.

LEIA TAMBÉM
Novo Toyota GR Yaris disponível em Portugal a partir de 45 mil euros

Os clientes europeus têm à sua disposição os pacotes Convenience e Circuit, acrescentando este último um diferencial Torsen em cada eixo, jantes de liga leve maquinadas de 18 polegadas e uma regulação da suspensão mais orientada para a performance.

No mercado nacional, o Toyota GR Yaris é proposto em três níveis de equipamento – GR Yaris, Extreme Premium e Extreme Rally, sendo o primeiro proposto por 45.090 euros e os restantes dois por 48.990 euros.