Publicidade

Através de teasers. Toyota anuncia dois novos desportivos GR para Tóquio

Texto: Francisco Cruz
Data: 10 de Janeiro, 2022

Com o Salão Automóvel de Tóquio de 2022 previsto para o final deste mês de janeiro, a Toyota acaba de confirmar a sua presença no evento, e de forma impactante. Isto, graças à promessa de apresentação de duas propostas fortemente desportivas, com a etiqueta GR, ainda que destinadas a realidades diferentes.

O anúncio da apresentação destes dois novos modelos, que também poderão não ser mais que protótipos, foi feito pela própria Toyota. Que optou por aguçar a expectativa divulgando, igualmente, teasers destes dois futuros desportivos.

De resto e ainda segundo a marca nipónica, o primeiro teaser diz respeito ao GR GT3, “um concept concebido para as corridas  e que incorpora, não apenas o conhecimento, como também as tecnologias apuradas pela Toyota Gazoo Racing (TGR) no desporto automóvel”.

O teaser do futuro Toyota GR GT3
O teaser do futuro Toyota GR GT3

Olhando para o teaser que acompanha o anúncio, a ideia que fica é que o modelo pouco parece ter a ver com o Supra ou com, por exemplo, com o GR86. Sendo que, com o seu capot longo e uma linha de tejadilho ondulada, a imagem remete-nos antes para outras propostas, ainda mais ambiciosas, de construtores como a Mercedes-AMG ou a Porsche.

LEIA TAMBÉM
Apenas um rumor? Toyota, Suzuki e Daihatsu criam desportivo de motor central

Finalmente e embora sendo possível visualizar uma enorme asa traseira, quanto ao tipo de propulsão, nada é avançado. Ainda que não será totalmente descabido pensar que possa vir a ser um híbrido, concebido com base na experiência reunida com o GR010 Hybrid ou até mesmo com a mesma tecnologia do próximo GR Super Sport.

Quanto ao segundo teaser, parece anunciar um GR Yaris ainda mais venenoso, que poderá ser o resultado final de todo o trabalho feito, mais recentemente, com protótipos do modelo, em Nürburgring.

O Toyota GR Yaris hiper-vitaminado
O Toyota GR Yaris hiper-vitaminado

Analisando a imagem que é divulgada, a sensação de que este GR Yaris optará por um capot dianteiro em fibra de carbono e saída do ar quente do compartimento do motor, além de um completo kit aerodinâmico e asa de grandes dimensões atrás. Prometendo, dessa forma, um modelo capaz de causar respeito na estrada.

Clássicos também presentes

Ainda neste comunicado, a Toyota revelou que, no Salão de Tóquio, estarão igualmente expostas várias peças GR Heritage, algumas das quais já apresentadas para os modelos A70 e A80 Supra, assim como para o icónico 2000GT. Sendo que, a partir de agora, passam a existir, também, peças sobressalentes para modelos não desportivos, de gerações jhá muito desaparecidas. Como é o caso, por exemplo, do Land Cruiser 40 Series.

A terminar, recordar apenas que o Salão Automóvel de Tóquio de 2022 tem lugar de 14 a 16 de janeiro, no Centro de Convenções Makuhari Messe, em Chiba, na Capital do Japão.