Mobieco

Publicidade

Relatório de Fiabilidade TÜV. Tesla Model 3 fica no último lugar

Texto: Carlos Moura
Data: 14 de Dezembro, 2023

O Tesla Model 3 ficou num nada honroso último lugar no Relatório de Fiabilidade da TÜV de 2023 devido a problemas com a suspensão e os travões, os quais se devem a intervalos de manutenção demasiado longos. Nas inspeções efetuadas chumbaram quase 15% dos Model 3. Dacia vem logo atrás.

Na Alemanha, os veículos automóveis com mais de três anos têm de fazer uma inspeção periódica obrigatória a cada 24 meses, sendo avaliados componentes cruciais para a segurança e as emissões como o chassis, travões, direção, luzes, espelhos, cintos de segurança.

Coloquialmente são designados por testes TÜV porque os centros de inspeção têm de cumprir a metodologia daquela entidade. Se um veículo não passar no teste não pode ser conduzido legalmente nas estradas.

Nos primeiros seis meses de 2023, mais de dez milhões de carros foram à inspeção e cerca de 20% chumbou. A Tesla e a Dacia, as duas marcas que regularmente disputam a liderança de vendas na Europa, são também aquelas com mais automóveis que não passam na inspeção.

O relatório agrupa os veículos em função da idade. Na faixa dos dois aos três anos, o Tesla Model 3 obteve o pior resultado, com uma taxa de reprovação de 14,7%. Os problemas detetados com maior frequência estão relacionados com deficiências no sistema de travagem, os quais se devem sobretudo à utilização da travagem regenerativa pelos veículos elétricos para abrandarem.

Isso significa que os travões convencionais não são usados o suficiente para manterem o normal funcionamento. Outro problema está relacionado pela suspensão, que se deve ao maior peso exercido pelas grandes baterias.

Dacia em primeiro em várias categorias

Na categoria dos dois aos três anos, a Dacia ficou em segundo lugar, mas nos seis aos sete, dos oito aos nove anos e dos dez aos onze anos ficou em primeiro. Noutros casos ficou entre os três primeiros, em segundo ou em terceiro.

IdadeCarroTaxa de reprovação %
2 – 3 anosTesla Model 314,7

Dacia Logan11,4

Seat Alhambra10,3
4 – 5 anosBMW X5/X617,9

Volkswagen Sharan17,7

BMW Série 2 Tourer17,6
6 – 7 anosDacia Dokker25,9

BMW Série 5/624,8

Dacia Duster24,6
8 – 9 anosDacia Dokker32,2

Fiat Punto29,7

Dacia Logan29,1
10 – 11 anosRenault Twingo36,2

Dacia Logan35,5

Renault Clio34,6
12 – 13 anosDacia Logan40,9

Renault Twingo39,9

Nissan Qashqai38,8
Taxa de reprovação em função da idade dos veículos, segundo Relatório de Fiabilidade da TÜV – Janeiro a Junho de 2023

A BMW também não teve bons resultados porque os modelos X5, X6, Série 6, Série 2 Active e Grand Tourer também aparecem na lista dos piores.

LEIA TAMBÉM
Consumer Reports. Conheça os automóveis com mais problemas de motor

Ns lista dos melhores destaque para o Audi TT que ficou sempre os três melhores em todas as faixas de idade, assim como o Volkswagen Golf Sportsvan.