A Suzuki acaba de divulgar a sua mais recente estratégia de eletrificação, apontada aos mercados globais, e que levará a que, só na Europa, sejam introduzidos, até 2030, um total de cinco novos veículos elétricos. Entre os quais, uma versão 100% elétrica do popular Jimny!
Hoje em dia um dos poucos fabricantes automóveis mundiais ainda sem propostas exclusivamente elétricas, a japonesa Suzuki parece querer começar a recuperar o tempo perdido. Mais concretamente, através da implementação de uma nova estratégia de reforço de gama, agora divulgada, e que passa pelo lançamento de uma série de novos modelos zero emissões.
Prometendo focar a sua atividade, não apenas no Velho Continente, mas também em regiões como a Índia, o Japão, e até mesmo África – continente no qual a marca nipónica antevê, aliás, um futuro promissor -, a Suzuki desvendou, inclusivamente, algumas silhuetas dos modelos EV que deverão surgir nos próximos anos, entre os quais estão não apenas a versão de produção do concept eVX recentemente mostrado, como também uma versão totalmente elétrica do novo Jimny.
De resto, é na Europa que este último modelo poderá vir a causar grande impacto, não apenas fruto de uma renovação de imagem que, segundo é possível antever das imagens divulgadas, poderá surgir com grelha iluminada e dos faróis com nova assinatura luminosa, mas também fruto da possibilidade de chegar acompanhado de uma nova versão Mild Hybrid, a qual permitirá que o Jimny possa vir a ser comercializado na versão de cinco lugares, sem penalizações ou impedimentos em termos de emissões.
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A juntar a estas duas versões do popular todo-o-terreno, a promessa, deixada pela mesma imagem, daquilo que poderá ser a versão europeia do Suzuki Fronx, um SUV que foi revelado, já este mês de janeiro de 2023, para o mercado da Índia, mas que, afinal, também poderá chegar ao Velho Continente, além daquilo que parece ser a nova geração Vitara, que assim passará a ser também elétrica, e a versão de produção do eVX Concept.
A terminar, um pequeno citadino, que, inclusivamente, parece ser ainda mais pequeno que o atual Ignis, e que completa uma oferta de cinco novos modelos, quatro dos quais, com o inevitável posicionamento SUV.
Primeiro EV chega em 2024
Ainda sobre esta oferta, nota para o facto da Suzuki pretender lançar aquele que será o seu primeiro EV, já em 2024, o que faz acreditar que não será a versão de produção do eVX. Isto, porque o fabricante já confirmou que a entrada em produção deste SUV só deverá ter lugar em 2025.
Seja como for, a marca nipónica também assume pretender que, em 2030, os veículos elétricos representem cerca de 80% das suas vendas na Europa, com o restante a ser composto por híbridos. Metas que, recorde-se, estão em linha com aqueles que são os objectivos já definidos pela União Europeia e que passam por interditar a venda de veículos novos a combustão, já a partir de 2035.
Restantes mercados
No entanto e porque a estratégia agora apresentada pela Suzuki possui uma abrangência global, o anúncio, igualmente, de um total de seis novos EV, naquele que é o mercado original da marca de Hamamatsu, o Japão. Neste caso, com enfoque especial nos Kei Car, propostas de muito sucesso no mercado japonês, além daquilo que deverão ser as versões japonesas do já referido Fronx e do eVX.
No caso do Japão, a Suzuki espera lançar o primeiro EV já em 2023, neste caso, com o objectivo de chegar a 2030 com os elétricos a representarem apenas 20% das vendas, enquanto os restantes 80% serão híbridos.
Passando ao não menos importante mercado da Índia, a promessa de um total de seis veículos elétricos, o primeiro dos quais, com chegada prevista aos concessionários em 2024. Sendo que, no caso do mercado indiano, o destaque vai para um novo SUV EV que poderá ser o sucessor do atual Brezza e que é também o único que será comercializado, apenas e só, nesta região.
Depois e a completar a nova oferta elétrica, propostas como o Fronx EV e o eVX, o novo SUV a lançar também na Europa, além de alguns dos Kei Cars EV que serão comercializados no Japão. Tudo isto, para que, em 2030, a Suzuki tenha 60% das suas vendas na Índia centradas em modelos de combustão, ainda que conjugados com outro tipo alternativo de combustível (GPL, etanol, etc), ao passo que 15% deverão ser elétricos e 25% híbridos.
Neutralidade carbónica chegará em 2050
Nesta sua apresentação, a Suzuki anunciou, ainda, a intenção de alcançar a neutralidade carbónica, no Japão e na Europa, em 2050, enquanto, na Índia, o mesmo objectivo só deverá ser alcançado em 2070. Sendo, destes objectivos fazem parte, não apenas os automóveis, como também as motos (a Suzuki espera apresentar um total de oito motos 100% elétricas, em 2030) e produtos marítimos.