Publicidade

Suzuki Vision Grand Turismo Concept. Roadster com motor Hayabusa

Texto: Carlos Moura
Data: 27 de Maio, 2022

O Suzuki Vision Gran Turismo Concept é um roadster equipado com um motor híbrido Hayabusa de 432 cv. Todavia só poderá ser conduzido na consola da Playstation no jogo Gran Turismo 7.

Com uma longa tradição em motas e automóveis, a Suzuki procurou fundir os melhor dos dois mundos com o mais recente conceito criado para o popular videojogo

O protótipo digital é um roadster leve de tração integral, equipado com um motor Hayabusa em combinação com três motores elétricos.

O design do Suzuki Vision GT para inspirado num Swift descapotável, deixando a descoberto um habitáculo para duas pessoas. Os designers da Suzuki reivindicam que também foi inspirado pelo Cappuccino, mas com exceção do estilo da carroçaria pouco existe em comum entre os dois.

Imagem agressiva

A imagem da secção frontal do Vision GT é muito semelhante à do Swift Sport devido à grande grelha, às tomadas de ar nos pára-choques e aos grupos óticos agressivos montados em guarda-lamas encorpados.

O capot é particularmente longo para um veículo com motor central, enquanto o pequeno pára-brisas panorâmico sem pilar e a ausência de tecto contribuem para as proporções dramáticas.

LEIA TAMBÉM
Apenas um rumor? Toyota, Suzuki e Daihatsu criam desportivo de motor central

Na traseira, as luzes em LED da bagageira fazem lembrar o Devon GTX, enquanto o grande difusor com saídas de escape duplas ao centro tornam claro que não se trata de um veículo elétrico.

Habitáculo com design simples

O habitáculo oferece um painel de bordo com um design simples com ecrãs a substituírem os espelhos retrovisores convencionais. O volante multifunções integra os comandos do Start/Stop e das luzes dos intermitentes, assim como das patilhas da transmissão.

O condutor tem ao seu dispor um painel de instrumentos digital e nada mais, já que não serão necessárias funções de infoentretenimento neste tipo de viatura.

A cadeia cinemática compreende um motor a gasolina de quatro cilindros e 1340 cc da Hayabusa que está montado atrás do habitáculo e três motores elétricos, dois à frente e um atrás. A potência combinada é de 432 cv e o binário de 610 Nm. Estes valores podem não parecer impressionantes em comparação com outros projetos Vision GT, mas o som emitido pelo motor Hayabusa tornará tudo mais interessante.

Só na Playstation

Além disso, a adoção de tecnologia oriunda da competição traduziu-se igualmente a uma redução no peso e o protótipo da Suzuki acusa na balança apenas 970 kg. 

Esta não é a primeira vez que a Suzuki coloca um motor da Hayabusa num automóvel desportivo, seguindo a receita do concept Suzuki GSX-R/4 de 2001. Infelizmente, tal como o seu antecessor, o Suzuki Vision Grand Turismo não se destina à produção e vai permanecer no mundo digital. Não obstante poderá ser conduzido pelos jogadores, já que está incluído na mais recente atualização gratuita do Gran Turismo 7, disponível para as consolas da Playstation.