Versões Bifuel (gasolina e GPL) para toda a gama acrescentam ainda maior racionalidade à Dacia. Além disso o Duster passa a contar com o motor a gasolina de 1,3 litros (130 cv), além de uma versão Adventure recheada de equipamento.
Quase sempre mais caras, as versões Bifuel que passam a estar disponíveis em toda a gama têm o mérito de possibilitar gastos com combustível muito inferiores e, portanto, custos de utilização reduzidos relativamente às versões equivalentes a gasóleo ou a gasolina. Estas continuam a fazer parte da gama Duster que estreia uma versão 1.3 TCe que utiliza o bloco de quatro cilindros, com 130 cv (o 150 cv chega no Verão e poderá ter acoplada a transmissão automática), mas grande novidade é, então, a proposta Bifuel, (gasolina e GPL). No caso do Duster utiliza o bloco de 1,6 litros, com 115 cv e consumos de 8,1 l/100 km de gasolina e 10,1 l/100 km de GPL. O preço do Duster Bifuel começa nos 18 810€, enquanto a versão 1.3 TCe começa nos 15 mil euros.
À semelhança do Duster, toda a restante gama Dacia passa a contar com versões Bifuel. No caso do Logan o preço de entrada é de 12 896€, enquanto o Sandero Bifuel custa, na versão base, 11 877€. O primeiro utiliza o mesmo motor de quatro cilindros (1,6 litros) que está no Duster, mas neste caso com 107 cv, enquanto o Sandero recorre a um bloco de 0.9 litros, de 90 cv, com um consumo de 6,5 litros de gasolina e 8,2 litros de GPL, por cada 100 km (ciclo WLTP). Ainda em relação ao Duster e ao Sandero os dois modelos passam a contar com uma série limitada designada de Adventure, com um importante reforço de equipamento. Além de uma aparência exterior mais aventureira, com novas jantes de 17 polegadas e espelhos retrovisores com as capas pintadas de negro, no interior encontramos equipamentos importantes como o avisador de ângulo morto, câmaras de visão traseira, ar condicionado automático e ajuda ao estacionamento.
De referir que em todos os casos é utilizada tecnologia com amplas provas dadas. Em todos os modelos, também, são utilizados depósitos de GPL que ocupam o lugar do pneu sobressalente o que significa que a capacidade da bagageira não é sacrificada. A capacidade desses depósitos é sempre superior a 30 litros, o que se traduz em autonomias a GPL da ordem dos 350 km. De acordo com as gamas as versões Bifuel são ligeiramente mais caras e o consumo pode ser dois litros superior mas mais importante é olhar para os custos de utilização que são sempre mais favoráveis, em consequência do facto de o litro de GPL custar 0.657€ (1.389€ no caso do diesel e 1.529€ a gasolina).
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