A Renault, a Volvo Trucks e a CMA CGM vão criar uma empresa para a produção de pequenos veículos elétricos de distribuição com arquitetura de 800V. Os veículos serão fabricados em Sandouville, onde é produzida a gama Trafic da Renault.
A Renault, a Volvo Trucks e a CMA CGM estabeleceram uma parceria para o desenvolvimento de uma gama de pequenos veículos elétricos de distribuição urbana, que serão construídos com base num chassis modular em patim.
A Renault e a Volvo Trucks vão investir 300 milhões de euros, cada, na parceria, enquanto a CMA CGM irá contribuir com mais 120 milhões de euros numa fase posterior.
A nova parceria está sujeita a aprovação dos reguladores. O início das operações está previsto para 2024 e a produção deverá arrancar em 2026 na fábrica da Renault de Sandouville, onde é construído o Renault Trafic e o Nissan Primastar. Os veículos vão ter uma arquitetura elétrica de 800V.
Custo de utilização 30% inferior
A Renault e o Volvo Group, que detém a Volvo Trucks, têm mantido negociações para desenvolver os veículos, que chegaram a ter a designação de FlexVan, mas esta denominação ainda não foi confirmada.
Os veículos foram anunciados em 2021, fazendo parte da divisão de serviços de mobilidade Mobilize do grupo Renault. Aquelas viaturas dirigem-se a empresas de distribuição urbana, empresas de aluguer e para pequenos empresários.
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O CEO Luca de Meo terá afirmado que os furgões serão produzidos por uma nova empresa chamada Flexis, com um parceiro da área não automóvel. O responsável máximo da Renault acrescentou que o FlexVan terá um custo total de utilização inferior em 30% relativamente aos modelos existentes e estimou um valor de aproximadamente 100 mil euros para todo o ciclo de vida do furgão, incluindo o custo de investimento inicial entre 20 mil a 30 mil euros.
O FlexVan, revelado na forma de protótipo como EZ-Flex e Mobilize Hippo, tem vindo a ser testado por potenciais clientes, incluindo os correios franceses.