Renault Trafic E-Tech chega em outubro com até 297 km de autonomia

Com a chegada do Trafic E-Tech, no próximo mês de outubro, toda a gama de comerciais ligeiros da Renault passar a ter uma versão elétrica.

Com a chegada do Trafic E-Tech, no próximo mês de outubro, toda a gama de comerciais ligeiros da Renault passar a ter uma versão elétrica. No caso da gama de dimensões médias, esta oferta estende-se aos dois comprimentos de carroçaria e às duas alturas de tecto. Autonomia anunciada é de até 297 km.

Os fabricantes de veículos comerciais tem vindo a desenvolver versões elétricas dos seus modelos que poucas alterações apresentam relativamente aos congéneres de combustão, com exceção do tipo de propulsão. 

O caso mais recente é o Renault Trafic, que passa a contar com uma a versão elétrica, denominada E-Tech, a qual vem equipada com uma linha motriz que inclui um motor elétrico de 90 KWh (o mesmo do Kangoo E-Tech), uma bateria de 50 kWh (igual a do Zoe e do Master E-Tech) e uma caixa de uma velocidade.

A Renault anuncia uma autonomia de até 297 quilómetros em ciclo WLTP, mas em condições reais de utilização o valor deve rondar os 236 km, que era o indicado no computador de bordo da unidade ensaiada durante os testes de imprensa promovidos pela marca na região de Bordéus, em França

O consumo registado após 77 quilómetros de percurso em estradas nacionais e em ambiente urbano, com muitas limitações de velocidade e algum trânsito intenso, foi de 17 kWh/100 km, valor que não deixa de ser interessante face a concorrência. 

O ambiente a bordo e semelhante ao da versão de combustão com caixa de velocidades automática. Para iniciar o sistema elétrico basta carregar no botão de ignição localizado no painel de bordo, esperar pela indicação "Ready" no quadro de instrumentos (ainda analógico), baixar o travão de estacionamento mecânico localizado entre o assento do passageiro e do condutor e iniciar a marcha.

Dinâmica agradável

Os programas de condução - P - R - N - D - são selecionados através de uma alavanca localizada na base da consola central, mas, ao contrário do Kangoo E-Tech não é possível escolher diferentes níveis de intensidade de travagem regenerativa. No Trafic E-Tech só existe uma modalidade. Quanto a modos de condução existem dois: Normal e Eco, este último ativado por um botão localizado na consola central.

Em termos dinâmicos, a Trafic E-Tech oferece uma condução agradável, graças à disponibilidade de potência e binário, designadamente ao nível das acelerações e das recuperações. Naturalmente que a cadeia cinemática elétrica se carateriza por uma quase  ausência de ruído em andamento, à exceção dos pneus e da aerodinâmica. A velocidade máxima está limitada a 110 km/h. 

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Para recuperar a capacidade da bateria, o Trafic E-Tech pode receber um carregador de bordo monofásico de 7 kW que funciona em todos os tipos de tomadas ou um trifásico de 22 kW, que permite ganhar até 50 quilómetros de autonomia (WLTP) em menos de 25 minutos. Nesta última opção, a bateria demora cerca de 1h25m a recuperar toda a sua capacidade. 

O Trafic e-Tech será proposto em dois comprimentos de carroçaria (5,08 metros e 5,48 metros) e duas alturas de tecto (1,97 e 2,50 metros), nos derivativos furgão, chassis-cabina e CrewCab). As encomendas para as versões longas (L2) arrancam em outubro, com entregas no início de novembro, enquanto as variantes curtas podem ser reservadas no início de novembro e começam a ser entregues em dezembro.