Renault Mégane RS Trophy-R faz recorde de Nurburgring (com vídeo)

Texto: Nuno Fatela
Data: 21 Maio, 2019

A marca gaulesa recupera o recorde para modelos de tração dianteira no exigente traçado germânico. O Renault Mégane RS Trophy-R completou a volta com um tempo de 7:40.100 para os 20,6 km do Inferno Verde, tirando três segundos à marca do Honda Civic Type-R

Uma volta demoníaca no Inferno Verde. Este foi o novo feito do Mégane RS, que se apresentou na pista com uma nova versão Trophy-R (130kg mais leve) e obteve o recorde para o melhor tempo entre os modelos de tração dianteira. O relógio parou nos 7:40.100 para os 20,6km do Nordschleife e com um registo de 7:45.389 para a volta completa ao circuito “oficial” de 20.832 metros. Para que se perceba, estes dois tempos são, respetivamente, mais rápido e mais lento que o do Civic Type-R, que completou a volta em 7:43.80. Mas, na comparação entre voltas (pode encontrar o vídeo da volta do Type-R nos links deste artigo), é o registo de 7:40.100, três segundos mais rápido, que entra para a contabilidade…

Para celebrar este feito, agora a Renault vai apresentar pela primeira vez ao público o Renault Mégane RS Trophy-R no GP do Mónaco, no próximo fim-de-semana, com Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg ao volante. Esta versão do desportivo compacto gaulês mantém o motor de 300cv já conhecido, bem como os componentes das parceiras da marca do losango (akrapovich para o sistema de escape, Brembo para a travagem, Ohlins para os amortecedores, Sabelt para as bacquets e Bridgestone para os pneus).

Mas a marca fez alterações em relação à versão já no mercado, reduzindo o peso em 130kg, melhorando a aerodinâmica e trazendo novos desenvolvimentos para a transmissão. O resultado fica à vista, com o Mégane a recuperar o recorde de Nurburgring, que já deteve com voltas efetuadas em 2008 (Mégane RS R26R; 8:17), 2011 (Mégane II RS Trophy8:07.97), 2014 (Mégane III RS Trophy R; 7:64.36). O novo Mégane RS Trophy-R chegará ao mercado no final do ano.

 

Veja também:

Vídeo: Com o Renault Mégane RS no Estoril e Pedro Couceiro ao volante
Honda Civic Type-R recordista em Nurburgring (abril 2017)
Recorde da Porsche alvo de paródia no youtube…
Koenigsegg One:1 destruído em Nurburgring renasceu
Mercedes AMG GLC 63S domina Nurburgring
Porsche recupera o recorde de Nurburgring. Mas será “legal”?