Porsche recupera o recorde de Nurburgring. Mas será “legal”?


Data: 2 Novembro, 2018

Mais uma vez surgem informações sobre tempos estupendos em Nurburgring, e a Porsche afirma agora que recuperou o recorde de modelos de produção com o Porsche 911 GT2 RS MR. Mas poderá este modelo ser considerado um verdadeiro recordista na categoria de produção?

A Porsche desvendou hoje uma bela notícia, anunciando que bateu o recorde para os modelos de produção em Nurburgring. No entanto, existe um “senão”. O carro recordista volta a ser o 911 GT2 RS, tal como tinha acontecido antes da chegada do Aventador SVJ, mas com uma pequena diferença. É que neste caso falamos de um Porsche 911 GT2 RS MR, preparado pela Manthey Racing e que só estará disponível para condução em track days ou provas em circuito.

Isto levanta uma polémica (tal como já aconteceu anteriormente com modelos para a categoria de carros de tração dianteira). Será que um carro, desenvolvido para a condução exclusiva em circuito, embora com base num modelo de produção em série de estrada, pode ser considerado para a lista de recordes? Seguramente as opiniões dividem-se (tal como acontece com o 919 Hybrid EVO que não está homologado para nenhuma categoria específica de produção, o que já foi motivo de “paródia”), mas o que conta é o tempo de 6:40.3 obtido na volta de 20,7km ao Inferno Verde. O que significa, portanto, menos quatro segundos que na volta do Aventador SVJ. O autor desta proeza foi Lars Kern, que já em setembro de 2017 tinha conseguido fazer o recorde com 911 GT2 RS “original” em Nurburgring.

O que aconteceu então com o mais potente 911 de produção de sempre para recuperar o melhor tempo? Bastou uma passagem pelo “ginásio” da Manthey Racing, que lhe forneceu um kit de performance. Em termos de motor nada foi alterado, continuando a ser utilizado o 3,8L biturbo de 700cv. Mas o modelo acolhe modificações na aerodinâmica e chassis, bem como jantes de magnésio e componentes de travagem específicos. Todos estes elementos compõem o kit preparado pela Manthey Racing, que poderá ser visto num modelo exposto no Essen Motor Show a 30 de novembro. Este “extra” está já disponível para encomenda, e começa a ser entregue a partir de março de 2019 aos clientes do 911 GT2 RS interessados neste upgrade.

 

Concorda com a criação de versões específicas, preparadas apenas para pista, para bater os recordes em Nurburgring? E acha que estes registos devem ser integrados na lista oficial de tempos para modelos de produção? Deixe a sua opinião no Facebook da Turbo.

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