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Lamborghini Aventador SVJ – Supremacia aerodinâmica


Data: 24 de Agosto, 2018

A forma eficaz como rasga o vento é um dos motivos pelos quais o ‘Jota’ se transformou no novo recordista de Nurburgring, recorrendo para tal a um sistema mais evoluído de aerodinâmica ativa da marca italiana. Hoje apresentado no ‘The Quail – A Motorsport Gathering’, o Lamborghini Aventador SVJ debita 770cv do V12 mais potente de sempre do fabricante transalpino

Depois de já ter demonstrado que este é um verdadeiro conquistador de circuitos, ao fazer o recorde em Nurburgring, a Lamborghini desvendou todas as informações sobre o novo Aventador SVJ. Este é o herdeiro de uma das siglas com mais história no planeta, pois o nome o ‘Jota’  denota performances e capacidades em pista exponenciadas ao máximo. Por isso, a marca não tem dúvidas em afirmar que este bólide introduz um “conceito que leva os superdesportivos para novas dimensões”. Mas essa capacidade apenas poderá ser comprovada por 900 clientes, número a que a produção do Lamborghini Aventador SVJ está limitada e onde já se incluem os exemplares da edição especial SVJ 63. Ela vem evocar o ano de nascimento da marca, 1963, e como tal estará limitada a apenas 63 unidades.

Potência recordista

O Jota equipa o V12 mais potente de sempre da marca, um bloco que atinge os 770cv (8500RPM) e cujo binário ascende a 720Nm (6750RPM). O facto deste “míssil” acusar apenas 1525kg na balança ajudou a colocar a relação peso-potência em somente 1,98kg/cvP, algo fulcral para que consiga chegar aos 100km/h em somente 2,8 segundos, superar a barreira dos 200km/h em 8,6 segundos e atingir velocidades acima dos 350 km/h. Mas não é apenas a acelerar que o Lamborghini Aventador SVJ é rápido, o mesmo acontece nas reduções, e a eficácia da sua travagem é comprovada pelo facto de necessitar apenas de 30 metros para fazer o ponteiro da velocidade descer dos 100km/h para 0.

 

O fabricante transalpino anunciou ter colocado uma válvula de admissão em titânio, e ainda alterações na forma como o ar é canalizado para o interior dos doze cilindros, para que o seu fluxo seja melhorado. Além de “mexer” no V12, a marca também optou por mudar o sistema de escape do Lamborghini Aventador SVJ, que é mais leve e reduz a pressão na traseira do carro. Ao que junta, felizmente, uma sonoridade ainda mais entusiasmante. A caixa ISR de sete velocidades também foi recalibrada, de forma a lidar com o aumento de potência e de binário.

A suspensão recebeu igualmente o “olhar” dos engenheiros de Sant’Agatta Bolognese. Eles concentraram-se em garantir maior grip aerodinâmico e mecânico, melhorando a rigidez da barra estabilizadora em 50%, na comparação com o Aventador SV, e com um incremento de 15% na taxa de amortecimento. Recalibraram ainda a LMS (Lamborghini Magneto Rehological Suspension) para valorizar o comportamento em pista, ao nível do controlo das rodas e carroçaria.  A tração foi igualmente otimizada, para que a distribuição de binário para o eixo traseiro possa ser 30% superior quando o condutor do Lamborghini Aventador SVJ decide testar se as especificações da marca estão corretas e a este superdesportivo consegue mesmo passar dos 350 km/h.

 

Um último destaque merece ser feito ao trabalho desenvolvido em conjunto pela Lamborghini e a Pirelli, que resultou no desenvolvimento de pneus PZero específicos para este campeão das pistas. Criados para garantir mais rigidez vertical, de forma a lidar com a maior carga aerodinâmica, eles incluem rasgos únicos para que as performances em pista e estrada superem mesmo os maiores sonhos de qualquer pessoa.

 

Supremacia aerodinâmica

Mas o traço mais espetacular do recordista de Nurburgring é a sua eficácia aerodinâmica, para a qual conseguiu levar as capacidades do ALA (Aerodinamica Attiva Lamborghini) incorporadas no Huracan Performante para um novo patamar. Submetendo totalmente a máxima do design de que a ‘forma segue função’ à necessidade de rasgar o vento com a mínima perturbação, o Lamborghini Aventador SVJ consegue gerar mais 40% de carga aerodinâmica que o anterior Aventador SV. Tudo isto seguindo como tema o “Y”, base do design de Sant’Agatta Bolognese desde os primórdios, e que pode ser encontrado em diversos detalhes desta máquina.

 

Tudo começa na frente, mais larga e com entradas de ar mais generosas, em que o splitter dividido ajuda desde logo a canalizar melhor o ar, objetivo que deu também origem à introdução das aberturas no capot. A dianteira recebe também difusores que, tal como aquele que está colocado na retaguarda, trabalham com o fundo plano que tem geradores de vórtex. O dinamismo da lateral do Lamborghini Aventador SVJ vem também sublinhado através das entradas de ar aumentadas e ainda as jantes em alúminio ‘Nireo’, exclusivas e com benefícios ao nível do peso.

O para-choques traseiro tem a forma ‘Omega’ e vem dar caráter ao perfil poderoso do Jota, em combinação com a espantosa asa que tem três pontos de fixação. Outra das novidades que aproxima este modelo do mundo de competição é a cobertura do motor em fibra de carbono, que é removível através de um sistema de ganchos idêntico ao dos carros de corrida. Além disso, ele integra uma pequena zona transparente através da qual se pode espreitar o coração do Lamborghini Aventador SVJ, o potente V12 de 770cv.

 

A marca transalpina explicou algumas das recalibrações efetuadas neste projeto, que beneficiaram áreas do comportamento como as acelerações laterais. É indicado que a eletronica do carro se submete totalmente ao controlo dos sensores de inércia, que permitem adaptar os flaps do carro em apenas 0,5 segundos e estar a monitorizar a cada momento as acções do Lamborghini Aventador SVJ para obter a máxima performance. Por exemplo, quando a ALA encerra os flaps dianteiros gera mais downforce e e otimiza as travagens e capacidade para curvar a altas velocidades, mas se ela abrir estas canalizações de ar, enviando estas massas para os geradores de vórtex no fundo, consegue elevar ao máximo as acelerações.

O mesmo acontece com a asa traseira, que tanto pode ter o comportamento de uma asa fixa ou optar por um comportamento dinãmico. Nessas situações, as canalizações direcionam o ar para a direita ou para a esquerda, consoante as curvas, fazendo com que o Lamborghini Aventador SVJ devore cada mudança de direção a velocidades superiores pois contraria as transferências de massas e melhora a tração na roda interior. Destaque ainda para o facto de também o eixo traseiro direcional do ‘Jota’ ter sido foco de engenharia, de forma a explorar a maior agilidade que foi obtida graças à aerodinâmica ativa.

 

Os preços…

Além de informar que o modelo está disponível com quatro modos de condução, que são o Strada, Sport, Corsa e EGO (personalizável), foi ainda indicado que os ecrãs TFT a bordo do carro mostram os dados da ALA. Mas existe um outro dado muito divertido no final do ‘press release’ da casa transalpina, e que se prende com os opcionais e equipamentos base. Isto porque, embora dinheiro não seja seguramente um problema dos clientes da marca, é anunciado que o Apple CarPlay vem “free of charge”. Mas, mesmo tratando-se de um carro com vocação para as pistas, o mesmo não acontece com o sistema de telemetria que permite, entre outras capacidades, gravar tempos por volta e outras informações em circuito. Caso prescinda desses dados, basta preparar o cheque com 349.116€ para entrar na lista de 900 clientes do Lamborghini Aventador SVJ e preparar-se para ir à loucura com o novo recordista de Nurburgring.

 

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