A Renault acaba de lançar uma nova edição limitada daquela que é a versão mais radical do Mégane, a Renault Sport (R.S.), denominada Ultime. E que, com apenas 1.976 unidades, precisamente a data em que a Renault Sport foi fundada, deverá ser, também, o último suspiro deste hot hatch.
Partindo da versão Trophy, este novo e mais exclusivo Renault Megane R.S. Ultime aposta num design exclusivo, do qual fazem parte autocolantes em preto mate aplicados no tejadilho, capot, guarda-lamas, portas e pára-choques traseiro, os quais, em conjunto com as jantes Fuji Light de 19", revestidas por pneus semi-slicks Bridgestone Potenza S007, procuram sublinhar o carácter desportivo do modelo.
Proposta numa de quatro cores exteriores - Star Black, Pearl White, Sirius Yellow e Tonic Orange -, esta nova edição especial e limitada conta, ainda, com guarda-lamas mais largos (+60 mm à frente, +45 mm atrás), saídas de ar laterais, faróis R.S. Vision, escape central, além de spoiler e difusor traseiro.

Passando ao interior, soleiras das portas exclusivas, bancos tipo bacquet da Recaro com estofos em Alcantara na cor preta titânio e monograma R.S. bordado, mas também uma placa metalizada colocada junto aos comandos da transmissão, onde, além do número de cada uma das 1.976 unidades, surge também inscrita a assinatura de Laurent Hurgon, piloto e especialista em desenvolvimento da Renault que trabalhou no Megane R.S. ao loingo da carreira e que, hoje em dia, detém recordes em Nürburgring, Suzuka e Spa-Francorchamps.
LEIA TAMBÉM
Mais digitalização. Renault vai produzir motores de nova geração com a Geely
Mantendo grande parte do equipamento de série proposto, tanto no Mégane R.S., como no R.S. Trophy, e do qual faz parte, entre outros, o ecrã de navegação de 9,3", o sistema Hi-Fi BOSE, o painel de instrumentos digital de 10", o sistema de telemetria a bordo R.S. Monitor, o Cruise Control adaptativo e os auxiliares de manobra de 360°, o R.S. Ultime pode ainda receber opcionais como o sistema Head-Up Display, um tecto de abrir e uma capa personalizada.
Quanto ao motor, mantém-se a mesma solução da versão Trophy, traduzida num quatro cilindros de 300 cv e 420 Nm, associado a uma caixa de velocidades EDC e um diferencial mecânico Torsen, graças também aos quais consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos.

Finalmente e também a ajudar à eficácia em estrada, um eixo dianteiro com pivots independentes, chassis Cup rebaixado, batentes hidráulico com compressão e sistema de quatro rodas direccionais 4CONTROL. Além de uma não menos importante solução de travagem Brembo dual-cast, com pinças vermelhas.
Chega na Primavera
Com estreia, desde já, agendada para o próximo dia 13 de janeiro, em pleno Salão Automóvel de Tóquio, no Japão, o Renault Megane R.S. Ultime deverá chegar aos mercados durante a próxima primavera, também com a missão de substituir as versões R.S. e R.S. Trophy.

Por divulgar, continuam, no entanto, quer os preços, quer os mercados, também europeus, onde será comercializado