Por mais 400 euros do que a motorização 1.3 TCE de 140 cv é possível aceder à versão mais potente do Arkana, com a mesma cilindrada mas com 160 cv, que oferece prestações mais ao nível do seu visual desportivo, designadamente na linha de equipamento R.S. Line. Mas será que compensa esta diferença?
O Renault Arkana recebeu uma nova motorização de 160 cv com o objetivo de melhorar a agradabilidade de condução deste SUV-C, que tem registado uma excelente aceitação no mercado nacional, sendo já o quarto modelo mais vendido da marca.
Um dos argumentos que tem contribuído decisivamente para o seu sucesso comercial é a sua imagem elegante e desportiva, que resulta da combinação entre as caraterísticas de um SUV com um coupé.
A fórmula tem resultado de tal maneira que a Citroën e a Peugeot também já apresentaram modelos no mercado com esta configuração, designadamente o C5 X e o novo 408, que se assumem como concorrentes diretos do Arkana.
Os aspecto dinâmico e desportivo é reforçado nas versões R.S. Line do SUV-coupé da Renault, que correspondem à unidade ensaiada, com caraterísticas específicas, destacando-se a grelha desportiva acentuada por uma lâmina aerodinâmica, as jantes especiais de 18” em liga leve, as duas ponteiras de escape cromadas, o emblema R.S. Line na zona lateral dianteira. A pintura da carroçaria exclusiva em preto brilhante e metalizado escuro acrescenta um toque de requinte e sofisticação.
INTERIOR
Em fórmula de sucesso não se mexe e a Renault procurou seguir à risca este conceito no habitáculo do Arkana. O amplo espaço interior para os ocupantes dos lugares dianteiros e traseiros continua a ser um dos seus fortes argumentos, graças à generosa distância entre-eixos de 2,72 metros.
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Os bancos dianteiros recuam o suficiente para acomodar ocupantes com as pernas mais comprimidas e a largura total também é mais do que suficiente. Os lugares traseiros também dispõem de bastante espaço e neste capítulo reivindica mesmo ser uma das referências do segmento, graças aos 211 milímetros para os joelhos.
O painel de bordo tem um aspeto sofisticado e requintado, o que se deve à combinação de materiais utilizados, onde nem falta um acabamento a imitar carbono, que também está presente no revestimento das portas, a que se junta uma faixa vermelha que percorre a parte superior do tablier, além de uma outra azul na parte inferior, a qual fica iluminada quando se ligam as luzes e em função do modo de condução escolhido (Eco, Normal ou Sport).
A consola central acomoda um ecrã tátil vertical de 9,3” para o sistema multimedia Easy Link com navegação e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay. Abaixo do ecrã tátil encontra-se uma fileira de botões físicos para diversas funções como o aquecimento dos bancos, câmara dianteira, estacionamento assistido, entre outros. O ar condicionado automático conta igualmente com comandos físicos, mas giratórios.
Igualmente específicos desta versão são os pedais em alumínio, os bancos em couro alcântara e costuras em vermelho, contando à frente com regulação elétrica e aquecimento..
Espaços para arrumação não faltam no habitáculo, destacando-se as bolsas generosas nas portas, dois porta-copos, um compartimento por baixo do apoio de braços dianteiro e um prático compartimento à frente do seletor da transmissão que pode ser usado para colocar um telemóvel ou uma carteira.
A bagageira é igualmente bastante generosa, oferecendo uma capacidade de 513 litros nesta versão com todos os assentos na posição normal, podendo ser ampliada até aos 1296 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. Existe ainda um útil fundo falso proteger objetos dos olhares alheios.
MECÂNICA
Com o objetivo de conjugar um perfil desportivo com real prazer de condução, a oferta do Arkana foi reforçada no mercado nacional com uma nova motorização 1.3 TCe com 160 cv.
Este motor a gasolina é assistido por um motor de arranque / gerador e uma bateria de iões de lítio de 12 V. Este bloco sobrealimentado de 1332 cc oferece a potência máxima às 5600 rpm, enquanto o binário máximo de 270 Nm está disponível às 1800 rpm.
Graças a um peso em vazio de 1442 kg, a versão mais potente do Arkana consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,2 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 205 km/h.
Além disso esta motorização de 160 cv necessita apenas de 6,4 segundos para acelerar dos 80 aos 100 km/h contra os 7,6 segundos do TCe 140 EDC e os 7,7 segundos e os 7,7 segundos do E-Tech 145 Hybrid, versão esta responsável por metade das vendas da gama em Portugal.
Apesar das prestações superiores, a Renault reivindica que o consumo de combustível de 5,8 l/100 km em ciclo WLTP do Arkana TCe 160 EDC é semelhante à versão de 140 cv.
A explicação reside na eficiência do sistema híbrido suave (mild-hybrid) de 12V e da caixa de dupla embraiagem de sete velocidades (EDC), que conta com o sistema “Sailing Stop”, o qual é ligado ou desligado pelo condutor através do Multi-Sense (my sense ou modo eco). Segundo a Renault, esta solução ajuda a regenerar energia nas travagens e desacelerações, desligando o motor nas fases de desaceleração entre os 30 km/h e os 140 km/h.
TECNOLOGIA
A avançada tecnologia disponibilizada no Arkana não se resume apenas aos motores, estendendo-se a outras áreas como a instrumentação digital num painel com dez polegadas e um ecrã digital de 9,3 polegadas na consola central com configuração vertical. A Renault refere que o seu SUV-Coupé é um dos recordistas do segmento em termos de superfícies digitais.
O ecrã vertical permite aceder às funcionalidades do sistema multimedia Easy Link, com navegação integrada, assim como compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, contando ainda com ligação Bluetooth. Os utilizadores também têm a possibilidade de carregar o smartphone por indução, graças a uma base própria na consola central, ou através de uma das quatro entradas USB.
A moderna plataforma CMF-B possibilitou a introdução das mais avançadas tecnologias de assistência à condução, destacando-se, de série, os sistemas de travagem de urgência, alerta de excesso de velocidade com reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de distância de segurança, alerta de obstáculo traseiro, alerta de transposição involuntária da faixa de rodagem, alerta de ângulo morto, regulador de velocidade adaptativo, alerta de ângulo morto.
A unidade ensaiada contava igualmente com o útil sistema Highway & Traffic Jam Companion, que garante o nível 2 de condução autónoma, graças à combinação do cruise control adaptativo com função Stop & Go com o sistema de alerta de distância de segurança, mas integra a lista de opcionais, sendo proposto por 200 euros.
Para compensar a perda de visibilidade traseira devido ao formato coupé da carroçaria, o Arkana conta com uma útil com câmara de marcha-atrás e sistema de ajuda ao estacionamento traseiro e dianteiro. A dotação de série inclui ainda os retrovisores exteriores reguláveis e rebatíveis eletricamente com sistema de desembaciamento, travão de estacionamento elétrico.
AO VOLANTE
Encontrar uma posição de condução confortável no Arkana é bastante fácil, graças às múltiplas possibilidades de regulação elétricas do banco e do volante. A posição ao volante condução não é tão elevada como num SUV, mas é mais alta do que numa berlina.
À primeira vista, o comportamento dinâmico do Arkana TCE 160 não é muito diferente do TCE 145 ensaiado anteriormente, quer em termos de acelerações, quer de recuperações. Não obstante, os engenheiros da Renault procuraram melhorar a gestão da transmissão de dupla embraiagem (EDC) em comparação com outros modelos da marca francesa.
A caixa EDC revelou-se progressiva a baixas velocidades e nas manobras. As passagens deixaram de ser abruptas à pressão mais ligeira no acelerador. Todavia, para subir de rotação a baixas velocidades ainda continua a exigir que se carregue com firmeza no acelerador, penalizando o conforto.
A presença do sistema micro-híbrido de 12V é percebido perfeitamente pelo condutor até a uma velocidade de 30 km/h. A partir daí intervém a função “roda livre” ou “à vela”, mas não desliga o motor, que continua em funcionamento em ponto morto. Esse modo é indicado por uma pequena luz verde no painel de instrumentos.
No ensaio realizado com esta motorização a gasolina de 160 cv, o computador de bordo registou um consumo médio de 7,3 l/100 km, valor acima dos 5,8 l/100 km anunciados pela marca.
Em termos dinâmicos, o Arkana surpreende pela forma suave como o sistema híbrido suave, ajudado pela caixa de dupla embraiagem, disponibiliza a potência e o binário. O chassis também se revelou bastante equilibrado e a sua eficiência é ainda otimizada por uma direção direta e precisa, assegurando uma elevada agilidade nos trajetos mais sinuosos.
O movimento lateral da carroçaria é contido, apesar da carroçaria SUV-Coupé, graças a uma boa afinação do amortecimento, proporcionando um pisar mais firme do que a maioria dos condutores esperará num modelo francês.
Os sistemas de assistência à condução, designadamente do regulador adaptativo da velocidade de cruzeiro, são simples e intuitivos de usar, graças aos comandos existentes no volante multifunções.
VEREDICTO
Por mais 400 euros do que a motorização 1.3 TCe EDC de 140 cv, a nova opção de 160 cv poderá levar a uma transferência na procura para a variante mais potente da gama. Os restantes argumentos do Arkana mantêm-se inalterados, designadamente em termos de imagem desportiva, espaço para ocupantes e bagagens e um nível de equipamento na versão R.S. Line.
A pintura preta da unidade ensaiada acrescenta uma imagem de viatura executiva, embora não o sendo. Mas também não perde muito em termos de espaço interior. A estes argumentos, mas apenas para particulares, a Renault inclui a oferta de uma garantia de cinco anos ou 160 mil quilómetros, com manutenção incluída.
Gostámos
Habitabilidade traseira Com 305 mm de espaço para os pés, 211 mm para os joelhos e 862 mm de altura, as cotas dos bancos traseiros proporcionam um espaço mais do que suficiente para os ocupantes, oferecendo um elevado conforto nas viagens mais longas. |
Capacidade bagageira A bagageira impressiona pela sua capacidade de 513 litros, beneficiando ainda de um piso falso e de uma arrumação na parte inferior para o pneu sobressalente, embora este seja opcional. Em caso de necessidade é possível rebater os assentos traseiros. |
Equipamento O equipamento presente na versão R.S. Line é bastante completo, estando disponíveis as mais recentes inovações em termos de conforto, conectividade e assistência à condução. A qualidade dos materiais e a montagem dos painéis também convencem. |
Não Gostámos
Visibilidade traseira O formato da carroçaria do tipo coupé, do óculo traseiro e os grossos pilares prejudicam a visibilidade, designadamente nas manobras de estacionamento. Esse constrangimento foi ultrapassado com a câmara de marcha-atrás e os sensores, que são de série. |
Consumo combustível O aumento da potência para 160 cv teve como consequência um agravamento do consumo de combustível em condições reais, com o computador de bordo a indicar no final do ensaio uma média combinada de 7,3 l/100 km, em condução normal. |
Caixa EDC Apesar das melhorias na caixa de dupla embraiagem de sete relações ainda existe alguma evolução a fazer, designadamente a baixas velocidades em situações de pára-arranca, pois demora algum tempo a responder ao acelerador. |
Renault Arkana R.S. Line E-Tech Hybrid
Preço 38.780 € (39.680€, unidade ensaiada)
Motor Gasolina, 1332 cc
Potência 158 cv às 5600 rpm
Binário 270 Nm às 1800 rpm
Transmissão EDC, 7 vel.
Peso 1442 kg
Comp./Larg./Alt. 4,57/1,82/1,58 m
Dist. entre eixos 2,72 m
Mala 513 – 1296 l
Desempenho 8,2 0-100 km/h; 205 km/h Vel. Máx.
Consumo 5,8 (7,3) l/100 km
Emissões CO2 131 g/Km
Equipamento
Série: Assinatura R.S. Line, faróis 100% LED, jantes em liga leve de 18 polegadas, vidros laterais e traseiros escurecidos, estofos em couro / alcântara R.S. Line, volante e punho da alavanca da caixa de velocidades em couro, sistema multimédia EASY LINK com base num ecrã tátil vertical de 9,3 polegadas com navegação (compatível com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, entradas USB), painel de instrumentos de 10 polegadas, sistema MULTI-SENSE (compatível com Android Auto e Apple CarPlay – Bluetooth), ar condicionado automático e purificador de ar, câmara de marcha-atrás, alerta de distância de segurança, alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito, comutação automática das luzes de estrada/cruzamento, retrovisores exteriores reguláveis e rebatíveis eletricamente com sistema de desembaciamento, sistema de ajuda ao estacionamento traseiro e dianteiro, sistema de assistência à travagem de emergência ativa com deteção de peões e ciclistas, o sistema de assistência na transposição involuntária de via, alerta de ângulo morto, alerta de obstáculo traseiro, regulador de velocidade adaptativo e limitador de velocidade, alerta de obstáculo lateral e para o Easy Park Assist (estacionamento mãos livres).