Publicidade

Renault Kangoo Van & Mercedes-Benz Citan eleitos “Veículo Comercial Internacional do Ano de 2022”

Texto: Carlos Moura
Data: 17 de Novembro, 2021

As inovações introduzidas pela Renault e pela Mercedes-Benz nos seus furgões compactos foram reconhecidas pelos membros do júri do International Van of the Year com a atribuição do prestigiado prémio de “Veículo Comercial Internacional do Ano de 2022” aos novos Kangoo Van e Citan. 

Numa cerimónia realizada no Salão Solutrans 2021, que decorre na cidade de Lyon, em França, os novos Renault Kangoo Van e Mercedes-Benz Citan foram anunciados como os vencedores do prestigiado prémio International Van of the Year 2022 (Veículo Comercial Internacional do Ano de 2022”, atribuído por um júri constituído por jornalistas de 24 países da imprensa especializada europeia.

Os troféus foram entregues no jantar de gala do Solutrans, no dia 17 de novembro, cerimónia presenciada por 900 convidados no pavilhão 2.2 do EurExpo.

Como os prémios do International Van of the Year assinalam o seu 30º aniversário, esta foi a quarta vez que a Renault e a Mercedes-Benz conquistaram este título.

A quinta geração do Volkswagen Caddy ficou a segunda posição, enquanto no lugar imediato ficaram os pequenos furgões elétricos da Stellantis – Peugeot e-Partner, Opel Combo-e e Citroën ë-Berlingo Van – e o Toyota Proace City Electric.

14 candidatos

“Como o programa de prémios entra na sua quarta década, a filosofia e os objetivos permanceram inalterados, não obstante o elevado nível de tecnologia e inovações alcançados pelos fabricantes e que também vão de encontro às tendências do mercado”, explica Jarlath Sweeney, presidente do IVOTY (International Van of the Year).

“O critério principal para o prémio de Veículo Comercial Internacional do Ano é a contribuição do veículo para a eficiência, segurança, sustentabilidade e padrões ambientais no sector dos veículos comerciais ligeiros”, acrescenta o irlandês presidente do júri.

Renault Kangoo Van “Open Sesame”

“Na corrida ao prémio de 2022 do IVOTY apresentaram-se a concurso candidatos com motores diesel tradicionais e algumas versões elétricas a bateria (BEV). Inicialmente, a lista tinha 14 novos furgões, lançados por onze marcas de veículos comerciais, para o júri europeu do IVOTY pudesse eleger o vencedor”, adianta Jarlath Sweeney.

Na análise aos novos Kangoo Van e Citan, o júri levou em conta o projeto de colaboração plurianual entre as marcas francesa e alemã, tendo cada uma contribuído com caraterísticas únicas ao programa de desenvolvimento, destacando-se as portas “Open Sesame” no Renault Kangoo Van e a inclusão do sistema de infoentrenimento Mercedes-Benz MBUX e outros dispositivos de segurança no Citan.

Reações

“Estamos satisfeitos que o nosso Mercedes-Benz Citan tenha sido eleito “Veículo Comercial Internacional do Ano de 2022”. O Citan foi totalmente revisto por profissionais para profissionais e complementa na perfeição a oferta atual da Mercedes-Benz Vans, comentou Marcus Breitschwerdt, presidente da Mercedes-Benz Vans, na cerimónia da entrega do prémio.

“Quer o furgão, quer o Tourer oferecem aos nossos clientes uma ampla gama de utilizações possíveis e um elevado nível de funcionalidade, com o elevado conforto de condução e os comprovados padrões de segurança da Mercedes-Benz. Como um verdadeiro Mercedes-Benz completa a nossa família de comerciais. Um grande agradecimento ao júri do International Van of the Year por este grande prémio”, sublinha.

Mercedes-Benz Citan

Por sua vez, Mark Sutcliffe, vice-presidente do Renault Group e responsável pela unidade de negócio de veículos comerciais ligeiros, ficou igualmente satisfeito com o prémio e aproveitou por agradecer aos membros do júri por terem eleito o novo Renault Kangoo Van como “Veículo Comercial Internacional do Ano de 2022”. 

“Este prémio deixa a nossa equipa extremamente orgulhosa. Vem recompensar os seus esforços no projeto e produção de um furgão com os mais elevados níveis de qualidade e cujas inovações, únicas no mercado, foram desenvolvidas para reforçar a vida quotidiana dos nossos clientes profissionais” refere Mark Sutcliffe.

LEIA TAMBÉM
Réplicas dos troféus “Veículo Comercial Internacional do Ano 2021” entregues em Portugal

“Este prémio de prestígio é o mais recente reconhecimento da inovação e liderança da Renault no segmento dos veículos comerciais ligeiros que já tem mais de 120 anos”, acrescenta o vice-presidente do Renault Group.

A Mercedes-Benz ganhou o prémio de Veículo Comercial Internacional do Ano em 1995, 1997 e 2005, enquanto a Renault foi distinguida em 1998, 2002 e 2012.