Ford Ranger Wildtrak Thunder 2.0 TDCi 4x4. Como um SUV

Mais equipamento e uma imagem exterior ao estilo dos SUV da marca são as principais caraterísticas da série especial Thunder da Ranger

Mais equipamento e uma imagem exterior ao estilo dos SUV da marca são as principais caraterísticas da série especial Thunder da pick-up Ranger, baseada na versão de Cabina Dupla com motor biturbo 2.0 TDCi de 213 cv e tração integral.

Enquanto continua a preparar o lançamento da nova geração da Ranger que só chega ao mercado nacional no início de 2023, a Ford vai lançando novas séries especiais da sua pick-up que complementam a lendária robustez e capacidade de carga deste modelo com uma imagem moderna e apelativa, ao estilo dos melhores SUV da marca.

A Ford aproveitou a notoriedade alcançada pela versão Ranger Raptor para lançar novas propostas para os clientes que pretendem uma imagem mais exclusiva para a sua pick-up, mas não abdicam da capacidade de carga até uma tonelada. Umas dessas novas propostas é a Ranger Wildtrak Thunder, uma série limitada a 4500 unidades para toda a Europa, baseada na versão Wildtrak 4x4 de Cabina Dupla.

Proposta num único nível de equipamento, a Ranger Wildtrak Thunder recebe apontamentos exclusivos, destacando-se a cor da carroçaria Sea Grey, as jantes de liga leve pretas de 18", os acabamentos Ebony Grey na grelha dianteira, no pára-choques traseiro, nas proteções inferiores, nas molduras dos faróis de nevoeiro e nos puxadores das portas. 

Os apontamentos em vermelho vivo na grelha e na plataforma de carga sublinham os principais detalhes, sendo complementados por emblemas "Thunder", com efeito tridimensional, nas portas dianteiras e no portão traseiro, com logotipo "Ranger" em mate.

Os faróis LED com molduras escurecidas também integram a dotação de série e as óticas traseiras também possuem molduras escurecidas. O compartimento de carga possui um revestimento específico, estando protegido por uma cobertura Black Mountain em esmalte, cujo mecanismo de funcionamento poderia ser mais simples. 

Sofisticação a bordo

O habitáculo desta pick-up de cabina dupla, que oferece uma lotação para cinco ocupantes, também oferece conteúdos específicos, incluindo os bancos em pele com logotipo "Thunder" bordado a vermelho e costuras correspondentes no volante, assentos, painel de instrumentos. Os tapetes pretos também são de série e contrastam com as soleiras exclusivas iluminadas a vermelho.

O painel de bordo apresenta uma disposição horizontal, estando divido em três zonas funcionais: compartimento fechado no lado do passageiro, consola central com ecrã tátil e comandos do sistema climatização, e o posto de condução.

A qualidade de construção está bastante acima da média e o nível de equipamento é de um SUV de segmento superior, quase fazendo esquecer as origens de veículo comercial da Ranger. A dotação de série inclui o sistema de infoentretenimento SYNC3, com ecrã tátil de oito polegadas, que garante o acesso a várias funcionalidades: Audio, Climatização, Telefone, Navegação, Aplicações e Configurações.

LEIA TAMBÉM
Ford Ranger Raptor. À imagem da F150

Igualmente de série na série especial Thunder é o ar condicionado bi-zona, o sistema de abertura e arranque sem chave, o retrovisor interior eletrónico, câmara traseira, o alerta de manutenção da faixa de rodagem, os sensores de estacionamento, o sensor de luminosidade e chuva, e o limitador de velocidade inteligente.

A Ranger Wildtrak Thunder oferece a posição de condução elevada típica das pick-up de tração integral. A regulação elétrica do assento permite ao condutor encontrar a melhor posição atrás do volante.

Capacidades em fora de estrada

No capítulo mecânico, esta série especial recebe a mesma cadeia cinemática da Ranger Raptor, isto é, o motor diesel biturbo de 2,0 litros de 213 cv e caixa automática de dez velocidades. A elevada de disponibilidade de binário, com um máximo de 500 Nm às 1750 rpm, e o correto escalonamento das relações da transmissão garante uma elevada agradabilidade de condução, quase fazendo esquecer que se trata de um veículo com um comprimento exterior de aproximadamente 5,4 metros e um peso em vazio de quase 2,4 toneladas.

Além do alcatrão, a Ranger Wildtrak Thunder também está preparada para percursos em todo-o-terreno. Para o efeito conta com um sistema de tração integral não permanente, sendo possível passar de duas para quatro rodas motrizes, acionando um comando giratório, localizado junto à alavanca da caixa automática O mesmo sistema permite acionar as redutoras. Para vencer situações mais complicadas está disponível o sistema de assistência em declives e o bloqueio de diferencial.

Em termos de capacidades em fora de estrada, a pick-up da Ford beneficia de uma altura ao solo de 28,3 centímetros, de um ângulo de ataque de 32º e ângulos de rampa e ventral de 24º. A capacidade de passagem a vau, por sua vez, é de 85 centímetros.

Referência ainda para o comportamento da suspensão, não só em fora de estrada, mas também em alcatrão. Enquanto muitas pick-up apresentam uma tendência para "saltitar" em vazio, suspensão da Ranger Thunder consegue contrariar essa tendência, graças à uma maior firmeza dos amortecedores, conseguindo digerir com eficácia as irregularidades do piso, contribuindo para o conforto a bordo.

Assistência à condução

Para apoiar a condução, a unidade ensaiada estava equipada com vários sistemas de assistência, que integram a lista de opcionais, designadamente o Pack Drive Plus e estacionamento assistido que inclui o sistema de controlo automático de velocidade adaptativo (ACC), o alerta de condutor e os faróis máximos automáticos.  

Em termos de consumos, o computador de bordo indicou uma média de 10,4 l/100 km, valor acima dos 8,9 l/100 km anunciados pela marca.

No que se refere ao preço, esta série especial da Ranger é proposta por 54.413 euros, valor que inclui pintura metalizada e pack Wildtrak Thunder. O pack opcional Drive Plus+Estacionamento assistido representa um acréscimo de 559 euros.

Para os utilizadores que não pretendem perder capacidade de carga, como sucede com o topo de gama Ranger Raptor, a série especial Thunder constitui uma alternativa interessante, já que oferece um equipamento bastante completo, uma imagem exclusiva e o motor potente motor biturbo de 2,0 litros, que funciona na perfeição em associação com a caixa automática de dez velocidades. Menos simpático será o consumo que penaliza os custos de utilização.  

Ensaio publicado na Turbo Comerciais 43 - maio / junho 2021

Ficha Técnica

Ford Ranger Wildtrak Thunder 2.0 TDCi 4x4

PREÇO54.972 €
MOTOR4 CIL; 1995 CC; 213 CV;  3750 RPM
BINÁRIO500 NM
TRANSMISSÃO4WD; 10 Vel; Auto
COMP./LARG./ALT.5359/1977/1848 MM
D.E.E.3220 MM
PESO BRUTO3270 KG
TARA2379 KG
CARGA ÚTIL 891 KG
CONSUMO8,9 L/100 KM (WLTP) / Teste 10,4l/100 KM
EMISSÕES242 G/KM
IUC53,85 €

Equipamento

Jantes liga leve pretas de 18", faróis de nevoeiro LED, grelha Wildtrak, proteção da caixa de carga, pack Off-Road (proteção do motor, depósito de combustível, bloqueio diferencial traseiro), retrovisores exteriores termoelétricos abatíveis com luz de charco, vidros escurecidos, faróis de xénon com luzes diurnas LED, sensor chuva, luzes automáticas, ar condicionado bi-zonas, sistema de abertura e arranque sem chave, barros forrados parcialmente em pele, bancos dianteiros aquecidos com regulação elétrica no lado do condutor, Ford SYNC 3 Navegação com ecrã de 8", câmara traseira, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, limitador de velocidade inteligente