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E-Fuel. Porsche junta-se à Siemens na produção de combustíveis sintéticos

Texto: Redação
Data: 4 de Dezembro, 2020

Ajudada pelo sucesso que o seu desportivo 100% elétrico Taycan tem registado, a Porsche decidiu estabelecer uma parceria com a também alemã Siemens Energy, com o objectivo de desenvolver e produzir os chamados e-Fuels – combustíveis sintéticos neutros em termos climáticos, que possam ser uma alternativa à gasolina e ao gasóleo.

Em comunicado, as duas companhias revelam que, desta parceria, nascerá, igualmente, uma nova infraestrutura de produção de e-Fuel, para utilização exclusiva da Porsche. Não apenas no desporto automóvel, como também nos Experience Centers da marca de Estugarda espalhados pelo mundo, e também em veículos de produção.

Localizada no Chile, esta nova infraestrutura deverá, segundo o programa-piloto, começar por produzir um total de 130 mil litros de e-Fuel, durante o ano de 2022, sendo que, apenas dois anos depois, em 2024, as expectativas são de possa estar a fabricar mais de 55 milhões de litros. Em 2026, as duas empresas pretendem que a fábrica exponencie a produção para os 550 milhões de litros de e-Fuel.

Quanto à escolha do Chile, e mais concretamente da província de Magallanes, para albergar a fábrica, a justificação deriva, segundo a Porsche, das excelentes condições climatéricas existentes no sul do Chile, nomeadamente, quanto à força do vento, necessária para produzir combustível neutro em termos climáticos, mas também pelo preço baixo da eletricidade.

Recorde-se que, para gerar hidrogénio, a eletrólise utiliza energia eólica para dissociar a água em dois componentes, oxigénio e hidrogénio.

Já num segundo passo, o plano é filtrar o CO2 e depois combiná-lo com o hidrogénio verde para criar metanol sintético. Sendo que o resultado final é metanol renovável, o qual pode ser convertido em combustível amigo do ambiente, ao utilizar a tecnologia MTG (Methanol To Gasoline), para ser licenciado e apoiado pela ExxonMobil.

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Além da Siemens Energy, outros parceiros deste projeto, que terá a Porsche como cliente principal dos e-Fuels, são a empresa de energia AME, a petrolífera chilena ENAP e a empresa italiana de energia Enel.

O projecto conta, ainda, com o apoio do governo alemão, enquanto parte da sua estratégia para o hidrogénio, sendo que o ministro para a Economia e Energia anunciou já, um apoio de 8 milhões de euros, à Siemens Energy.

Quanto à Porsche, irá investir, nesta fase inicial, cerca de 20 milhões de euros.