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Os mais estranhos combustíveis utilizados em carros…

Texto: Nuno Fatela
Data: 8 de Novembro, 2017

Se o Audi e-Diesel lhe parece estranho, então que dizer destas outras soluções que foram surgindo ao longo dos tempos?

A Audi está em destaque com a criação do e-Diesel, uma espécie da gasóleo sintético que tem a vantagem de não emitir qualquer tipo de CO2, tornando os motores de combustão neutrais a este nível. Esta não é, no entanto, a primeira experiência que surgiu para tentar substituir os combustíveis fósseis. Existem alternativas como os motores elétricos e as pilhas de combustível de hidrogénio que estão lentamente a triunfar, mas outros projetos revolucionários ficaram pelo caminho. Desde bebidas alcoólicas como Whisky e Tequilla, dejetos humanos, ar comprimido, água do mar até à investigação da energia nuclear, aqui ficam os mais estranhos combustíveis utilizados em carros…

Whisky: O inventor britânico Martin Tangney encontrou forma de criar bioetanol a partir dos restos da produção desta bebida destilada. O etanol é utilizado em países como o Brasil como alternativa aos combustíveis fósseis.
Segundo o inventor, este produto era superior ao bioetanol produzido com recurso a cana de açucar ou milho. Nas suas contas, conseguia dar energia equivalente aos combustíveis fósseis, contra apenas 70% dessa capacidade no caso dos outros bioetanóis referidos.
Café: O “Car-Puccino”, também de um engenheiro britânico, tem o recorde de velocidade para carros movidos a café, atingindo os 107 km/h.
A ideia passa por transformar o motor de combustão numa caldeira que aquece os grãos de café, produzindo hidrogénio.
Laranjas: Esta solução junta citrinos que já não estavam aptos para consumo e uma bactéria da madeira. Após 10 dias de fermentação é criado um açúcar para biocombustíveis. Mas são precisos 3kg para 20L de combustível. A eficácia apenas foi, até ao momento, comprovada num carro telecomandado.
Água do Mar – A ideia surgiu de uma marca relativamente conhecida, a Quant, que por vezes marca presença nos grandes salões automóveis.
A ideia na base da “e-Sport Limousine”é uma bateria com fluxo de água do mar para 600km de autonomia.
Caca de galinha: Harold Bate, cientista britânico, resolveu utilizar estesa dejetos para criar metanol.
Em 1971 comprovou a exequibilidade desta solução dando vida ao seu Hillman com 20 anos.
Energia Nuclear: A Ford chegou mesmo a testar esta ideia, com um reator nuclear em tamanho reduzido na frente do carro. Foi assim que nasceu o Nucleon de 1958.No entanto, seria preciso trocar o reator a cada 8000km.
Apesar de não ter aparente viabilidade na Terra, dado o perigo de acidentes com contaminação radioativa, já foi utilizado em veículos de exploração a Marte. Esta é, provavelmente, a energia mais suja de sempre do mundo automóvel…
Ar comprimido: A PSA, detentora da Peugeot, Citroën e DS, foi a mais famosa impulsionadora deste processo, tendo mesmo testado em estrada protótipos.
A base é um motor de combustão, ligado a uma bomba hidráulica, que utiliza energia para comprimir ar a alta pressão num tanque colocado no túnel central. Era possível escolher entre três modos de condução: Gasolina, Combinado e “Modo Ar”.
Pooch Mobile: A imagem fala por si e, felizmente, esta ideia provavelmente nunca mais terá sido repetida.
No entanto, existe uma adaptação com assinatura de um treinador de cães no Texas, que talvez tenha ficado inspirado pelos hamsters e as suas rodas…
Carvão: Fazendo do carro uma locomotiva em ponto pequeno, é visível o desespero causado pela escassez de combustível durante a Segunda Guerra Mundial. Além do carvão, também podia mover-se a madeira, pois era o fumo gerado que dava energia ao carro.
Saco de Gás: Provavelmente estará a pensar… e onde levo a bagagem sem as barras do tejadilho??? Uma visionária ideia que talvez tenha sido a fonte de inspiração para o projeto da Peugeot acima referido…
Tequilla: Tendo mesmo chegado a ser utilizado pelo Presidente do México Adolfo Mateos, ou não falássemos da bebida nacional do país.
Tal como o ar comprimido da PSA, também tem assinatura de um grande fabricante, neste caso a Chrysler. Imaginamos que tenha sido o pânico no país que faz fronteira com os Estados Unidos, com toda a gente a pensar “Ai caramba! Que bebo eu agora???”
Vento: Obviamente, um terror na aerodinâmica mas a ideia é bastante óbvia. A grande ventoinha servia para coletar eletricidade. Se fosse hoje em dia e existisse uma bateria para armazenar a energia, seria este carro um éolico de Plug-In?
Metano Humano: Como fica subentendido pelo nome deste “cheiroso” combustível, a ideia é utilizar os dejetos humanos para criar metanol.
Não se trata de ter uma casa de banho no próprio carro, mas antes de ir recolher o metano a aterros e outros locais e depois utilizar este material no depósito. Como demonstrado neste carrocha que percorria as estradas do Reino Unido
Folhas de Canabbis, Aparas de Madeira e Soja: O objetivo é o mesmo para todos, que passa por criar biodiesel. Com a Holanda a querer banir os modelos de combustão até 2030, aqui fica uma solução mais amiga do ambiente e com base num “produto típico local”…

Fonte das fotos: Wikipedia, Jalopnik, Oddstuff e mais fontes