Publicidade

Porsche Boxster. Contamos-lhe cinco curiosidades que talvez desconheça

Texto: Redação
Data: 28 de Outubro, 2022

Sabe como nasceu o nome Boxster? Quantas gerações o modelo já teve? Ou, ainda, as ligações que manteve com o icónico 911? Se tudo isto lhe parece novidade ou até estranho, então, esta é uma peça que, enquanto fã da Porsche, tem mesmo de ler!

Hoje em dia parte da família 718, na qual também se integra o Cayman, o Porsche Boxster é, atualmente, um dos modelos mais acessível da marca alemã de desportivos. Sendo que, também por oferecer uma receita de design e condução distintas do Porsche 911, o Boxster tornou-se, para muitos, aquele outro Porsche que vale a pena ter na garagem.

Concluídas que estão as comemorações dos 25 anos do Boxster, ficam, no entanto, algumas curiosidades e factos históricos, relacionados com este desportivo descapotável da Porsche, que, não temos dúvidas, vai gostar de saber:

1. A origem do nome “Boxster”

O nome Boxster foi escolhido pela Porsche a partir de um conjunto de palavras que foram muito importantes na criação de modelo: Boxer, o motor, e Roadster, o posicionamento do carro. Ao combinar estes dois elementos-chave, o modelo descapotável da Porsche ganhou o nome: BOXer e roadSTER.

A forma como a Porsche escolheu o nome Boxster é, apenas, uma das muitas curiosidades que fazem parte da história de 25 anos do modelo
A forma como a Porsche escolheu o nome Boxster é, apenas, uma das muitas curiosidades que fazem parte da história de 25 anos do modelo

2. As quatro gerações do Boxster

Oficialmente lançado em 1996, o Boxster Concept foi apresentado, pela primeira vez, três anos antes, no Salão Automóvel de Detroit. O seu design foi obra de Grant Larson, tendo alcançado, logo de início, grande sucesso, tanto junto da imprensa, como do público.

LEIA TAMBÉM
São 25 anos. Porsche Boxster festeja aniversário com edição limitada 25 Years

Entretanto e desde o seu lançamento, foram fabricadas quatro gerações do Boxster: 986 (lançado em 1996), 987 (lançado em 2005), 981 (lançado em 2012) e 982 (lançado em 2017). Sendo que, talvez o design mais característico seja o da primeira geração (986), por ter permanecido fiel ao protótipo original.

3. Motores tão parecidos e tão diferentes do 911

Desde o início, o Porsche Boxster foi projetado para partilhar motorizações com o 911, embora com os propulsores convenientemente adaptados à localização prevista no chassis, ou seja, montados numa posição central traseira, além de exibindo um desempenho mais contido. Mas, ainda, assim, com fortes laços entre ambos.

O 986 foi o primeiro Boxster na história da Porsche
O 986 foi o primeiro Boxster na história da Porsche

De resto, o primeiro Boxster (986) foi, juntamente com o 911 (996), responsável pelo lançamento da geração dos motores boxer Porsche de 6 cilindros refrigerados a água que marcaram o fim dos motores 993 refrigerados a ar.

4. A saga Spyder

Um dos pontos mais interessantes da história do Boxster é a aposta em edições especiais. Nas quais a gama Spyder surge como aquela que procura homenagear os clássicos da marca.

O Porsche 981, uma das cinco variantes Spyder conhecidas ao longo do período de vida do Boxster
O Porsche 981, uma das cinco variantes Spyder conhecidas ao longo do período de vida do Boxster

Assim e ao longo da vida do Boxster, foram desvendadas cinco variantes Spyder: Boxster S “50 Anos de 550 Spyder” (986 – 2004), Boxster RS Spyder (987 – 2007), Boxster Spyder (987 – 2010), Boxster Spyder (981 – 2015) e 718 Boxster Spyder (982 – 2019).

5. O dia em que o Boxster deixou de ser “apenas” um descapotável

O Porsche Boxster manteve-se como o modelo mais vendido na oferta da marca de Zuffenhausen, até à chegada do Cayenne, em 2003.

O primeiro Cayman
O primeiro Cayman

Três anos depois, em 2006, a marca alemã decidiu reforçar a oferta no patamar de entrada, com o lançamento de uma carroçaria coupé do Boxster 987, a que foi dado o nome de Cayman.

Embora, de início, o Boxster fosse proposto com um preço de compra inferior ao do Cayman, com a criação da família 718 e a integração dos dois modelos nesta gama, a Porsche acabou alterando o posicionamento, tornando o Cayman no seu modelo mais acessível.

O Porsche Boxster, já parte da família 718, naquela que é a edição comemorativa dos 25 anos, lançada em 2021
O Porsche Boxster, já parte da família 718, naquela que é a edição comemorativa dos 25 anos, lançada em 2021