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Coisas de família. Futuro Porsche Cayman GT4 RS arrasa em Nürburgring

Texto: Francisco Cruz
Data: 21 de Outubro, 2021

Embora com apresentação oficial agendada apenas para novembro, a nova e mais radical versão do Porsche 718 Cayman, o GT4 RS, já começou a pôr em sentido a concorrência. Chamado ao exigente Nürburgring-Norschleife, o desportivo cumpriu o desafio da volta mais rápida em 7m04,511s, tornando-se, assim, no Cayman mais rápido de sempre, neste traçado.

O feito, que naturalmente ficou registado em vídeo, captado pela própria Porsche, coloca, assim, o futuro Cayman GT4 RS como uma proposta ainda mais rápida do que o atual GT4. Desde logo, ao conseguir ser 23,6 segundos mais rápido, neste traçado alemão, do que o modelo concebido e elaborado para uso exclusivo em pista.

Assim e colocado à prova em ambos os traçados de Nürburgring, o modelo conseguiu cumprir o trajecto mais curto, com 20,6 km, em 7m04,511s, ao passo que, no mais longo, de 20,83 km, terminou com o tempo de 7m09,300s.

Cumprido o desafio, Jörg Bergmeister, piloto que fixou a nova marca, depois de ter participado, durante mais de 500 horas, no desenvolvimento do GT4 RS, destacou o facto do 718 Cayman GT4 RS ser “uma máquina de condução intransigente”, já que, “parece tão ágil quanto um kart em estradas de montanha, mas também é impressionantemente estável e bem equilibrado em pista”.

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“É, sem dúvida, um dos carros mais eficazes que a Porsche já desenvolveu”, concluiu.

À imagem do modelo para comercialização

Ainda sobre o carro propriamente dito, referir que estava equipado com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, que a Porsche pensa incluir no lote de opcionais, assim como com um banco de competição. Neste caso, apenas e só como forma de garantir uma maior segurança e estabilidade ao piloto.

Quanto ao resto, um notário presente no local confirmou que o veículo estava configurado segundo aquilo que será a versão standard.

Recordar, ainda, que esta é a primeira vez a marca de Zuffenhaüsen disponibiliza o pacote RS num elemento da família Cayman ou Boxster, sendo que, para tal e até como forma de corresponder àqueles que são os pergaminhos da versão, o Cayman teve não só de perder peso, como ganhar mais potência e agressividade nas configurações de base. Isto, além de ter passado por processo de conquista de maior downforce.

De resto e conforme já era possível antever, através das unidades de desenvolvimento, o Cayman GT4 RS ganha, desde logo, uma série de novas soluções aerodinâmicas. Traduzidas, por exemplo, num lábio dianteiro mais proeminente, entradas de ar adicionais no pára-choques e para arrefecimento do motor (por exemplo, no local onde figuram, tradicionalmente, os vidros laterais traseiros), capot ventilado, um novo difusor, além de uma nova e grande asa traseira.

Conjuntamente com estas soluções, a garantia, ainda, de um sistema de travagem com discos maiores, assim como de um chassis e suspensões reconfigurados e mais focados na performance.

Com boxer melhorado e mais potente

Também a justificar estas opções, uma versão mais apurada do conhecido bloco boxer 4,0 litros naturalmente aspirado, a debitar bem mais que os 420 cv de potência anunciados pelo 718 Cayman GT4, mas também um pouco menos que os 510 cv do 911 GT3.

Aliás, no vídeo agora divulgado, Jörg Bergmeister afirma que, o aumento da potência face ao GT4, é uma das novidades mais facilmente perceptíveis, a indicar uma capacidade de aceleração saudável. Isto, com a potência a ser enviada apenas para as rodas traseiras, por intermédio de uma caixa de velocidades automática PDK.

O último dos térmicos

Mais novidades, só mesmo e em princípio, no momento da apresentação oficial deste 718 Cayman GT4 RS, já agendada para novembro, embora e desde já, com a certeza de que, a atual geração da família 718 Cayman e Boxster, será mesmo a última a recorrer, em exclusivo, a motor de combustão ou térmico.

A próxima, pelo contrário, já deverá apresentar um trem de força totalmente elétrico…