Publicidade

Preços e versões. Lotus Emira chega a prometer 4,2s nos 0-100 km/h

Texto: Francisco Cruz
Data: 20 de Setembro, 2021

A Lotus Cars acaba de divulgar, de forma oficial, as especificações técnicas e preços daquele que é o primeiro modelo totalmente novo, da marca de Hethel, em muitos anos: o Emira. Um desportivo que tem por base um V6, com o qual promete acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,2 segundos, apresentando como preço de entrada as 75.995 libras esterlinas. Para o Reino Unido, naturalmente…

Desvendado no passado mês de julho, o novo Lotus Emira não tinha ainda divulgado as suas especificações técnicas e prestações. Algo que, contudo, acontece agora, com a marca britânica, hoje em dia propriedade da chinesa Geely, a revelar, não somente os atributos técnicos, como também as versões e preços com que o modelo será comercializado.

Assim e como propulsor, um V6 3.5 litros a gasolina, com origem no bloco Toyota com o nome de código 2GR-FE, mas que, no Lotus, surge equipado com um turbocompressor Edelbrock 1740. Permitindo-lhe anunciar uma potência máxima de 402 cv, mas também um binário cujo valor varia consoante o tipo de transmissão escolhida – manual ou automática, ambas de seis velocidades.

Lotus Emira First Edition
Lotus Emira First Edition

Assim, optando pela solução com pedal de embraiagem, a promessa de um binário máximo de 420 Nm, ao passo que, com transmissão automática, a garantia de mais 10 Nm, fixando o valor máximo nos 430 Nm. Subida que acaba contribuindo, igualmente, para uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,2 segundos, ou seja, um décimo de segundo mais rápido que a versão manual.

LEIA TAMBÉM
Primeiro modelo novo em 12 anos. Emira é o último Lotus 100% a combustão

Pelo contrário, imune ao peso da transmissão, mantém-se a velocidade máxima, que em ambas as versões é de 290 km/h.

Com edição de lançamento First Edition

Apresentado numa versão especial de lançamento, baptizada, precisamente, de First Edition, o Lotus Emira anuncia-se, ainda, com um equipamento particularmente recheado, do qual fazem parte jantes em liga leve de 20″, que tanto podem apresentar corte de diamante e acabamentos em dois tons, como a tonalidade preto brilhante ou prata. Tudo, sem custos extra.

Já as pinças de travão, de origem Lotus, são exclusivas, sendo que, a acompanhar, ainda, um sistema de monitorização da pressão dos pneus.

O Lotus Emira First Edition nas várias cores exteriores disponíveis
O Lotus Emira First Edition nas várias cores exteriores disponíveis

Em termos estéticos, uma palete de cinco cores – Hethel Yellow, Magma Red, Shadow Grey, Nimbus Grey e Dark Verdant – e a que se junta a cor exclusiva de lançamento Seneca Blue. Todas elas passíveis de receberem acabamentos adicionais, embora a divulgar apenas em 2022, assim como um Lower Black Pack, o qual dota as lâminas no pára-choques dianteiro, o splitter frontal e o difusor traseiro, da cor Preto Brilhante.

Ainda assim e para quem queira gastar um pouco mais no seu Emira, a marca britânica propõe o Driver’s Pack, com o qual desportivo passa a dispor de uma suspensão Sport e Tour, acrescida de pneus Goodyear Eagle F1 Supersport. Ou, então, de uma suspensão apenas Sport, com borrachas Michelin Pilot Sport Cup 2.

A par deste pacote opcional, um segundo, mais focado na estética, e que passa por pedais desportivos, vidros escurecidos, forro do tejadilho revestido a Alcantara preto e pinças de travão que podem ser em amarelo, vermelho, prata ou preto.

O interior do Lotus Emira First Edition
O interior do Lotus Emira First Edition

Já o também disponibilizado pacote de conveniência, garante sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmara traseira, rede de armazenamento de bagagem atrás, retrovisores com sistema de escurecimento automático e limpa pára-brisas automático.

A partir de 75.995 Euros… no Reino Unido

Ainda segundo a Lotus, o Emira deverá entrar em produção na próxima Primavera de 2022, em Ethel, chegando, em seguida, ao mercado, com um preço de entrada de 75.995€; qualquer coisa como 88.960 Euros à cotação atual. Sendo que, a versão com transmissão automática, acresce a este valor 1.800 libras, ou seja, mais 2.107 euros, sensivelmente.

Igualmente divulgado, foi o preço na Alemanha, onde o Emira iniciar-se-á nos 95.995 Euros, mais 1.370 Euros para a caixa automática.

Lotus Emira First Edition

Finalmente, no outono de 2022, está prevista a chegada da motorização quatro cilindros turbo de origem AMG, a qual começará por ser disponibilizada, apenas e só, nesta edição especial de lançamento First Edition.

Quanto à versão standard, só está prevista para a primavera de 2023, ainda que com um preço mais atractivo – 59.995€. Pouco mais de 70 mil euros, à cotação actual…