Toyota GR Supra 2.0 Fuji Speedway Edition: uma questão de genes

Texto: Francisco Cruz
Data: 2 de Junho, 2021

Lançado com um bem mais imponente seis cilindros em linha de 340 cv, o Toyota GR Supra opta, no entanto e naquela que é a sua primeira edição limitada, Fuji Speedway Edition, por um  mais “modesto” quatro cilindros 2.0 litros de 258 cv. Opção que, ainda assim, não belisca o divertimento ao volante, até porque, neste desportivo, é tudo uma questão de genes!…

Recuperação de uma designação icónica no seio da marca nipónica, o actual Toyota Supra A90 é, contudo e pela primeira vez, resultado de uma colaboração germano-nipónica, que deu origem não apenas ao ressurgimento de um dos desportivos mais aclamados do construtor nipónico, como também à nova geração BMW Z4. Cada um, é certo, com uma interpretação muito própria, mas, ainda assim, também com muitos pontos em comum.

No caso específico do Toyota, uma postura claramente afirmativa e diferenciadora, ainda que notoriamente oriental, num conjunto em que as linhas marcantes contribuem para “anunciar” as elevadas as capacidades do modelo, independentemente do motor que se encontre debaixo do enorme capot dianteiro. Iniciado numa frente fortemente esculpida e a terminar num habitáculo “fechado”, cuja continuação vai até ao empinado airelon que faz parte da tampa da mala. Assim como de uma traseira com farolins rasgados e um difusor que integra não somente duas generosas ponteiras de escape metalizadas, como também uma luz de nevoeiro ao centro, a imitar os monolugares da Fórmula 1.

Finalmente e a caracterizar, exteriormente, a versão Fuji Speedway, edição limitada da qual, para a Europa, apenas vieram 200 unidades, as jantes em liga leve de 19″ em preto mate e as ópticas dianteiras em LED com Light Guide LED. No caso da nossa unidade, a acompanharem uma carroçaria num Branco Selection, com retrovisores e pinças de travão Brembo em vermelho, que, definitivamente, ficavam-lhe a matar!

INTERIOR

Passando ao habitáculo, cujo primeiro e maior obstáculo é, sem dúvida, o acesso – baixo, a exigir algum esforço, tanto na entrada, como na saída -, a garantia de uma óptima posição de condução, a partir da qual tudo passa a fazer sentido – o posicionamento perante o volante “garrido” (em pele preta e vermelha) ajustável tanto em altura como em profundidade, o encaixe do corpo no banco desportivo em Alcantara com regulação também das abas laterais, a correcta disposição de pedais e apoio de pé esquerdo todos eles em metal, e até mesmo o fácil acesso à generalidade dos comandos, incluindo, o ecrã do sistema de infoentretenimento e a manche da caixa ZF. Estes dois últimos, em tudo idênticos aos do BMW Z4, o mesmo acontecendo com a qualidade de construção e de materiais – o que é positivo, diga-se…

Assim, de mais difícil habituação, só mesmo a sensação de alguma claustrofobia que as próprias linhas exteriores anunciam, com o condutor a agradecer todas e quaisquer ajudas que possam vir no sentido de garantir uma melhor visibilidade para o exterior; e, em particular, para trás.

Visibilidade que, acrescente-se, consegue ser ainda mais limitada do que, por exemplo, a capacidade da bagageira (290 litros), espaço com melhor acessibilidade do que com altura. Além de não ter uma verdadeira divisória a separar a carga do habitáculo…

MECÂNICA

Disponível, nesta edição limitada Fuji Speedway Edition, apenas e só com o mais pequeno quatro cilindros em linha 2,0 litros com injecção directa, a debitar 258 cv e 400 Nm de binário, através de uma caixa automática de dupla embraiagem ZF com oito velocidades e um sistema de tracção apenas traseiro, a verdade é, mesmo com menos potência que o seis cilindros 3.0 litros (340 cv), esta motorização não deixa de evidenciar importantes qualidades. A começar, pelo facto de se tratar de um bloco mais leve (-100 kg), que, por ser mais compacto, pode ser colocado mais próximo do habitáculo e ao centro da plataforma, garantindo assim uma melhor divisão de pesos – 50:50.

Mantendo tecnologias como o diferencial activo e a suspensão variável adaptativa, baseada numa estrutura McPherson à frente e Multi-link atrás, este dois litros consegue, assim e com uma sonoridade espicaçante, acelerações dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos, a par de uma velocidade máxima anunciada de 250 km/h. Tudo isto, com consumos combinados que a própria Toyota diz serem de 7,5 l/100 km – mas que no nosso caso ficou nos 8,6 l/100 km, valor que, ainda assim, acreditamos ser possível baixar e emissões de 170 g/km. Tudo isto, já segundo a norma WLTP.

TECNOLOGIA

Resultado não apenas de um valor de aquisição elevado – 66.000€ -, mas também do facto de se tratar de uma edição limitada – da qual, destaque-se, apenas duas unidades vieram para Portugal -, a garantia, como já seria de esperar, de um equipamento de série bastante completo e a incluir, não somente todas mais-valias já referidas, como também argumentos não menos importantes e válidos. Como é o caso, por exemplo, da câmara traseira, do pack de segurança passiva e activa Toyota Supra Safety, do Smart Entry & Start, ou ainda do ecrã multimédia de 8,8 polegadas, a oferecer sistema de navegação.

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Tudo isto, claro está, e muito mais…

AO VOLANTE

Pela primeira vez nascido de uma parceria intercontinental, apetece dizer que o originalmente nipónico Toyota Supra nada perdeu com isso; pelo contrário, até ganhou! A começar e desde logo, pelo excelente chassis e óptimas ligações ao solo – os pneus Michelin Pilot Super Sport são mais uma ajuda – que, no caso desta versão 2.0 L Fuji Speedway Edition, conjugado com um motor menos imponente, mas, ainda assim, a mostrar excelentes atributos!

Embora sem a maior potência do seis cilindros, a verdade é que este Supra continua a permitir derivas de traseira, assim como a transmitir excelentes sensações ao volante, graças também a uma meritória estabilidade e uma direcção precisa. Sendo que, para ainda maior irrequietude, existe a possibilidade de desligar o controlo de tracção e de estabilidade, colocando totalmente nas mãos do condutor a responsabilidade das suas acções.

Satisfeito o desejo de adrenalina, a garantia, igualmente, de que também poderá fazer deste Supra o seu carro de todos-os-dias. Especialmente, se não se importar com os olhares que, a todo o momento, em si caem…

VEREDICTO

Proposta cujas linhas, definitivamente, não escondem ao que vem, a certeza de que, mesmo com um mais comedido quatro cilindros 2,0 litros a gasolina de 258 cv, dificilmente – muito dificilmente! – sentir-se-á decepcionado aos comandos deste Toyota Supra Fuji Speedway Edition. Um desportivo que, com tudo no sítio, só pede, mesmo, para ser explorado; até porque os genes não enganam!

 

GostámosGostámos

Comportamento

Sem dúvida, um dos grandes argumentos deste Toyota Supra, o qual nem sequer necessita de um bloco particularmente generoso, para fazer as delícias na condução

Posição de condução

Esquecidas as dificuldades no acesso, ou até mesmo na saída, é aos comandos que percebemos que tudo está onde devia estar…

Equipamento

Também por se tratar de uma edição limitada, não lhe faltam argumentos neste domínio. Até para ajudar a ultrapassar a difícil visibilidade exterior.

Não Gostámos Não Gostámos

Acesso/saída do habitáculo

Um dos aspectos em que este Supra coloca maior dificuldades, devido não apenas ao posicionamento baixo do banco, como também do perfil da carroçaria

Visibilidade Exterior

Anunciada, desde logo, pelas linhas exteriores, a visibilidade difícil, especialmente para trás, faz agradecer toda e qualquer ajuda… electrónica

Bagageira

Embora com acesso amplo, a fraca capacidade, a par da baixa altura e da inexistência de qualquer real divisória para o habitáculo, limita a utilização


Toyota GR Supra 2.0 L Fuji Speedway Edition

Preço 66 000,00€
Motor 4 cil. em linha 1998cc a gasolina, com injecção directa
Potência combinada 258 cv
Binário combinado 400 Nm
Transmissão Traseira, com caixa automática ZF de dupla embraiagem e 8 velocidades
Peso 1.395 kg
Comp./Larg./Alt. 4,379/1,854/1,299 m
Dist. entre eixos 2,470 m
Mala 290 litros
Desempenho 5,2s 0-100 km/h; 250 km/h velocidade máxima
Consumo combinado WLTP 7,5 (8,6) l/100 km
Emissões CO2 WLTP 170 g/km

Equipamento
Série: Pintura exclusiva Branco Selection, jantes em liga leve de 19″ preto mate, capas dos retrovisores em vermelho, retrovisores elétricos e aquecidos, pinças do tracção Brembo em vermelho, faróis e luzes diurnas em LED, diferencial activo, suspensão variável adaptativa (AVS), câmara traseira, bancos em Alcantara Preto e Vermelho, consola central em carbono, Smart Entry & Start, ar condicionado automático Dual Zone, ecrã multimédia de 8,8″, sistema de navegação e Toyota Supra Safety