Porsche Cayman GT4 Rallye mostra-se no gelo

Texto: Nuno Fatela
Data: 18 Janeiro, 2019

Será dado este fim-de-semana, no Zell Am See, mais um passo no desenvolvimento do Porsche Cayman GT4 Rallye, para que ele esteja pronto para a competição em 2020.

Planeando o regresso aos ralies no próximo ano, sob os regulamentos FIA R-GT, continuam a ser dados novos passos na evolução do Porsche Cayman GT4 Rallye. Para garantir que ele está preparado para enfrentar mesmo as mais traiçoeiras condições, o carro vai agora acelerar na neve e gelo durante o GP Ice Race do Zell Am See, que decorre este fim-de-semana.

Foi explicado que, ao contrário do que seria de supor, a base para a versão final que vai competir em 2020 não será o concept que no último ano acelerou  nos pisos asfaltados do Rali da Alemanha. Em vez disso, a base para o Porsche Cayman GT4 Rallye será o 718 Cayman GT4 Clubsport que foi apresentado em janeiro. Sob o capot deve surgir o mesmo motor de seis cilindros, que debita 425cv.

A Porsche aproveitou também a ocasião para recordar que o seu legado desportivo não se faz apenas nos autódromos, mas também nos troços de rali de todo o mundo. O pináculo da demonstração dessas capacidades são os dois triunfos obtidos no Dakar, com o 911 (953) em 1984, e novamente em 1986 com o 959. Além disso, a marca germânica também já conquistou o Rali de Monte Carlo. E mesmo em Portugal as capacidades do 911 fora do asfalto foram vastamente comprovadas, ficando na memória de todos a “Bomba Berde”, o 911 ST 2.3 com que Américo Nunes deu espetáculo de norte a sul do país.