Peugeot 2008 continua a ser rei dos SUV em Portugal

Conheça dos dez SUV mais procurados pelos portugueses nos primeiros nove meses deste ano, sendo que o mais vendido continua a ser o Peugeot 2008, pelo terceiro ano consecutivo!

Os veículos com carroçaria do tipo SUV chegaram, viram e venceram, passando a dominar as vendas de automóveis. O nosso país não é exceção. De acordo com as estatísticas da ACAP - Associação Automóvel de Portugal relativas aos primeiros nove meses de 2025, dos 25 modelos mais matriculados, 12 pertencem a esta categoria. A tabela de vendas de automóveis também é liderada por um modelo desta categoria, o Peugeot 2008, que está de “pedra e cal” no topo.

Estes veículos são procurados devido à sua imagem inspirada em veículos de todo-o-terreno que oferece uma maior sensação de liberdade, à maior altura ao solo, ao maior espaço no habitáculo e a uma maior capacidade da bagageira do que num hatchback. A posição de condução mais elevada também é um dos seus argumentos, já que transmite uma sensação de segurança e confiança.

Abaixo apresentamos os dez SUV mais vendidos em Portugal entre janeiro e setembro de 2025, sendo que duas marcas - Peugeot e Nissan - conseguiram ter dois modelos nesta lista, que está ordenada do décimo lugar para o primeiro.

10. BMW X1 - 1900 unidades

Com um total de 1900 unidades matriculadas, o BMW X1 / iX1 ocupa a décima posição da tabela dos SUV mais vendidos em Portugal nos primeiros nove meses de 2025. Trata-se de um modelo de segmento C, com um comprimento de 4,50 metros, largura de 1,85 metros e altura entre 1,62 metros e 1,64 metros, de que se destaca pela versatilidade, design e prestações, posicionando-o com uma proposta premium na sua categoria.

O BMW X1 está disponível em diferentes motorizações. A oferta diesel inclui X1 sDrive 18d (150 cv), X1 sDrive20d 48V e X1 xDrive 48V (163 cv), X1 xDrive23d (211 cv). A gasolina o SUV da BMW é proposto nas versões sDrive18i (136 cv), sDrive20i 48V (170 cv) e M35i xDerive (300 cv). A opção híbrida plug-in é constituída pelas versões xDrive25e (245 cv) e xDrive30e (326 cv). Os preços variam entre os 45 350€ e os 68 050€.

09. Peugeot 3008 - 2061 unidades

Disponível em motorizações a combustão e elétricas, assim como duas opções de carroçaria - berlina e station-wagon), o Peugeot 3008 surge na nova posição com 2061 unidades matriculadas. A mais recente geração deste modelo combina design vanguardista com um conjunto de inovações tecnológicas, tendo por base a plataforma STLA Medium da Stellantis. O habitáculo eleva o conceito do Peugeot i-Cockpit a um novo panorâmico, com o Panoramic i-Cockpit, um ecrã panorâmico curvo de 21”, orientado para o condutor.

A oferta de motorizações é vasta para ir de encontro às pretensões de todos os tipos de condutores. A versão híbrida de 48V com 145 cv combina um bloco a gasolina de nova geração, com 136 cv, e um pequeno motor elétrico de 29 cv. A potência combinada chega aos 145 cv, garantindo um elevado prazer de condução, com resposta pronta, além de consumos reduzidos e a possibilidade de circulação em modo 100% elétrico em cidade.

Para quem pretende uma opção elétrica é proposto o Peugeot E-3008, equipado com um motor de 230 cv associado a uma bateria de 97 kWh, que assegura uma autonomia impressionante de até 701 km no ciclo WLTP. Em breve, será lançada uma versão Dual Motor com tração integral e potência combinada de 325 cv, garantindo desempenho e aderência superiores em qualquer terreno. O Peugeot 3008 está disponível nos níveis de equipamento Allure e GT, começando os preços nos 34 350€ para a versão de combustão e os 49 250€ para a elétrica.

08 Ford Puma - 2083 unidades

O Ford Puma conseguiu ganhar muitos adeptos no mercado nacional, ocupando a oitava posição com 2083 unidades matriculadas. Outrora um pequeno desportivo foi transformado num crossover para o segmento B, baseado no Fiesta, que se destaca pela inclusão de um motorização mild-hybrid de 48V, baseada num pequeno motor de três cilindros Ford EcoBoost mHEV, que oferece níveis de potência de 125 cv, 155 cv ou 160 cv, com opção entre caixa manual de seis velocidades ou automática de relações, sempre com tração dianteira.

A oferta inclui ainda o elétrico Puma Gen-E, equipado com bateria de 43 kWh que alimenta um motor de 168 cv, permitindo percorrer até 376 quilómetros entre carregamentos. Os preços começa nos 25 578€ (com campanha) para o 1.0 EcoBoost mHEV de 125 cv e nos 31 554€ (com campanha) para o Puma Gen-E.

07. Tesla Model Y - 2264 unidades

O sucesso do Tesla Model Y estende-se ao nosso país e de tal forma que ocupa a sétima posição entre os SUV com maior número de matrículas: 2264 unidades. Com comprimento de 4,79 metros e 2,89 metros de distância entre-eixos, este modelo oferece um amplo espaço interior. Na sua recente atualização, o volante recebeu um novo desenho e os materiais de revestimento no interior foram melhorados, com mais tecido, tendo aplicação de acabamentos semelhantes à frente e atrás.

Na gama recém-lançada existem três versões, duas com tração traseira em variante de 500 km de alcance máximo ou com 622 km no Long Range, por mais cinco mil euros. Só no Model Y de topo, com dois motores, surge a tração integral, com potência combinada de 586 km e uma melhor motricidade que reduz o arranque dos 0 aos 100km/h a 4,8 segundos. A oferta foi reforçada recentemente com a nova versão Performance, que anuncia uma autonomia de até 580 quilómetros, graças a uma nova química da bateria, e um consumo médio de 16,2 kWh/100 km. Preços começam nos 45 975€.

06. Nissan Qashqai - 2631 unidades

O Nissan Qashqai é uma das referências do segmento dos SUV e apesar da forte ofensiva da concorrência ainda consegue ser um dos dez modelos mais vendidos do segmento, ocupando a sexta posição com 2631 unidades matriculadas nos primeiros nove meses de 2025.

A estética da atual geração do Qashqai reflete uma evolução permanente, mantendo a identidade que o tornou popular, da qual destacamos a parte frontal, onde a grelha que mantém a forma em “V”, agora mais estilizada, tem um forte protagonismo, ao mesmo tempo que o tejadilho flutuante introduz uma derivação da carroçaria ao estilo coupé.

Aquelas modificações foram acompanhadas pela introdução de novos conteúdos tecnológicos, entre o quais se destaca a integração dos serviços da Google no sistema multimédia (atualizados em permanência) e a travagem autónoma de emergência agora com uma atuação bastante mais preventiva.

No capítulo técnico, a Nissan desenvolveu o sistema ePower, que permite ao Qashqai ser conduzido como um elétrico, não o sendo, que agora vai na sua segunda geração, tendo sido desenvolvida para melhorar a eficiência sem penalizar as prestações. A marca reivindica uma redução no consumo, anunciando uma média combinada de 4,5 l/100 km e uma autonomia de até 1200 km.

O Nissan Qashqai está disponível com motorização 1.3 DIG-T com 140 cv (Engage) ou 158 cv (Advance Xtronic)), com preços a partir de 29 400€. ou 37 700€, assim como na 1.5 E-Power, com 190 cv (Advance), que está em comercialização com valores a partir de 40 900€.

05. Toyota Yaris Cross - 2896 unidades

O Toyota Yaris Cross resulta de dois conceitos que a marca japonesa domina na perfeição: tecnologia híbrida em veículos pequenos e a tipologia SUV. Com base nessa experiência, o construtor nipónico desenvolveu um modelo para o segmento SUV-B que, em Portugal, representa mais de metade das vendas dos SUV.

Para a Toyota foi uma aposta de sucesso no mercado nacional, já que o Yaris Cross se tornou no modelo mais vendido da marca japonesa no mercado nacional, com 2896 unidades matriculadas nos primeiros nove meses deste ano.

Na atualização ocorrida este ano, o Yaris Cross recebeu algumas alterações estéticas de pormenor, que muitos terão dificuldade em identificar, destacando-se as jantes de novo design, além de um novo nível de equipamento de topo, de nome 'Premiere Edition’.

No capítulo mecânico, a oferta assenta em duas motorizações híbridas baseadas no bloco de 1,5 litros com 115 cv e 130 cv, associadas a uma caixa de velocidades de variação contínua (CVT). Os preços, com campanha até final de outubro, começam 24 330€.

04. Nissan Juke - 2998 unidades

O segundo representante da Nissan entre os dez SUV mais vendidos no nosso país é o Juke, que registou 2998 matrículas nos primeiros nove meses deste ano. Com um comprimento de 4,21 metros distingue-se por oferecer uma generosa habitabilidade para o seu segmento,  designadamente no espaço para as pernas nos lugares traseiros, enquanto a capacidade da bagageira disponibiliza 422 litros.

O Nissan Juke também vem recheado de tecnologia de infotainment Nissan Connect e de apoio ao condutor, destacando-se o sistema ProPilot, que oferece assistência à direção, aceleração e travagem controladas eletronicamente.

Na atualização de 2022, o Nissan Juke recebeu uma motorização híbrida de 1,6 litros com 143 cv, que consiste num sistema série/paralelo, que permite garantir uma forte assistência elétrica e consequentemente consumos bastante e emissões reduzidas. Igualmente disponível encontra-se o motor a gasolina de 999 cc que desenvolve uma potência de 114 cv.

O Nissan Juke está em comercialização nos níveis de equipamento Acenta+, N-Connecta e Tekna, começando os preços nos 23 350€.

03. Renault Captur - 3337 unidades

O lugar mais baixo do pódio é ocupado pelo Renault Captur, que registou 3337 unidades matriculadas entre janeiro e setembro de 2025. Renovado no ano passado, com uma frente redesenhada e nova assinatura luminosa, este SUV de segmento B apresenta um comprimento de 4,24 metros, uma largura de 1,80 metros, uma altura de 1,58 metros. A bagageira oferece uma capacidade entre 326 litros e 1149 litros.

O interior das três versões disponíveis - Evolution, Techno e Esprit Alpine - recebe o sistema multimedia OpenR Link, associado a um ecrã tátil vertical de 10,4”.

No capítulo mecânico, estão disponíveis motorizações a gasolina TCe 90, bi-fuel (gasolina-GPL) TCe 100 Bi-Fuel, E-Tech full hybrid de 145 cv e TCe 160 mil hybrid. Preços começam nos 22 290€.

02. Dacia Duster - 4536 unidades

Um dos representantes mais populares no segmento é indiscutivelmente o Dacia Duster, que é conhecido pelo preço acessível, estando disponível a partir de 19 900€. Não será, por isso, de estranhar que tenha sido o segundo SUV mais vendido em Portugal nos primeiros nove meses deste ano, com 4536 unidades matriculadas.

Com uma generosa altura ao solo e rodas bem afastadas dos salientes guarda-lamas, o Duster é um SUV versátil no quotidiano, fiável e com pré-disposição para rodar no asfalto. Para gosta de se aventurar por maus caminhos existe uma versão 4x4, mas tem a desvantagem de pagar sempre Classe 2 nas autoestradas

No capítulo mecânico, o Duster oferece três opções: Eco-G 100, motorização bi-fuel (GPL + Gasolina), com 100 cv; TCe 130; Hybrid 140. A gama é proposta nos níveis de equipamento essential, expression, extreme e journey.

01. Peugeot 2008 - 6271 unidades

Um dos modelos que tem ajudado a Peugeot a manter a liderança automóvel nacional é o 2008, que registou, no acumulado até setembro, 6271 unidades matriculadas. Este modelo também tem sido o automóvel mais vendido no nosso país por três anos consecutivos.

A sua mais recente atualização reforça esta posição, apresentando um design mais assertivo, tecnologia mais apurada e uma oferta de motorizações diversificada que inclui opções a gasolina, híbridas e 100% elétricas.

Com um comprimento exterior de 4,30 metros é um dos SUV maiores do segmento B, apresentando uma frente redesenhada com a assinatura luminosa de três garras verticais, conferindo-lhe uma presença moderna. No interior, o Peugeot i-Cockpit oferece um painel de instrumentos digital de 10 polegadas nas versões Allure e GT, com visualização 3D na versão GT. O ecrã central tátil de 10 polegadas, de série em todas as versões, integra o sistema de infotainment Peugeot i-Connect.

No capítulo mecânico estão disponíveis motores a gasolina de 100 cv com caixa manual de seis velocidades e uma motorização híbrida com arquitetura de 48V, que combina um motor a gasolina de 145 cv com um sistema elétrico reduz o consumo de combustível até 15% e permite uma condução em modo elétrico em mais de 50% do tempo em ambiente urbano. A gama conta igualmente com uma versão elétrica, com um motor de 156 cv e uma bateria de 54 kWh, permitindo uma autonomia até 436 km (ciclo WLTP).

O Peugeot 2008 está disponível em três níveis de equipamento: Style, Allure e GT. Os preços começam nos 22 335€ para a versão a gasolina de 100 cv e nos 33 665€ para a elétrica.