Volkswagen Golf GTI MK8

Publicidade

VW revela novos detalhes sobre a oitava geração do Golf GTI

Texto: Redação
Data: 14 de Maio, 2020

A Volkswagen, depois de apresentar, virtualmente, a oitava geração do Golf GTI, acaba de revelar novos detalhes, relacionados com o seu “hothatch”. Nomeadamente, a potência, além de novos atributos mecânicos e eletrónicos. 

A já apresentada próxima geração do Golf GTI, denominada Mk8, continuará a contar, desde logo, com o já conhecido quatro cilindros 2.0 turbo a gasolina, presente no Mk7. Embora e nesta nova geração, com uma potência e binário base aumentado para os 242 cv e 273 Nm. 

O Mk8 continuará a oferecer uma caixa de velocidades manual, a par da automática DSG de sete velocidades. Isto, porque e de acordo com a Volkswagen, 40% dos compradores da geração anterior do GTI, optaram pela caixa manual. Razão mais do que suficiente para continuar a oferecer esta opção.

LEIA TAMBÉM
Volkswagen GolF VIII GTI desvendado. E não vem sozinho!…

Esta oitava geração do Golf GTI oferecerá, ainda, um autoblocante mecânico de série, aliado a um complexo sistema chamado de “Vehicle Dynamics Manager” (VDM).

Este software foca-se na melhoria da performance do desportivo, operacionalizando este objetivo através do controlo e monitorização de componentes chave, como a suspensão adaptiva, o autoblocante, e a direção. 

Monitorizando estes componentes em tempo real, o VDM ajusta, depois, a sua resposta, em função da condução do GTI. Promovendo, por exemplo, a travagem da roda interior, quando em curva, de forma a ajudar na rotação do carro.

O sistema mostra, igualmente, a capacidade de aumentar a sensibilidade do sistema de direção, ao mesmo tempo que manipula a suspensão adaptativa, diminuindo a inclinação lateral do chassis, em curva.

Segundo a VW, este sistema gera uma grande vantagem, em termos da dinâmica de condução, face à anterior geração do GTI.

Actualizações também no hardware

Contudo, a Volkswagen não se limitou a anunciar evoluções no software desta oitava geração do Golf GTI, como também divulgou algumas novidades, em relação à mecânica.

A suspensão, que consiste numa configuração que à frente conta com um sistema MacPherson, e atrás, um sistema multilink, beneficiou de algumas revisões. Nomeadamente, uma nova reconfiguração das molas e dos amortecedores, a par de uma nova substrutura frontal, muito mais leve, construída em alumínio.

Esta reconfiguração dos amortecedores traduz-se, também, em novos parâmetros: à frente, mais 5% de rigidez, ao passo que, no eixo traseiro, mais 15%, quando comparado com a geração anterior.

LEIA TAMBÉM
Novo VW Golf Mk8 celebra 45 anos de história

A marca revelou, também, que existirão 5 opções de rodas, nomeadamente, de 17, 18 e 19 polegadas. Todas elas conjugadas com pneus Bridgestone, ainda que, no caso da opção de 19 polegadas, com a largura a aumentar para os 235 mm. Sendo que o proprietário pode, igualmente, optar por pneus Michelin Pilot Sport Cup 2.