A Michelin revelou o estudo de um pneu revolucionário, que se carateriza por ser orgânico, recarregável, conectado e dispensa o ar e a jante. É o Michelin Vision.






No simpósio dedicado à sustentabilidade sustentável, Movin’On 2017 foi apresentado o estudo de um pneu revolucionário, que recebeu a designação Michelin Vision. Este conceito de pneumático reúne um conjunto de tecnologias – sem ar, conectado, recarregável e orgânico – sendo simultaneamente uma jante e um pneu.
A Michelin apresentou o conceito Vision no Movin’On 2017, que consiste reúne um conjunto de tecnologias. Este estudo de pneu – sem ar, conectado, recarregável, e orgânico – é simultaneamente uma jante e um pneu. Segundo a marca francesa, o “Vision é um sonho ao alcance porque esta solução revolucionária resulta da convergência de inovações que já estão a ser exploradas pelas equipas de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo.
Os materiais utilizados neste pneu, de origem natural e biodegradáveis, minimizam a pegada ambiental do Michelin Vision. Além disso, com o recurso a impressoras 3D é possível utilizar apenas a quantidade exata de borracha do pneu e assim alargar a sua vida em função das necessidades, assegurando mobilidade em todas as situações. O desenho dos sulcos é otimizado é a sua profundidade reduzida, diminuindo a sua espessura e tornando o pneu mais eficiente em termos de materiais. O desenho do sulco é adaptável em função das necessidades de mobilidade do utilizador, com base em critérios como o conforto, a segurança e a sustentabilidade.
O Michelin Vision não tem ar, mas possui uma arquitetura interior capaz de suportar o veículo, assegurando a solidez da roda e garantindo o conforto e a segurança. A Michelin garante que o Vision não pode explodir ou rebentar. Além disso, a especialista em pneumáticos afirma que este conceito combina as funções de pneu e de jante e também está equipado com sensores, que fornecem informação em tempo real acerca do seu estado. Além disso, a marca francesa disponibiliza uma aplicação móvel que permite fazer a marcação da alteração do destino do pneu em função das necessidades do utilizador.
Texto: Carlos Moura