Uma imagem mais radical e aventureira, apontamentos específicos e exclusivos no exterior e no interior, são alguns argumentos da nova série especial Evolution da Mitsubishi L200, baseada na versão de Cabina Club de 3 Lugares e tração integral.
Com base na versão 4x4 da Cabina Club de 3 Lugares e nível de equipamento Intense Strakar, a Mitsubishi desenvolveu a nova série Evolution da pick-up L200, que se carateriza por oferecer uma imagem mais radical e aventureira, assim como apontamentos exclusivos.
Em termos de dimensões exteriores, esta pick-up de cabina longa apresenta um comprimento de 5,21 metros, isto é, menos um centímetro do que a variante de cabina dupla. Por outro lado, a caixa de carga tem mais meio metro de comprimento, com 1,85 metros contra 1,34 metros.

Exteriormente, a nova série especial Evolution distingue-se pela pintura da carroçaria em preto, cor que também foi aplicada na grelha frontal, nas jantes de liga leve de 18 polegadas, no Roll-bar e nos espelhos retrovisores.
Os painéis laterais e a traseira receberam decalques em vermelho e cinza, enquanto a parte inferior das portas dianteiras e o portão traseiro ostentam o logotipo "Evolution", específico desta série especial.
As barras longitudinais e o revestimento (belliner) sem abas da caixa de carga também integram a dotação da L200 Intense Strakar Evolution. As jantes montam pneus de terra BF Goodrich All Terrain M+S Traction 265/60 R18 AT.
INTERIORAs versões de Cabina Club da L200 possuem portas suicidas, isto é, abrem em ângulos opostos, solução que facilita o acesso ao habitáculo, que, no caso em concreto, oferece uma lotação para três ocupantes, dois à frente e um atrás. Por outro lado, esta solução levanta alguns constrangimentos porque só é possível fechar a porta da frente se a traseira estiver fechada.
O habitáculo, por sua vez, também recebeu um conjunto de elementos específicos desta série especial, incluindo os bancos em em pele e alcântara com costuras e detalhes em vermelho, bordado "Evolution" nos bancos dianteiros, portas com aplicações na mesma cor, painel de bordo com aplicações em pele e tapetes de borracha.
LEIA TAMBÉM Mitsubishi L200 4WD Space Cab. Evolução de um ícone
O interior apresenta um painel central "alado" com total integração dos elementos verticais e horizontais para transmitir uma sensação de solidez e robustez. O painel central assenta numa base metalizada, onde surge a alavanca da caixa manual de seis velocidades, ladeadas pelas almofadas que servem de apoios para os joelhos, com um revestimento macio com pormenores costurados, igualmente presentes no apoio de braços e punho do travão de estacionamento mecânico.

O aumento do comprimento da caixa de carga teve como reflexo natural a diminuição da habitabilidade traseira, que é bastante limitada em termos de espaço para as pernas, mas que também é habitual nas pick-up de cabina longa. O único banco traseiro, localizado atrás do lugar do acompanhante, também é de recurso, servindo para deslocações curtas e ocasionais.
MECÂNICAPor baixo do capot encontra-se um motor turbodiesel de 2,3 litros, com tecnologia Start-Stop, que desenvolve uma potência máxima de 150 cv às 3500 rpm e um binário máximo de 400 Nm entre as 1750 e as 2250 rpm.
Em situações de condução normal, a potência é transmitida às rodas traseiras por uma caixa manual de seis velocidades. Para uma utilização em fora de estrada, a L200 Intense Strakar Evolution está equipada com o sistema de tração integral Super Select 4WD-II, com diferencial central. Graças ao seletor eletrónico localizado na consola central é possível passar do modo 2H (2WD) para o 4H (Full-time 4WD) sem ser necessário parar o veículo.

O diferencial central assume um papel determinante ao controlar a distribuição de binário entre os eixos, otimizando a condução em estradas degradadas ou em situações de aderência mais precária. Este diferencial central também pode ser bloqueado, selecionando o modo 4HLc (4WD altas), passando a funcionar como um 4x4 convencional, sendo a sua utilização recomendada em pisos de pouca aderência. Para todo-o-terreno puro e duro está disponível o modo 4LLc, isto é, 4WD baixas ou redutoras.
TECNOLOGIANa sua mais recente atualização, a pick-up da Mitsubishi passou a contar com novos conteúdos tecnológicos que permitem a este modelo procurar fazer a diferença num segmento onde a concorrência não dá tréguas.
A principal novidade consiste no sistema SDA (Smartphone Link Display Audio), com ecrã tátil de sete polegadas na consola central, ligação Bluetooth e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. O sistema oferece ainda duas portas USB, rádio DAB e câmara de estacionamento 360º.

O equipamento de série é bastante completo, incluindo ar condicionado automático, volante em pele multifunções com comandos audio, cruise control e limitador de velocidade, sensores de chuva e luminosidade, faróis de nevoeiro.
O controlo de estabilidade e tração, o sistema de assistência ao arranque em subida ou a assistência à estabilidade de atrelado são alguns dos assistentes tecnológicos disponíveis para apoiar a condução.
AO VOLANTEA L200 4WD CC Intense Strakar Evolution 3 L oferece a posição de condução elevada que é habitual nas pick-up de tração integral. As possibilidades de regulação do banco em profundidade, altura e inclinação, e também do volante, permitem ao utilizador encontrar a melhor posição de condução.
Em termos dinâmicos, a combinação motor - transmissão oferece um comportamento dinâmico aceitável para um veículo que pesa em vazio 1990 kg, designadamente nos regimes intermédios, entre as 1500 e as 3500 rpm, obrigando o condutor a recorrer com frequência a uma caixa de velocidades manual, precisa e bem escalonada, para manter um andamento mais constante.

Em fora de estrada, os ângulos de ataque de 30º, de saída de 22º e ventral de 24º permitem vencer a esmagadora maioria dos obstáculos e dos desníveis no terreno. Nas situações mais difíceis é possível ligar as redutoras em baixas ou bloquear o diferencial.
O consumo de combustível registado no ensaio está em linha com a média do segmento, com o computador de bordo a indicar um valor de 8,8 l/100 km.
VEREDICTOA disponibilização de apenas três lugares na cabina permite à Mitsubishi propor a série especial Evolution da pick-up L200 Intense Strakar por um preço de venda ao público de 32.033 euros. A imagem radical é indiscutivelmente o grande argumento para quem necessita de um veículo com uma maior caixa de carga para atividades ligadas ao lazer - para, por exemplo, transportar uma prancha de surf ou bicicletas -, e um terceiro lugar apenas para deslocações ocasionais.
Gostámos
Super Select 4WD-II As versões de cabina longa com nível de equipamento Intense Strakar contam com o sistema de tração integral Super Select 4WD-II, com seletor eletrónico na consola central, que mantém total aderência mesmo com passagens a vau até 600 mm. | Equipamento O nível de equipamento é bastante interessante nesta série especial , incluindo a câmara traseira de 360º que é particularmente útil num veículo com um comprimento de 5,3 metros, o ar condicionado automático ou o sistema de infoentretenimento. | Materiais utilizados Os materiais utilizados no interior convencem pela sua qualidade e pelos pormenores nos acabamentos, destacando-se os bancos em pele e alcântara com costuras e detalhes em vermelho ou as aplicações em pele nas portas e no painel de bordo |
Não Gostámos
Portas suicidas As versões de cabina longa da L200 recebem portas que abrem em ângulos opostos. Apesar de facilitarem o acesso ao habitáculo têm o inconveniente de só permitirem o fecho da porta dianteira se a traseira estiver fechada. | Habitabilidade traseira O aumento do comprimento da caixa de carga da versão de cabina longa teve como consequência a diminuição drástica da habitabilidade traseira, designadamente ao nível das pernas. O banco também é de recurso e destina-se apenas a deslocações curtas. | Consumo Atendendo ao seu peso em vazio, as pick-up apresentam geralmente um consumo de combustível relativamente elevado. Neste capítulo, a L200 4WD de cabina longa está em linha com a média do segmento, ao registar um consumo combinado de 8,8 l/100 km. |