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A prometer 1000 km de autonomia. Mercedes apresenta o EV do futuro EQXX

Texto: Francisco Cruz
Data: 8 de Janeiro, 2022

A Mercedes-Benz deu a conhecer o modelo com o qual promete acabar com a ansiedade nos veículos elétricos, devido à autonomia. A solução chama-se Mercedes-Benz Vision EQXX e, embora sendo apresentado como um concept, tem já praticamente certo de que dará origem a um novo topo de gama, capaz de oferecer 1.000 km de autonomia.

Apresentado no mesmo dia em que, uma das principais exposições mundiais de eléctrónica, a Consumer Electronics Show 2022 de Las Vegas, EUA, abriu as portas, e onde, de resto, o modelo era para ser apresentado, o Mercedes-Benz Vision EQXX Concept anuncia-se, desde já, como o pináculo da eficiência em termos de Mobilidade Elétrica. Sendo que e apesar de ter sido desvendado como um protótipo, a caminho estará já a versão de produção.

De resto e a contribuir para esta certeza, não apenas o facto dos responsáveis da Mercedes-Benz garantirem que, a maior parte das tecnologias que este concept encerra, estão já prontas para passar à produção, como também a solução encontrada pelo fabricante para garantir que o EQXX será capaz de fazer 1.000 quilómetros com uma só carga – claramente inovadora, mas também perfeitamente realizável.

Uma autonomia de 1000 km num elétrico? A Mercedes garante ser realidade...
Uma autonomia de 1000 km num elétrico? A Mercedes garante ser realidade…

Recordando que qualquer fabricante automóvel consegue, hoje em dia, integrar uma bateria enorme na estrutura de um Veículo Eléctrico (EV), embora tal solução seja comprovadamente contraproducente, uma vez que resulta em mais peso no veículo, o que leva a maiores consumos de energia, além de influir na travagem e condução, a Mercedes defende que a sua solução passa por uma abordagem mais inteligente. Desde logo, por se focar na redução de peso e melhoria da aerodinâmica.

Apresentado como o Mercedes EV com maior autonomia até ao momento, o EQXX é também o mais eficiente de sempre
Apresentado como o Mercedes EV com maior autonomia até ao momento, o EQXX é também o mais eficiente de sempre

Bateria mais leve e compacta, estrutura hiper-leve

Começando pela bateria, trata-se de uma nova solução de 900V, desenvolvida em conjunto pela High Performance Powertrains (HPP) e pela Mercedes-Benz Grand Prix, esta última, a entidade responsável pelo desenvolvimento dos monolugares de F1. E que, embora anunciando os mesmos 100 kWh da bateria presente no carro de estrada EQS 450+, consegue ser 50% mais pequena e 30% mais leve – apenas 459 kg.

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No entanto, aquilo que verdadeiramente consegue fazer com que o EQXX anuncie não mais do que um peso total de 1750 kg, são soluções como as jantes em magnésio, os discos de travão numa liga de alumínio, as portas fabricadas em plástico reforçado com carbono e vidro, e um tejadilho que, além de fino, integra um painel solar com 117 células. Através das quais consegue energia suficiente para fazer mais 25 km por dia, graças também a uma média nos consumos que a Mercedes diz poder ficar abaixo dos 10 kWh/100 km.

Com um painel solar de 117 células no tejadilho, o Mercedes-Benz EQXX consegue garantir, com recurso a esta solução tecnológica, mais 25 km de autonomia
Com um painel solar de 117 células no tejadilho, o Mercedes-Benz Vision EQXX Concept consegue garantir, com recurso a esta solução tecnológica, mais 25 km de autonomia

De resto e igualmente a contribuir para metas tão promissoras, pneus de baixa resistência ao rolamento, um coeficiente de aerodinâmica de apenas 0,17 graças também à presença de um difusor traseiro retráctil (atua acima dos 60 km/h), sistema de refrigeração das baterias segundo as necessidade do momento, além da garantia de entrega de 95% da energia consumida, às rodas.

A par de uma aerodinâmica de apenas 0,17 Cd, o EQXX beneficia ainda de uma construção ultra-leve
A par de uma aerodinâmica de apenas 0,17 Cd, o EQXX beneficia ainda de uma construção ultra-leve

No entanto e apesar desta promessa, a Mercedes não revela muito sobre o sistema de transmissão ou trem de força utilizado, ainda que os rumores apontem no sentido de que o EQXX seja movido por apenas um só motor elétrico, a garantir uma potência máxima na ordem dos 204 cv (150 kW), enviada única e exclusivamente para as rodas traseiras. Sendo que, o importante, aqui, é não tanto a aceleração ou a velocidade, mas, sim, a eficácia do sistema.

Um habitáculo topo de gama

Aliás e a comprovar as altas expectativas que a Mercedes-Benz tem para esta proposta 100% elétrica, que, de resto, posiciona como uma espécie de modelo topo de gama, surge, igualmente, o equipamento com que o EQXX se apresenta. E que começa, desde logo, num enorme ecrã táctil de 47,5 polegadas e 8K, que, mesmo não sendo tão grande quanto o Hyperscreen de 56″ presente no EQS, não deixa de abarcar a zona em frente ao condutor e passageiro, com recurso a um só ecrã, ao contrário dos três que marcam presença no modelo já em comercialização. Isto, além de prometer bastante mais funcionalidades.

Num habitáculo ambientalmente sustentável, o enorme ecrã de 47,5" e 8K concentra atenções
Num habitáculo ambientalmente sustentável, o enorme ecrã de 47,5″ e 8K concentra atenções

Finalmente e porque as preocupações ambientais, estejam elas relacionadas com o efeito dos gases de estufa na atmosfera ou com os animais, fazem parte das sociedades de hoje em dia, a Mercedes decidiu apostar, neste concept, em materiais particularmente sustentáveis e inovadores. Como é o caso do Dessertex, um revestimento feito a partir de cactos e com pormenores concebidos a partir da parte vegetativa de um fungo, o Micélio, além de um couro vegan concebido a partir de cogumelos.

Apresentado numa configuração 2+2, a versão de produção do EQXX contará, certamente, com um interior mais... familiar
Apresentado numa configuração 2+2, a versão de produção do Vision EQXX Concept contará, certamente, com um interior mais… familiar

Contudo, verdadeiramente inovador, é o uso de um plástico sustentável feito a partir do lixo que é despejado em aterros e que inclui, não apenas detritos existentes nos jardins, como também fraldas de bebés já utilizadas. Dois componentes que a marca alemã utilizou no fabrico do plástico que serviu para construir os materiais não estruturais utilizados no piso dos lugares traseiros.

Adoptando linhas do tipo coupé, o EQXX anuncia-se, igualmente, como um topo de gama repleto de estilo
Adoptando linhas do tipo coupé, o Mercedes-Benz Vision EQXX Concept anuncia-se, igualmente, como um topo de gama repleto de estilo

“Só não queremos que pareça uma porcaria”, comentou, meio a brincar, na apresentação do Vision EQXX, o designer Steffen Kohl.