Mobieco

Publicidade

Já tem preço. Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ disponível em Portugal

Texto: Francisco Cruz
Data: 17 de Dezembro, 2021

Apresentado como o embaixador de uma nova geração de viaturas 100% elétricas, o Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ já iniciou comercialização em Portugal e com um preço base de 171.900€.

Proposta que procura transportar para a Mobilidade Eléctrica os valores que todos os modelos AMG há muito transmitem, o Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ passa a ser a variante mais performante até ao momento daquele que é o eléctrico topo de gama na oferta Mercedes-Benz, o EQS. E que, nesta versão AMG, junta ao luxo e tecnologia, uma face desportiva presente em todos os modelos da divisão de competição da marca da estrela.

O novo modelo recorre a uma configuração de dois motores elétricos desenvolvidos especificamente pela AMG, como forma de garantir tracção integral permanente, mas também de intensidade variável consoante o modo de condução escolhido. A que junta tecnologias como o eixo traseiro direccional ou, ainda, a suspensão adaptativa pneumática AMG Ride Control+.

Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+
Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+

Equipado com uma bateria de 400V, cuja capacidade utilizável atinge os 107,8 kWh, permitindo anunciar autonomias entre os 529 e 586 quilómetros, o Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ promete, na sua versão de entrada, uma potência de 658 cv (484 kW) e 950 Nm de binário. Valores que, no entanto e com opcional pacote AMG Dynamic Plus, disparam consideravelmente, fixando-se nos 761 cv (560 kW) de potência e 1.020 Nm de binário. Embora, apenas quando com o modo Race Start, com função de impulso, ativado.

LEIA TAMBÉM
Depois dos atrasos. Mercedes-AMG One já tem prazo para apresentação

Com todos estes argumentos à disposição, o EQS 53 4MATIC+ passa a conseguir acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos, enquanto a velocidade máxima fica limitada a 250 km/h. Marcas só possíveis, no entanto, com as baterias a, pelo menos, 80% da sua capacidade, o mesmo acontecendo com a versão base e sem AMG Dynamic Plus, a registar números ligeiramente menos impressionantes: mais 0,4 segundos (3,8s) na aceleração e menos 30 km/h (220 km/h) na velocidade máxima.

A importância da sonoridade… e da carga rápida

Por outro lado e porque mesmo numa berlina de luxo desportiva, a sonoridade continua a ser importante, o recurso ao sistema de som para, através de altifalantes especiais, agitadores e um gerador de som, criar uma experiência sonora que pode ser configurada entre “Autêntico” e “Perfomance”. Experiência a que o fabricante deu o nome de AMG Sound Experience e que, além de poder ser gerada, tanto interiormente, como exteriormente, também revela uma intensidade correspondente ao momento, ao modo de condução e até aos desejos do condutor.

O habitáculo do Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+
O habitáculo do Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+

Finalmente e quanto ao carregamento das baterias, a capacidade de suportar potências de carregamento até 200 kW em estações de carga rápida com corrente contínua, o que permitirá repor energia para mais 300 quilómetros, em apenas 19 minutos. Facto que, acrescente-se, não implica uma redução no tempo de vida útil deste componente, para o qual a Mercedes-Benz apresenta uma garantia de fábrica de 10 anos ou até 250.000 quilómetros.