Mobieco

Publicidade

Tudo elétrico! Mercedes anuncia EQE Saloon, EQE SUV e EQS SUV

Texto: Redação
Data: 6 de Outubro, 2020

Depois de vários rumores nesse sentido, a Mercedes-Benz acaba de confirmar a intenção de juntar três novas variantes elétricas, naquelas que são as suas gamas de topo. No caso do Classe E, um EQE Saloon e um EQE SUV, ao passo que no S, um EQS SUV. A “revolução” começa já em 2021!

Modelos cujo lançamento foi confirmado, pela própria Mercedes, durante uma conferência de investidores realizada esta terça-feira, estes novos produtos terão todos por base a nova plataforma desenvolvida pela marca da estrela e exclusiva para veículos elétricos, Electric Vehicle Architecture, ou EVA.

Esta nova plataforma EVA tem estreia prevista com o futuro sedan de luxo da Mercedes, EQS, o qual está já na fase final de desenvolvimento, para que possa ser lançando no mercado durante a segunda metade de 2021.

Os Mercedes EQE Saloon, EQE SUV e EQS SUV, todos ainda de camuflado, ladeados pelo vice-presidente da marca para a gama EQ, Christoph Starzynski
Os Mercedes EQE Saloon, EQE SUV e EQS SUV, todos ainda de camuflado, ladeados pelo vice-presidente da marca para a gama EQ, Christoph Starzynski

A par do EQE Saloon, do EQE SUV e do EQS SUV, a marca de Estugarda aproveitou a ocasião para confirmar, ainda, o desenvolvimento de uma nova plataforma para veículos elétricos, denominada MMA, para aplicação nos futuros modelos compactos e médios da marca. Cuja produção deverá avançar já em 2025.

Nesta conferência e segundo avança a britânica Autocar, confirmada foi também a intenção de criar uma nova sub-marca, a partir do icónico Classe G, cuja procura “está, hoje em dia, acima da capacidade de produção”, razão pela qual “a lenda vai crescer”. Sendo que, relativamente à eletrificação, a marca da estrela confirmou, que, não só a futura submarca G, como as outras duas já existentes – AMG e Maybach – “tornar-se-ão elétricas”. No caso da AMG, a começar já a partir de 2021.

LEIA TAMBÉM
Promessa de Mercedes. Autonomia do EQS será superior a 700 km

Quanto aos três modelos elétricos anunciados, contribuirão para aumentar a oferta de modelos zero emissões para oito, juntando-se assim aos já existentes EQC e EQV, como também aos aguardados EQA, EQB e EQS Saloon.

Recorde-se que o CEO da Mercedes-Benz, Ola Källenius, já havia afirmado que a companhia tinha previsto investir mais de 10 mil milhões na criação de uma extensa linha de produtos EQ, até 2025.

Os três protótipos, em testes de estrada, na região da Floresta Negra, Alemanha
Os três protótipos, em testes de estrada, na região da Floresta Negra, Alemanha

Durante a conferência de imprensa, a Mercedes apresentou já protótipos do EQS Saloon, do EQE Saloon e do EQS SUV em testes, na região alemã da Floresta Negra, com o vice-presidente para os modelos EQ, Christoph Starzynski, a descrever o EQE Saloon como “a limusine executiva do futuro”, embora “ligeiramente mais pequena do que o EQS Saloon“. E cuja chegada ao mercado, está prevista já para 2021.

Por outro lado e numa demonstração de que, com a mesma plataforma, a Mercedes “também pode crescer”, Starzynski acrescentou que o EQS SUV “chega já em 2022”.

Finalmente e quanto ao EQE SUV, não foram avançados quaisquer detalhes, ainda que fontes internas do processo afirmem que o modelo pode chegar em 2023.