Mobieco

Publicidade

T90EV. Maxus apresenta primeira pick-up elétrica na Europa

Texto: Carlos Moura
Data: 29 de Setembro, 2022

A primeira pick-up elétrica a ser apresentada na Europa é a Maxus T90EV, que vem equipada com um motor elétrico de 150 kW e uma bateria de iões de lítio de 89 kWh. Com tração 4×2, capacidade de carga de até uma tonelada permite percorrer até 330 km entre carregamentos.

A primeira pick-up apresentada na Europa não pertence a uma marca europeia, japonesa ou norte-americana, mas, sim, à chinesa Maxus, detida pela SAIC Motors (Shangai Automotive Industry Corporation). A estreia europeia deste modelo aconteceu no IAA Transportation 2022, realizado em Hannover, na Alemanha.

Apesar de ter tração 4×2, a Maxus T90 BEV está preparada para condução tanto em estrada como fora dela, desde que naturalmente, o terreno não seja muito acidentado.  A distância ao solo sem carga e até à parte inferior do diferencial é de 187 mm e a passagem a vau de 500 mm.

Maxus T90 EV

As suas dimensões são as típicas do segmento, com um comprimento exterior de 5,37 metros, a largura de 1,90 metros e a altura de 1,81 metros. As dimensões da caixa de carga também estão dentro dos padrões das pick-up de cabina dupla de dimensões médias: 

A linha motriz compreende um motor elétrico de 150 kW, alimentado por uma bateria de 88,55 kWh, sendo a potência transmitida às rodas traseiras.

Interior minimalista

A marca anuncia uma autonomia combinada de até 330 km em ciclo WLTP e uma capacidade de carga de até uma tonelada. O peso em vazio do veículo é de 2300 kg.   

A carroçaria do Maxus T90 EV apresenta linhas aerodinâmicas e desportivas, jantes de liga leve de 17”, faróis em halogéneo e luzes de circulação diurna em LED, barra desportiva em aço inoxidável e gancho de corda exterior. 

LEIA TAMBÉM
Ficará terminada em 2022. Elon Musk garante que Cybertruck chegará em 2023

O habitáculo apresenta um aspecto contemporâneo e elegante, que inclui um painel de instrumentos digital com um ecrã tátil de 10,25 polegadas e visual minimalista. O interior é amplo, graças ao design simples do painel de instrumentos e da consola central, que liberta mais espaço para passageiros e carga. O equipamento de série inclui câmara traseira e sensores de chuva.