Saiba os preços. Lexus LBX passou por Portugal para regressar em 2024

Apontado como o sucessor do hatchback CT, isto para um mercado já rendido aos SUV, o Lexus LBX esteve em Portugal, também a divulgar preços.

Apontado como o sucessor do hatchback CT, isto para um mercado já rendido aos SUV, o Lexus LBX acaba de dar o primeiro ar da sua graça em Portugal. Não apenas mostrando-se, pela primeira vez, em solo luso, como também agendando a chegada para março de 2024, e com preços a partir de 34.950€.

Já apresentado e oficializado como a nova e estreante proposta da Lexus para o hiper-competitivo segmento B-SUV premium, onde dominam propostas como o Mercedes-Benz GLA ou o BMW X1, o Lexus LBX acaba de passar por Portugal, mostrando-se, pela primeira vez e ainda que através de uma unidade de pré-série, aos olhos dos portugueses. Embora e neste caso específico, reconheça-se, apenas da Comunicação Social.

Anunciado como um modelo capaz de conquistar novos clientes para a Lexus, graças a aspectos que o construtor apurou serem os mais valorizados, como é o caso da imagem, da sensação de qualidade no interior, e da motorização, o LBX começa por afirmar-se, desde logo, pelo nome  e pelo facto de ser apenas o segundo modelo da marca a utilizar três letras (LBX - Lexus Breakthrough X-over) na designação, mas também por ser primeiro a abdicar da tradicional grelha frontal fusiforme, reformulando-a. Tudo isto, ao mesmo tempo que, no interior, procura elevar a sensação de qualidade para patamares mais próximos de segmentos superiores, nomeadamente, aproveitando remanescências (o volante, a manche da caixa...) do irmão para o segmento C, o NX.

O momento em que o LBX era mostrado aos jornalistas
O momento em que o LBX era mostrado aos jornalistas

Mas se e relativamente à estética exterior, ficámos com poucas dúvidas quanto ao bom trabalho feito pelo designers da Lexus, já no interior, onde tanto a habitabilidade, como a posição de condução, ou até mesmo a bagageira, nos pareceram em bom plano, não deixámos ficar igualmente surpreendidos com a opção por alguns plásticos rijos (na parte superior das portas, no porta-luvas...), pouco consentâneos com o posicionamento premium do modelo. Mas, também pode ser que seja por se tratar de um pré-série...

LEIA TAMBÉM
Chama-se LBX. Lexus desvenda o substituto do desaparecido CT

Quanto à motorização, a garantia da existência de uma só opção, o bem conhecido Full Hybrid com base num 1,5 litros a gasolina e que, conjugado com um motor elétrico, anuncia 136 cv de potência, 185 Nm de binário, assim como uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,4s e emissões de CO2 abaixo das 120g/km. Sendo que, a acompanhar este dois componentes, uma nova bateria de capacidade não divulgada, mas que a Lexus destaca por ser bipolar de hidretos metálicos de níquel (NiMH), o que lhe permite anunciar uma resistência mais baixa e um rendimento mais alto, fruto, também, de uma mais elevada densidade de potência.

Com seis versões... mas apenas cinco no arranque

Falando daquilo que é a oferta para o mercado nacional, onde, de resto e segundo revelou a Lexus Portugal, o modelo contabiliza já cerca de 50 unidades encomendadas, o anúncio da chegada das primeiras unidades apenas em março de 2024, e tão-só naquelas que são as versões mais equipadas. Pois, a versão de entrada LBX, só está prevista para três meses mais tarde, ou seja, em junho.

O Lexus LBX revela uma habitabilidade agradável, a par de uma estética atraente
O Lexus LBX revela uma habitabilidade agradável, a par de uma estética atraente

Quanto às diferenças e começando, precisamente, pela versão base, a garantia de um equipamento de série com jantes de 17", bancos em tecido, volante e alavanca de velocidades em pele Tahara, banco do condutor com ajuste lombar, painel de instrumentos de 7", ecrã multimédia de 9,8", sistema de navegação, uma entrada USB (à frente), ar condicionado automático de duas zonas e câmara traseira de estacionamento, além do pacote de sistemas de segurança e apoio à condução Lexus Safety System. Tudo, por um preço de entrada de 34.950€

Para quem não pretenda esperar até junho, a possibilidade de optar por uma das versões mais equipadas, a começar na Elegant, com um preço inicial de 38.500€, e que traz já jantes de 18", sensor de chuva, retrovisor interior electrocromático, bancos em pele Tahara e aquecidos, ajuste lombar (condutor) e em altura (passageiro), Pack Comfort, Smart Entry, carregador wireless de smartphones entradas USB (2 à frente, mais 1 atrás) e retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente.

Com ainda mais equipamento, a versão Emotion, por 41.500€, sendo que, este preço contempla já jantes de 18" maquinadas, vidros escurecidos, bancos em pele Tahara perfurada, Pack Tech, bagageira de abertura elétrica, painel de instrumentos de 12,3", sistema de purificação do ar NanoeX, sensores de estacionamento e monitorização da atenção do condutor. Ou então e com um preço de entrada de 44.000€, a versão Relax, que apresenta como elementos diferenciadores os bancos em pele semi-aniline, banco dos condutor com ajuste elétrico e de memória, volante aquecido, patilhas no volante, Digital Key e o Pack Premium, sinónimo de faróis High LED, iluminação de assistência em curva, e faróis de nevoeiro dianteiros.

O LBX deixou transparecer uma capacidade de bagageira melhor que o esperado
O LBX deixou transparecer uma capacidade de bagageira melhor que o seria de esperar

Já no topo da gama, duas variantes da mesma versão Cool, com a primeira a apresentar como principal novidade os revestimentos dos bancos em Pele Alcantara, o que também justifica os 44.350€ de preço de entrada, enquanto a Cool+, disponível a partir de 47.500€, adiciona o chamado Pack Advanced, do qual faz parte o estacionamento remoto, HUD, comandos touch no volante e sistema de som Mark Levinson.