Mobieco

Publicidade

Primeiro Full Hybrid. Mazda anuncia a chegada do Mazda2 Hybrid

Texto: Francisco Cruz
Data: 6 de Dezembro, 2021

A Mazda acaba de anunciar o lançamento do seu primeiro modelo 100% híbrido, o Mazda2 Hybrid. Proposta que é também o mais recente resultado da já longa colaboração da marca de Hiroshima com o gigante Toyota Motor Corporation e que deverá ficar disponível, na Europa, já em 2022.

Recorrendo a um sistema de propulsão híbrido, que conjuga um motor de três cilindros a gasolina, com uma cilindrada de 1.490 cc e uma potência de 93 cv (68 kW), com um motor elétrico de 80 cv (59 kW), o novo Mazda2 Hybrid anuncia uma potência combinada de 116 cv (85 kW), capaz de garantir uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos. Mas também uma velocidade máxima de 175 km/h.

Já no que diz respeito a consumos, a promessa, da parte da Mazda, de médias entre os 4,0 e os 3,8 l/100 km WLTP, com emissões de CO2 que poderão variar entre as 93 e as 87 g/km WLTP. Neste caso, dependendo das jantes escolhidas e que podem variar entre as 16 e as 15 polegadas.

Sobre o funcionamento do sistema, a Mazda explica que o modelo funciona, automática e preferencialmente, em modo EV, ou seja, 100% elétrico, embora e numa condução dita normal, a potência seja fornecida, quer pelo motor a gasolina, quer pelo motor elétrico. Isto, com o objectivo de garantir um desempenho optimizado e a melhor eficiência de combustível.

LEIA TAMBÉM
Com nova geração prevista para 2024. Mazda MX-5 prepara restyling para 2022

Em momentos como a desaceleração ou a travagem, o sistema aproveita, igualmente, a energia cinética, para, após transformá-la em energia elétrica, ajudar ao recarregar da bateria. Cuja capacidade, diga-se, a Mazda não divulgou.

Além desta energia e por se tratar de uma proposta Full Hybrid, ou seja, sem possibilidade de carregamento externo, a reposição de energia na bateria é feita, apenas e só, através da acção de um gerador, accionado pelo motor.

Com três versões… para 2022

Quanto aos restantes atributos, poucas ou nenhumas alterações, com esta proposta híbrida a exibir características idênticas não somente às dos irmãos Mazda2, mas também e principalmente às do Toyota Yaris – as semelhanças na estética exterior são, de resto, evidentes… -, a começar, numa convincente distância entre eixos – 2.560 mm. E que, além de espaço, habitabilidade e conforto para os ocupantes, permite oferecer 286 litros de capacidade de carga na bagageira.

Anunciado para a Europa em três versões – Pure, Agile e Select – e com o argumento acrescido da Segurança confirmada pelas cinco estrelas obtidas nos testes Euro NCAP, este novo Mazda2 Hybrid tem, desde já, promessa de chegada à Europa, durante a próxima primavera de 2022.

Já quanto a preços e até pela distância a que ainda está o momento da chegada, continuam por conhecer.