BMW pode forçar modo EV nos híbridos em cidade

Texto: Nuno Fatela
Data: 2 Dezembro, 2018

Foi anunciada a possibilidade dos híbridos de Plug-In da marca bávara seguirem apenas com recurso ao motor elétrico dentro dos centros urbanos, para reduzir o seu impacto ambiental.

O responsável pelo desenvolvimento no Grupo BMW, Klaus Frolich, revelou que poderá ser futuramente implementado nos modelos híbridos de Plug-In da BMW uma programação que os obrigue a seguir apenas em modo elétrico dentro dos centros urbanos. Em declarações à Reuters, no Salão de Los Angeles, ele revelou que nessas situações “o carro desliga o motor de combustão automaticamente”, sendo referido que os próprios sistemas de navegação e de conetividade podem ser usados para estabelecer as ‘fronteiras’ da utilização do modo elétrico.

 

As vantagens desta solução são óbvias, e passam por ajudar a reduzir os indíces de poluição nas grandes cidades. Para que esta ideia seja considerada, foi também importante o recente avanço nas capacidades dos híbridos de Plug-In. No caso da BMW, por exemplo, o novo X5 PHEV já promete 80km de autonomia em modo elétrico, mais que suficiente para quem usa o automóvel no perímetro urbano habitualmente como meio de transporte para o local de trabalho. Foi ainda revelado que esta ideia de obrigar os híbridos a circular apenas com o motor elétrico na cidade está a ser apresentada às autoridades germânicas, como mais uma forma de combater os problemas de poluição que levaram já algumas cidades a colocar restrições à circulação dos Diesel.

 

Fonte: Reuters, via Autoblog

Partilhar