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Huracán STO. O Lamborghini Super Trofeo… que também pode usar na semana

Texto: Redação
Data: 19 de Novembro, 2020

A Lamborghini acaba de apresentar a sua proposta Super Trofeo… mas para as estradas do dia-a-dia. Com o nome de Lamborghini Huracán STO, tudo aponta para que esta nova versão, com o seu V10 de 640 cv de potência, possa ser um dos modelos da marca do touro enraivecido mais competente em pista, depois de andar a semana entre casa e o trabalho!

Começando, precisamente, pelo propulsor, o Lamborghini Huracán STO conta com o mesmo V10 5.2 litros naturalmente aspirado de muitas outras versões, não oferecendo sequer mais potência – 640 cv – que, por exemplo, no Huracán Evo. Ainda que e ao contrário deste, no STO, tudo seja enviado exclusivamente para as rodas traseiras.

De resto e até mesmo no binário, de 565 Nm, os valores não surpreendem por aí além, continuando num patamar inferior ao do Evo, com 600 Nm, anunciando, igualmente, uma relação peso/potência de 2,09 kg/cv. Facto que faz antever uma forte dieta por parte de Huracán STO, o qual perdeu 43 kg face à já bastante leve versão Performante.

Transpostas para o alcatrão, estes valores acabam permitindo não só uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,0 segundos, como também o tocar na marca dos 200 km/h em não mais que 9,0 segundos. Com a velocidade máxima anunciada a fixar-se nos 310 km/h.

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Aerodinâmica em destaque

A ajudar estes resultados, o fantástico trabalho realizado ao nível da aerodinâmica, a começar pelo capot dianteiro, que, na realidade, faz parte, juntamente com o pára-choques dianteiro e os pára-lamas, de uma única peça, claramente inspirada no arrebatador Sesto Elemento. Sendo que, ainda na frente, um novo difusor encarrega-se de direccionar o fluxo de ar para a parte inferior da nova carroçaria e para o difusor traseiro.

Aliás, o novo pára-choques traseiro é inspirado no da versão Super Trofeo EVO, servindo, basicamente, como entrada de ar para o motor, permitindo uma diminuição de 30% nas perdas de pressão estática.

Já o capot do motor, sobre a traseira, apresenta um colector de ar integrado e deflectores de ar dedicados, não faltando sequer uma barbatana de tubarão, uma asa traseira ajustável, novos condutores de ar para o sistema de travagem dianteiro Brembo CCM-R, além de toda uma carroçaria 75% em fibra de carbono.

Segundo avança o construtor de Sant’Agata Bolognese, o Huracán STO surgirá com a maior percentagem de downforce da sua classe, assim como o melhor equilíbrio aerodinâmico entre os modelos do género, de tracção traseira. Sendo que, comparativamente à versão Performante, este novo Lamborghini anuncia não somente uma passagem de ar 37% melhor, como também mais 53% de downforce. Tudo isto, com o peso a não ultrapassar os 1.339 kg.

A par de tudo isto, a promessa de uma maior extensão da roda, suspensão mais rígida, uma sensação mais directa no pedal do acelerador, passagens de caixa mais rápidas, direcção mais informativa (com rodas traseiras também direccionais) e uma melhor nitidez do som do motor, nas rotações mais altas.

A Lamborghini adicionou, ainda, três novos modos no sistema de condução ANIMA, denominados, precisamente, STO, Trofeo e Pioggia, sendo que, o primeiro, destina-se a uma utilização em estrada, enquanto o Trofeo procura oferecer o máximo de performance, na procura das voltas mais rápidas. Já Pioggia, visa, como o própria tradução indica, condução sob chuva ou em estradas mais escorregadias, com o sistema a dar prioridade ao sistema de tracção, à vectorização de binário e ao ABS, como forma de garantir maior segurança.

Com destaque para a fibra de carbono

Falando do habitáculo, uma opção declarada pela utilização de fibra de carbono em toda a cabina, incluindo, os bancos desportivos com revestimento em Alcantara e Lamborghini Carbonskin, cintos de quatro pontos, além de tapetes e painéis de porta também em fibra de carbono. Não faltando, sequer, uma bagageira sob o capot dianteiro, para guardar o capacete utilizado no track-day.

Observando o painel de instrumentos, novos gráficos e um sistema de telemetria permanentemente conectado, através do qual é possível monitorizar e registar os tempos feitos em pista.

Recorrendo ao programa de personalização da Lamborghini, Ad Personam, os clientes vão ainda poder personalizar os seus carros consoante as suas preferências, a partir não só de uma palete imensa de cores, como também de acabamentos e até aplicações. Sendo que o Blu Laufey e o Arancio Califórnia apresentados nas fotos, são apenas duas das muitas soluções à disposição.

A terminar, referir, apenas, que a Lamborghini prevê entregar as primeiras unidades do Huracán STO, na próxima primavera, com os clientes a pagarem por cada uma destas jóias, no mínimo, 249 412 Euros. Isto, já com taxas incluídas… felizmente.