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Huracan Performante é o novo touro da Lamborghini

Texto: Nuno Fatela
Data: 7 de Março, 2017

Detentor do recorde para a volta mais rápida em Nurburgring, esta versão mais poderosa do Huracan aumenta a potência em 30CV e ganha inovações como a vectorização do fluxo de ar

Já é conhecido um dos modelos de performance mais aguardados do Salão de Genebra, e bem podemos dizer que o nome está bem a condizer com as suas capacidades: Lamborghini Huracan Performante. Levando como “carta de apresentações” ao salão helvético o recorde do mítico traçado de Nurburgring, existem poucas alterações na estética do modelo, mas nas performances a situação é diferente, com um conjunto de soluções tecnológicas surpreendentes.

 

Disponível a partir do próximo Verão por mais 33992€ que o LP 610-4, o novo Huracan Performante tem um preço-base de 264767€. Mantendo o V10 5,2L já conhecido, a marca efetuou alterações diversas na admissão de ar e escape e inclui válvulas de titânio, aumentando a potência em 30Cv e o binário em 40Nm, para registos de 640CV e 640Nm. Destes 640Nm, de referir que mais de 70% estão disponíveis logo deste as 1000RPM. Contando com uma caixa automática de sete velocidades e tração integral, o novo touro mais raivoso de estábulo atinge os 100km/h em 2,9 segundos e tem uma velocidade máxima de 325 km/h.

 

Um dos principais destaques vai para a introdução da aerodinâmica ativa através de um conjunto de soluções designadas pela sigla ALA (Aerodinamica Lamborghini Attiva), palavra que em italiano significa asa e que bem podemos dizer que foi muito bem escolhida. Tudo porque nas soluções de aerodinâmica ativa do Huracan Performante a maior surpresa está na vectorização do ar para a asa traseira, com as duas canalizações de ar exteriores na retaguarda a poderem alterar a direção do “vento” de forma a gerar mais downforce na roda interior e assim contrariar a transferência de massas ao curvar. Quando o sistema está encerrado, o modelo funciona como se tivesse uma asa fixa, para maior velocidade em reta.

 

Junta-se outro elemento de aerodinâmica ativa, que são os flaps no spoiler. Capaz de alterar a sua posição em menos de meio segundo, o sistema permanece fechado em curva e abertos nas retas, potenciando a aderência ao mudar de direção ou reduzindo a resistência ao rasgar o ar consoante as situações de condução. Estas duas soluções permitem, segundo a marca de Sant’Aggata Bolognese, gerar mais 750% de carga aerodinâmica comparativamente ao Huracan LP610-4.

 

Na estética é a utilização do exclusivo Forged Composite da Lamborghini em diversos pontos que surge como o principal destaque, colocado com acabamentos mate e gloss em elementos como a asa traseira, cobertura do motor, para-choques e o difusor na retaguarda. A imagem contempla ligeiras alterações no desenho das saídas de escape, colocadas em posição mais elevada e oferecendo assim ainda melhor sinfonia, e jantes de 20’’ exclusivas e com acabamento em bronze. Na retaguarda a Lamborghini afirma ainda que se inspirou nos modelos da competição “SuperTrofeo” para o visual tanto do difusor como da asa. Já no que se refere ao habitáculo o principal destaque vai para o painel de instrumentos digital, que passa a apresentar também informações sobre os elementos de aerodinâmica ativa.

 

O resultado de todos estes upgrades do Lamborghini Huracan Performante são capacidades ainda mais singulares e poderosas. Para comprovar estas performances de topo, deixamos o convite para que veja o espetacular vídeo do recorde de Nurburgring efetuado pelo modelo, que pode encontrar neste artigo.