Lamborghini comemora os 50 anos sobre o nascimento do Urraco

A Lamborghini está a celebrar os 50 anos da criação do Urraco, o Pai dos mais recentes modelos de dez cilindros, como o Gallardo e o Huracán.

A Lamborghini está em festa. Não, não se trata de um novo modelo, mas a celebração dos 50 anos da criação do Urraco, o icónico coupé 2+2 que a marca de Sant'Agata Bolognese deu a conhecer no Salão Automóvel de Turim de 1970, e que, de certa forma, foi o Pai dos mais recentes modelos de dez cilindros, como o Gallardo ou o atual Huracán.

Modelo que se rapidamente destacou pelas soluções técnicas inovadoras para a época, o Lamborghini Urraco foi um desportivo com motor V8 montado em posição central traseira e suspensões independentes, com estruturas MacPherson tanto à frente como atrás. Solução que constituiu, logo aí, uma estreia, para um automóvel de produção.

Desenvolvido tecnicamente sob a liderança do engenheiro e então director técnico da Lamborghini, Paolo Stanzani, o Urraco anunciava uma potência de 220 cv às 7800 rpm, a qual lhe permitia atingir uma velocidade máxima de 245 km/h. Prestações, diga-se, conseguidas através de mais uma das várias soluções técnicas inovadoras que ostentava: um motor de 8 cilindros com distribuição por um único veio de excêntricos à cabeça por bancada.

A juntar a esta solução, uma cabeça de cilindros com câmara do tipo Heron, com secção interior plana e a câmara de combustão inserida numa depressão na parte superior do pistão. Combinação tornava possível a utilização de uma taxa de compressão mais elevada sem aumentar os custos.

Outra novidade para a Lamborghini eram os quatro carburadores Weber de duplo corpo do tipo 40 IDF1.

Um desejo do próprio Ferruccio Lamborghini

Desenhado por Marcello Gandini, que à altura era o principal desenhador da Carrozzeria Bertone, o Urraco trazia, de resto, inovações também na produção, ao assumir-se, desde as fase iniciais do projecto, como um modelo bastante menos artesanal que as restantes propostas da marca.

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Com apenas 4,25 m de comprimento e resultado daquilo que terá sido uma vontade expressa de Ferruccio Lamborghini, o qual queria expandir a produção da empresa, nomeadamente, lançando um modelo que fosse acessível a um público mais vasto, ainda que limitado, o Urraco apresentava, ainda, um interior não menos inovador. Desde logo, devido à configuração do painel frontal, do posicionamento dos instrumentos e do volante côncavo.

Produzido ao longo de 9 anos

Lançado com a denominação P250 Urraco, com o 'P' a simbolizar a colocação traseira ("posteriori") do motor e o 250 a significar a cilindrada (2,5 litros), o Lamborghini Urraco começou por ser produzido entre 1970 e 1976. Sendo que, dois anos antes do fim, em 1974, a marca apresentou, mais uma vez no Salão de Turim, o P200 - versão com apenas 1.994 cc. de cilindrada e 182 cv de potência, destinada ao mercado italiano, onde foi comercializado entre 1975 e 1977.

A última versão, equipada com um V8 de 2.996 cc. e 265 cv, chamou-se P300 e foi apresentada também em 1974, tendo sido comercializada entre 1975 e 1979.

Desaparecido em 1979, o conceito testado com êxito e trazido para o mercado pelo Urraco, acabou levando aos subsequentes modelos de oito cilindros, e, já mais recentemente,  aos modelos de dez cilindros, como o Gallardo ou o atual Huracán.