Kia Niro EV Tech. Missão difícil, mas não impossível

A Kia lançou a segunda geração do seu crossover elétrico de segmento C, agora denominado Niro EV, que tem a difícil missão de substituir

A Kia lançou a segunda geração do seu crossover elétrico de segmento C, agora denominado Niro EV, que tem a difícil missão de substituir o anterior e-Niro numa altura em que a concorrência passou a disponibilizar propostas com autonomias iguais ou superiores. Para se impôr, o Niro EV aposta numa eficiência surpreendente

Juntamente com o seu "irmão" Hyundai Kauai Electric, o Kia e-Niro foi o primeiro automóvel elétrico de uma marca generalista a oferecer uma autonomia superior a 400 quilómetros. O leitor poderá argumentar, legitimamente, que vários modelos da Tesla tinham um alcance maior, embora não muito, mas são de uma marca premium e, além disso, o e-Niro tinha um preço ligeiramente mais acessível.

Entretanto foram sendo lançados vários automóveis elétricos com um posicionamento de preço semelhante ao do Kia e-Niro, mas com uma autonomia maior e tempos de carregamento menores. Isto significa que a segunda geração do crossover elétrico de segmento C da Kia não terá uma vida tão facilitada como o seu antecessor para conquistar os potenciais clientes, embora a sua eficiência não deixe de surpreender. 

Construído a partir da terceira geração da plataforma "K" da Kia, concebida para receber um conjunto de grupos propulsores eletrificados e oferecer elevados níveis de rigidez torsional, o Niro EV cresceu em todas as dimensões exteriores face ao seu antecessor, à exceção da altura. O comprimento aumentou 45 mm para 4420 mm e a distância entre-eixos 20 mm para 1825 mm e 2720 mm, respetivamente.

Imagem mais consensual

Visualmente, o Niro EV oferece uma imagem mais consensual de crossover e adota a atual linguagem de design da marca, denominada "Opostos Unidos". A secção frontal incorpora a mais recente evolução da grelha tipo "Nariz de Tigre", que agora se estende até aos guarda-lamas, assim como as luzes de circulação diurna "heartbeat" de forma angular. O Niro EV distingue-se ainda pela grelha de dois tons fechada com padrões hexagonais.  

A imagem contemporânea e agradável do Niro EV é, de algum modo, inspirada no mais recente Sportage, não só na frente angular, mas também no perfil, já que as linhas conduzem até a um pilar C que tem a particularidade de incluir canais de passagem de ar dissimulados junto às luzes traseiras de ambos os lados. os quais se destinam a reduzir a turbulência.

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Na secção traseira destaque para as luzes de LED em forma de bumerangue que sublinham o caráter distintivo, reforçado pelos defletores heartbeat, o resguardo interior e o difusor, que combinam com os elementos de design da dianteira.

Interior inspirado no EV6

Passando ao habitáculo é notória a influência do EV6, especialmente no painel de bordo e da consola central que tem um desenho semelhante e também recebe o mesmo volante com um design de dois raios.

Na versão Tech, o utilizador tem à sua disposição dois ecrãs digitais de 10,25 polegadas. O primeiro ecrã é dedicado à instrumentação, que muda de aspeto conforme o modo de condução selecionado no botão "drive mode" colocado na parte inferior do volante. O outro destina-se ao sistema multimedia com navegação, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, onde podem ser encontradas funções específicas que permitem monitorizar o funcionamento do sistema elétrico e programar algumas operações, como o carregamento.

A meio da consola central encontra-se um painel tátil que permite comandar o sistema de climatização, que inclui a funcionalidade "Driver Only", ativada através de um botão e desativa a distribuição de ar para todas as saídas, exceto a que está mais próxima do condutor. A seleção dos programas de condução é efetuado através de um comando giratório localizado entre os bancos dianteiros, onde também se encontram os botões da ignição e da câmara traseira.

O aumento da distância entre-eixos e da largura teve como reflexo uma melhoria da habitabilidade, designadamente atrás, já que as estruturas dos bancos dianteiros favorecem o espaço para as pernas, enquanto a regulação do assento traseiro torna o interior mais funcional.

A versão Tech oferece ainda duas saídas de ar para os passageiros dos lugares traseiros, localizadas entre os bancos dianteiros, assim como uma tomada de 220V e uma entrada USB-C em cada uma das costas dos bancos da frente.  

Mecânica inalterada

Nesta segunda geração do seu crossover de segmento C, a Kia não viu necessidade de alterar a linha motriz elétrica, mantendo o motor elétrico que desenvolve uma potência de 150 kW (204 cv) e um binário de 255 Nm, assim como a bateria com capacidade de 64,8 kWh. 

Para otimizar a eficiência, a marca sul-coreana procurou melhorar o sistema de gestão de energia através de um controlo da temperatura mais eficaz e da regeneração da energia cinética. O condutor pode mesmo selecionar o nível de regeneração, recorrendo a patilhas localizadas atrás do volante. No nível mais elevado, o condutor não tem de utilizar o pedal do travão com muita frequência, mas quando isso acontece nota-se que o sistema de travagem é menos esponjoso e mais previsível do que noutros veículos elétricos.

Em termos dinâmicos, os engenheiros da Kia efetuaram alterações na suspensão e na direção de forma a melhorar o comportamento, o conforto e a agilidade. As suspensões, dianteira do tipo McPherson e traseira multi-link, receberam afinações diferenciadas para proporcionarem um conforto elevado a velocidades mais elevadas, embora em superfícies mais degradadas tenham alguma dificuldade em digerir as irregularidades dos maus pisos.  

A otimização do sistema de gestão de energia tem como reflexo positivo um consumo energético muito baixo, com o computador de bordo a indicar um valor de 14,2 kWh/100 km durante o ensaio, abaixo dos 16,2 kWh/100 km, anunciados pela marca. Isto permite percorrer, sem dificuldade, 400 quilómetros com uma única carga de bateria.

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Para recuperar a capacidade existem várias possibilidades: 27h30 numa tomada doméstica; 6h20 num posto de 11 kW; 65 minutos para 80% num carregador rápido de 50 kW ou 45 minutos num de 100 kW. A porta de carregamento está localizada no centro da grelha dianteira. 

Vocação familiar 

Graças ao binário instantâneo de 255 Nm, o Niro EV proporciona acelerações rápidas até quase se alcançar a velocidade máxima de 167 km/h anunciada pela marca. A potência é transmitida às rodas dianteiras de forma comedida, permitindo acelerar com determinação à saída das curvas sem que as rodas percam tração. 

Todavia, o crossover de segmento C da Kia tem uma vocação mais familiar do que propriamente desportiva, incitando mais a uma utilização normal e tranquila, com reflexos positivos ao nível do consumo de energia.

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O Niro EV oferece vários programas de condução - Eco, Normal, Sport e Snow - que são ativados por um botão localizado no volante. Por detrás deste último encontram-se umas patilhas que servem para selecionar os três níveis de regeneração, assim como o modo i-Pedal que, em teoria, possibilita uma regeneração mais forte, adequada a uma utilização urbano, embora os ganhos de autonomia percecionados pelo condutor sejam pouco significativos, embora possam contribuir para a elevada eficiência da linha motriz elétrica.  

Veredito

Apesar da primeira geração do crossover de segmento da Kia não tido uma grande expressão de vendas no mercado nacional foi um dos veículos elétricos mais vendidos em vários países europeus. Com a adoção de uma imagem mais consensual de SUV e de um interior claramente inspirado no EV6, o Niro EV terá a missão difícil, mas não impossível de suceder ao e-Niro nos principais mercados europeus. Em Portugal terá, provavelmente, uma vida mais facilitada, já que o seu visual é mais apelativo, ao que se junta uma eficiência impressionante da sua linha motriz elétrica, prometendo baixos custos de utilização.

O consumo de energia anunciado de 16,2 kWh/100 km significa um custo de 6,38 euros em carregamento na rede pública a um preço médio do kWh de 0,38 € (segundo dados da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos) ou de 3,24 euros em carregamento doméstico a um preço médio de 0,20€. Em condições reais, conforme se verificou no ensaio, ainda é conseguir obter valores mais baixos.

Por outro lado, o Niro EV oferece um equipamento bastante completo na versão ensaiada Tech, destacando-se as imensas ajudas ativas, incluindo o programador de velocidade inteligente, cruise control adaptativo com sistema Stop & Go, câmara de auxílio ao estacionamento com orientação dinâmica, Bluetooth mãos livres com reconhecimento de voz, entre outros.

Quanto ao preço, a versão ensaiada Tech está disponível por 52.804 euros, sem pintura metalizada, valor em linha com os principais concorrentes com um nível de equipamento semelhante.

Kia Niro EV Tech

Preço 52.804 euros

Motor Elétrico
Bateria/Capacidade Iões de lítio 64 kWh
Potência 150 kW (204 cv)
Binário 255 Nm
Transmissão Auto, 1 vel.
Peso   1757 kg
Comp./Larg./Alt. 4,42/1,83/1,57 m
Dist. entre eixos 2,72 m
Mala 475 l - 1392 l
Desempenho 7,8 s 0-100 km/h; 167 km/h Vel. Max.
Consumo 16,2 (14,2*) kW/H
Autonomia 460 km
Emissões CO2 0 g/km
Tempo de carga 65 min (80% - 50 kW DC) a 27h30

* Medições TURBO

GOSTÁMOS

– Consumo energia
– Imagem
– Equipamento

NÃO GOSTÁMOS

– Preço
– Travagem regenerativa
– Bolsas pequenas