Mobieco

Publicidade

Kia EV6 eleito “Carro do Ano” de 2022

Texto: Carlos Moura
Data: 8 de Março, 2022

Um júri constituído jornalistas da imprensa especializada europeia elegeu o Kia EV6 como “Carro do Ano” de 2022. O novo SUV elétrico da marca coreana conquistou, assim, um dos prémios mais prestigiados do setor automóvel. Decisiva na decisão foi a combinação que junta a extensa economia e a tecnologia de carregamento ultrarrápido.

O inovador crossover elétrico Kia EV6 foi eleito “Carro do Ano” de 2022 pelos membros do júri “Car of the Year” (COTY), constituído por 59 jornalistas da imprensa especializada de 22 países europeus.

Para conquistar este prestigiado prémio, o Kia EV6 enfrentou uma forte concorrência, acabando por se superiorizar com um total de 279 pontos. Nos lugares imediatos ficaram o Renault Mégane E-Tech, com 265 pontos, o Hyundai Ioniq 5, com 261, o Peugeot 308, com 191, o Skoda Enyaq IV, com 185, o Ford Mustang Mach-E, com 150 e o Cupra Born, com 144. 

Foto: Vasco Estrelado/Turbo

“É uma boa surpresa ver o Kia EV6 receber este prémio. Já era tempo de a marca e o grupo serem recompensados, pois trabalharam tão arduamente neste carro. O ritmo de progresso da Kia é realmente impressionante,” comentou Frank Janssen, Presidente do Júri do Carro do Ano.

Primeiro de sete

Por sua vez, Jason Jeong, presidente da Kia Europe, não escondeu a sua satisfação com a conquista de troféu: “É uma grande honra ter ganho o Carro do Ano de 2022 com o EV6, o primeiro Kia a ganhar este prestigioso prémio.” 

LEIA TAMBÉM
Kia EV6. Não é SUV, mas promete bastante

“O EV6 é verdadeiramente um desenvolvimento marcante que foi projetado desde o início para tornar a mobilidade elétrica divertida, conveniente e acessível, combinando a grande autonomia real, capacidades de carregamento ultrarrápido, o interior espaçoso de alta tecnologia e a experiência de condução verdadeiramente gratificante”, sublinha o presidente da Kia Europe. “O EV6 é um sinal empolgante do que ainda está por vir na nossa crescente gama eletrificada”.

A nova arquitetura de alta tecnologia assegura que o EV6 elimina os muitos compromissos enfrentados pelos veículos elétricos desenvolvidos criados sobre plataformas inicialmente projetadas para veículos com motor de combustão interna. 

Foto: Vasco Estrelado/Turbo

Graças à esta plataforma E-GMP, o Kia EV6 reivindica um espaço interior líder na classe, uma inédita autonomia de 740 km (circuito urbano – WLTP) e recursos de carregamento ultrarrápido de 800 V que permitem realizar uma carga de 10 a 80% em apenas 18 minutos.

Nova filosofia de design

O Kia EV6 foi o primeiro modelo global a adotar a mais recente filosofia de design “Opposites United” da Kia, inspirada nos contrastes encontrados na natureza e na humanidade. No centro da filosofia de design está uma nova identidade visual que evoca forças positivas e energia natural, com combinações contrastantes de elementos estilísticos nítidos e formas esculturais.

Este crossover de alta tecnologia totalmente elétrico é o primeiro de sete veículos elétricos dedicados que a marca coreana planeia lançar até 2026. O Kia EV6 desempenha um papel importante na estratégia da marca de se tornar um fornecedor líder global de soluções de mobilidade sustentável.