Mobieco

Publicidade

Kia Niro EV à venda na Coreia e confirmado para o Salão de Paris

Texto: Nuno Fatela
Data: 23 de Julho, 2018

O crossover coreano vai tornar-se num dos mais multifacetados modelos ecológicos no mercado, já que junta agora às duas modalidades híbridas também um duo de propostas de emissões 0

Depois de ter surgido originalmente como concept, durante a última edição da CES (na fotogaleria seguinte), chegou ao mercado a versão final de produção Kia Niro EV. O mercado coreano é o primeiro a receber este modelo, definido como uma proposta que combina “um eficiente sistema de propulsão elétrico com o espaço e funcionalidade de um crossover”. Mas além disso, a marca específica que a colocação das baterias sob o piso da mala vai permitir obter uma distribuição de peso similar à de uma berlina, o que garante alta estabilidade e também um comportamento superior em percursos sinuosos. Após ter agora chegado ao mercado coreano, onde já recebeu 5000 encomendas, o Kia Niro EV será apresentado ao público europeu em outubro, no Salão de Paris.

O Kia Niro EV tem uma bateria de polímero de iões de lítio, que na versão mais potente tem uma capacidade de 64 kWh. Ela garante uma autonomia de 450km, que pode alcançar 80% da capacidade em 54 minutos, quando efetuada uma ligação a um carregador de 100kW. Existe ainda outra opção mais frugal, em que os 39,2 kWh garantem uma distância máxima de 300 km antes que a bateria se esgote. O crossover elétrico coreano recorre a um motor de 150kW (204cv) e 395Nm, que está colocado no eixo dianteiro, e consegue atingir os 100 km/h em 7,8 segundos.


Leia neste artigo o nosso Ensaio ao Kia Niro PHEV


A marca assinala ainda uma vasta oferta de sistemas de segurança e apoio ao condutor, onde o Nível 2 de condução autónoma é destaque, e uma estética no habitáculo que procura assumir contornos futuristas. Para tal a marca diferencia o Niro EV da restante gama através de acabamentos em tom azul claro, uma iluminação ambiente com seis cores à escolha do condutor e ainda uma combinação entre o azul e o preto brilhante para locais como as portas. Além disso, também a digitalização das informações ajuda a alcançar este ambiente moderno, com dois ecrãs de 7” para o infotainment (com soluções específicas para veículos elétricos) e para a instrumentação. Infelizmente, a marca apenas revelou até ao momento uma foto do design exterior, pelo que será preciso esperar mais algum tempo para poder conferir qual a imagem do habitáculo do Kia Niro EV.

Sabia que, após uma longa viagem no final de 2017, o Kia Niro HEV foi considerado recordista de consumos entre os híbridos?