Publicidade

Série especialíssima. Jeff Koons assina edição limitada do BMW 850 i Gran Coupé

Texto: Júlio Santos
Data: 6 de Setembro, 2021

Os caminhos da BMW e do artista plástico americano Jeff Koons voltam a cruzar-se, desta vez, para uma experiência menos exclusiva mas igualmente marcante. Koons assina uma série limitada do BMW 850 i Gran Coupé que será apresentada em Los Angeles, no próximo mês de fevereiro.

Quando em 2010 Jeff Koons destapou o 17º dos BMW Art Car até então realizados, um projeto iniciado em 1975 por Alexander Calder e em que participaram já artistas de renome mundial como Roy Lichenstein, Andy Warhol, Cesar Manrique ou Sandro Chia, a genialidade do trabalho mereceu de Bono, o vocalista dos U2, um comentário que os responsáveis da BMW parecem ter levado muito a sério: “Koons deve ter um lugar no desenho do automóvel do futuro”.

O resultado foi agora (parcialmente) revelado no Museu de Arte Moderna, em Munique, onde Oliver Zipse, chairman do Conselho de Gerência da BMW e Jeef Koons anunciaram uma nova parceria, desta vez para a produção de uma série limitada do BMW 850i Gran Coupé.

Ainda envolto no conveniente manto de secretismo/suspense, o trabalho tem sido realizado na Alemanha por uma equipa especial liderada pelo próprio Koons e pelo responsável máximo pelo Design do Grupo BMW, Adrian van Hooydonk.

LEIA TAMBÉM
Art Cars BMW estão em exibição no Museu da BMW

Ao contrário do que acontece com a coleção Art Car (peças únicas, como qualquer obra de arte) neste caso estaremos perante uma série limitada, não tendo ainda sido revelado o número de unidades nem os critérios que deverão preencher aqueles que desejarem ter na garagem um exemplar.

O que se sabe é que a intervenção de Koons faz-se notar no exterior e no interior. A pintura da carroçaria (disponível em 11 tonalidades) demora 285 horas, num processo complexo que explica o facto de apenas serem produzidas duas unidades por semana.

Apontamentos específicos com a assinatura Koons destacar-se-ão, também, no interior onde, segundo a BMW, apenas serão utilizados materiais da mais alta qualidade, com privilégio das cores vermelha e azul claro, assinatura da divisão M.

“Estou verdadeiramente emocionado e honrado com a oportunidade de voltar a trabalhar com a BMW e criar uma série especial. Pensei muito sobre aquilo que queria fazer. Qual é a essencial do BMW Série 8 Gran Coupé? Qual é a verdadeira essencial da potência? Como criar algo capaz de expressar realmente toda a energia que caracteriza a Série 8 e que ao mesmo tempo seja capaz de tocar o elemento humano?”. Koons acredita ter conseguido encontrar a resposta para os desafios complexos que colocou a si mesmo embora reconheça, também, que a certa altura terá colocado a fasquia demasiado alta.

Oliver Zipse enfatizou a importância para a BMW de trabalhar com um dos mais talentosos artistas da atualidade. “Adoro aquilo que ele nos apresentou. O Série 8 Gran Coupé está muito próximo dos nossos corações e a proposta do Jeff está recheada de paixão e alegria”.

Curioso?… Enquanto o momento da revelação não chega, recordamos-lhe alguns dos Arts Cars da BMW: