Publicidade

Novo BMW Série 8 Gran Coupe: mais é mais

Texto: Filipe Bragança
Data: 19 de Junho, 2019

Na sequência da apresentação da gama Série 8, este automóvel oferece conforto para cinco passageiros graças ás suas quatro portas.

Chegou o primeiro BMW Série 8 Gran Coupe da história da marca. Depois da apresentação das versões ‘M’ e cabrio, chega agora a versão mais luxuosa deste BMW, que irá iniciar a sua produção a partir de Julho, deste ano.

Em relação ao Coupe, a distância entre eixos aumentou 201 mm, o que significa que o esta versão está 231 mm mais comprida. Para além de um maior comprimento o Gran Coupe é 61 mm mais alto, que o seu irmão mais novo e em temos de largura esta nova versão também cresceu 30 mm. Estas novas dimensões traduzem-se em arcos das rodas mais pronunciados e que conferem uma presença mais musculada a este automóvel. Ainda em termos estéticos, destaque para as jantes de 19” equipadas com travões ‘Motorsport’, para o tecto panorâmico contínuo e ainda para a cor exclusiva ‘Frozen Bluestone metallic’, disponíveis como opcional.

A maior presença,evidente a partir do exterior, ganha uma nova expressão a partir do momento em que se entra dentro deste automóvel. Mais espaço traduz-se num aumento da habitabilidade interior, e os passageiros de trás que o digam com os 201 mm de espaço extra para as pernas, que são sempre bem-vindos. A capacidade da bagageira também aumentou, muito graças à versatilidade oferecida pelos bancos que se podem rebater. Para além destas novidades, o Gran Coupe não perdeu nenhum dos luxos que marcam esta Série. Exemplos disso são os revestimentos interiores em pele, os acamamentos em cota milanesa de alumínio ou sistema de climatização individual.

Se o luxo faz parte da génese deste modelo, a performance em estrada também. Nesse capítulo estão para já confirmadas quatro motorizações, três a gasolina e uma Diesel. Sobre o bloco de seis cilindros em linha, estão disponíveis duas versões a gasolina (840i  e 840i xDrive) ambas com 340 cavalos. A primeira com transmissão automática de oito velocidades Streptonic e tracção as rodas traseiras, a outra com uma transmissão integral, também apoiada pela mesma caixa de velocidades. Na sua versão mais desportiva (‘M’), o V8 deste Grand Coupe oferece 530 cv que permitem uma aceleração dos 0-100 km/h em 3,9 segundos. Na versão Diesel, o motor de seis cilindros oferece uma potência de 320 cv e consumos substancialmente menores.

Quadro de Motorizações

BMW 840i Gran Coupe:
Motor de seis cilindros a gasolina; Caixa automática de 8 velocidades Steptronic
Cilindrada: 2,998 cc, 250 kW/340 cv; 5,000 – 6,500 rpm,
Binário Máximo: 500 Nm – 1,600 – 4,500 rpm.
Aceleração: [0 – 100 km/h ]: 5.2 s.
Velocidade máxima: 250 km/h
Consumos combinados: 7.5 – 7.4 l/100 km
Emissões de CO2: 170 – 168 g/km EU6d‑TEMP.
BMW 840i xDrive Gran Coupe:
Motor de seis cilindros a gasolina; Caixa automática de 8 velocidades Steptronic, BMW xDrive.
Cilindrada: 2,998 cc, 250 kW/340 cv, 5,000 – 6,500 rpm,
Binário Máximo: 500 Nm 1,600 – 4,500 rpm.
Aceleração: [0 – 100 km/h]: 4.9 s.
Velocidade máxima: 250 km/h.
Consumos combinados: 7.8 – 7.7 l/100 km.
Emissões de CO2: 179 – 176 g/km EU6d‑TEMP.
BMW M850i xDrive Gran Coupe:
Motor a gasolina V8, Caixa automática, BMW xDrive.
Cilindrada: 4,395 cc, 390 kW/530 cv, 5,500 – 6,000 rpm,
Binário Máximo: 750 Nm 1,800 – 4,600 rpm.
Aceleração: [0 – 100 km/h]: 3.9 s.
Velocidade máxima: 250 km/h .
Consumos combinados: 10.0 – 9.9 l/100 km.
Emissões de CO2: 229 – 226 g/km,  EU6d‑TEMP.
BMW 840d xDrive Gran Coupe:
Motor Diesel de seis cilindros, Caixa automática, BMW xDrive.
Cilindrada 2,993 cc, 235 kW/320 cv – 4,400 rpm,
Binário Máximo: 680 Nm 1,750 – 2,250 rpm.
Aceleração: [0 – 100 km/h]: 5.1 s.
Velocidade máxima: 250 km/h.
Consumos combinados: 6.3 – 6.2 l/100 km.
Emissões de CO2: 166 – 162 g/km, EU6d‑TEMP.

Veja também:

Apresentação oficial do nova carrinha BWM Série 3 G21
As marcas automóveis mais valiosas de 2019
Audi não descarta rival para o BMW Série 8
BMW e Mercedes em parceria eléctrica