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BMW 840d xDrive Coupé: Arte contemporânea

Texto: Ricardo Machado / Fotografia: Vasco Estrelado
Data: 2 de Abril, 2020

De regresso ao alinhamento da BMW, depois de duas décadas de ausência, o Série 8 representa o expoente máximo do luxo e tecnologia do construtor de Munique. Um GT puro sem concorrência direta para esta versão diesel BMW 840d xDrive Coupé

Habituados à recente tendência da BMW para baralhar e voltar a dar as designações das gamas, acompanhámos com naturalidade o longo e bem documentado desenvolvimento do novo Série 8.

Mais do que a mera renomeação do Série 6, que passa a ser “apenas” uma berlina de cinco portas com estilo coupé, depois de ter nascido como a versão coupé de três portas do Série 5, o Série 8 posiciona-se mais acima. É a nova referência dinâmica de luxo para quem gosta de conduzir, da mesma forma que o Série 7 é a referência de conforto para quem gosta de ser conduzido.

Um posicionamento ousado que coloca a gama em competição com o Mercedes Classe S Coupé ou mesmo o Bentley Continental GT Coupé, mas deixa esta versão Diesel sem concorrência direta.

O Série 8 Diesel é uma proposta única no segmento

Bem proporcionado, o BMW 840d xDrive Coupé é o epítome do Gran Turismo do século XXI.

Mede 4,84 metros de comprimento, por um 1,90 m de largura e 1,34 m de altura. Ligeiramente mais comprido que o Bentley Continental GT e um pouco mais curto que o Mercedes S Coupé.

A distância entre eixos chega aos 2,82 m, sem qualquer benefício para a habitabilidade dos dois lugares traseiros. Muito afetados pela curva descendente do tejadilho, aqueles servem apenas para crianças ou como complemento dos 420 litros da mala.

A construção combina aço e plástico reforçado por fibra de carbono

Bem equipado

Na base da nova família 8 está a arquitetura mista Cluster Achitecture, aparentada com a do Série 7, combinando aço de elevada resistência com alumínio, magnésio e plástico reforçado por fibra de carbono.

Uma construção que mantém o peso abaixo das duas toneladas e dos rivais, em especial do Bentley, onde a diferença chega aos 300 kg. E apesar de todas as poupanças, o Série 8 não é leve. Nem podia ser, tendo em conta a surpreendente lista de equipamento de série, onde não falta tração integral permanente, o eixo traseiro direcional ou o amortecimento adaptativo.

Elementos que ajudam a suavizar os 130 500 € do BMW 840d xDrive Coupé.

O equipamento é completo

Curiosamente, contrariando a tendência do segmento de luxo, a suspensão independente nos dois eixos não tem amortecimento pneumático. As molas são sempre de aço, por esta ser solução ser considerada mais desportiva.

A Mercedes e a Porsche provam o contrário, mas não vamos entrar em polémicas.

A única opção relacionada com a suspensão são as barras estabilizadoras ativas e só está disponível para o 850i.

Iluminação brilhante

Suspensão firme

Sem almofadas pneumáticas, o Série 8 pisa sempre seco. Não chega a ser desconfortável ou a ter perdas de motricidade provocadas pelo saltitar das rodas, mas transmite demasiadas vibrações.

Empedrado, juntas de dilatação ou tampas de saneamento fazem-se sentir com intensidade no interior.

Seria de esperar que um coupé tão firme fosse fácil de interpretar, mas o 840d não é transparente. Exige tempo e quilómetros para se dar a conhecer.

O eixo traseiro também responde à direção

Numa primeira impressão parece brusco. O eixo traseiro direcional, denominado Integral Active Steering, tem um funcionamento mais artificial que o da Porsche.

O resultado final, maior agilidade em zonas encadeadas e estabilidade a toda a prova em curvas a alta velocidade, é idêntico. A apresentação é que é mais natural no Panamera ou mesmo no Cayenne.

Depois de apanhar o jeito ao volante o 840d é todo eficácia. Despacha as zonas fechadas e encadeadas como se girasse sobre um pivot central, colando-se às curvas longas e rápidas com uma estabilidade inabalável.

Com os Michelin Pilot Sport3 bem quentes (245/35 R20 à frente e 275/30 R20 atrás) e a garra reforçada da tração integral, o 840d pede sempre mais acelerador.

Perfeito para grandes viagens

Numa conjuntura mais favorável à gasolina e às soluções híbridas, que não foram postas de parte para este Série 8, a aposta no Diesel deixou o 840d sem concorrentes diretos.

Um posicionamento que reforça a ideia de que este não é um coupé para o “track day”. Um verdadeiro GT para desfrutar durante grandes viagens.

Ensaio publicado na íntegra na Turbo 450