Publicidade

Isuzu D-Max Cabina Dupla 4×4 LSE Auto. Pick-up do Ano 2022?

Texto: Carlos Moura
Data: 22 de Outubro, 2021

A nova Isuzu D-Max está na corrida para a conquista do título de Pick-up do Ano 2022. Entre os seus argumentos destaque para os avançados sistemas de assistência à condução, que não só aumentam a segurança e o conforto, sendo de série nas versões mais equipadas de cabina dupla e tração integral como a LSE, com transmissão automática.

A versão de Cabina Dupla 4×4 LSE com caixa de velocidades automática é a mais bem equipada da pick-up D-Max da Isuzu. Apesar de partilhar a mesma renovada imagem exterior com a restante gama, a D-Max apresenta alguns elementos diferenciados e exclusivos como, por exemplo, a grande grelha do motor em tom Gun Met, também presente nos espelhos retrovisores, os faróis Bi-Led com luzes de circulação diurna integradas, as jantes de liga leve maquinadas de 18”, os pára-choques na cor da carroçaria com efeito High Appearance.

A acessibilidade também foi reforçada, graças à introdução de portas mais largas e de um pára-choques traseiro com um degrau integrado para facilitar as operações de carga e descarga. A unidade ensaiada conta ainda com revestimento do compartimento de carga que integra a lista de opcionais, assim como a tampa deslizante, as barras de tejadilho ou a pintura metalizada.  

Igualmente revisto foi o habitáculo que no nível de equipamento LSE mais se assemelha a um SUV topo de gama do que propriamente a um tradicional veículo de trabalho. As versões topo de gama da D-Max apresentam um revestimento integral do interior em preto, bancos forrados a pele com apoio lombar e regulação elétrica para oito posições, volante ajustável em altura e profundidade, painel de instrumentos com anel a prata, alavanca do seletor da transmissão cromada.

Conforto e comodidade

A D-Max LSE estreia um sistema audio DVD Premium com ecrã tátil de nove polegadas e comandos no volante em pele com apontamentos cromados. Além das habituais ligações por USB e Bluetooth, o sistema permite a ligação a um smartphone através da utilização do Android Auto ou Apple CarPlay. 

Para o conforto a bordo contribui o ar condicionado com duas zonas de climatização e um melhor isolamento que filtra mais eficazmente os ruídos e as vibrações. A consola traseira, por sua vez, possui um difusor do ar condicionado e com uma porta USB para oferecer um maior conforto e comodidade aos ocupantes. 

O condutor, por sua vez, dispõe de um painel de instrumentos com ecrã multifunções de 4,2”, que exibe diversas funções, de acordo com as preferências do utilizador.

Caixa automática 

Com um comprimento exterior de 5300 mm e uma distância entre-eixos de 3125 mm, as dimensões exteriores da versão de Cabina Dupla permaneceram praticamente inalteradas  face ao modelo anterior. O compartimento de carga, porém, cresceu ligeiramente para 1571 mm (19 mm), enquanto as paredes laterais passaram a ter uma altura de 490 mm, isto é, mais 25 mm.

No capítulo mecânico, a pick-up da Isuzu está equipada com o motor turbodiesel de 1,9 litros com injeção “common rail” que desenvolve uma potência de 164 cv às 3600 rpm e um binário máximo de 360 Nm entre as 2000 e as 2500 rpm. O turbocompressor de geometria variável, posicionado junto à saída das condutas de escape, evita o chamado “turbo lag”, possibilitando uma utilização em eficaz em todos regimes de rotação.

Para otimizar o consumo de combustível, o motor conta com sistema Start & Stop. A transmissão pode ser assegurada nas versões LSE com uma caixa automática de seis velocidades, cuja lógica de calibração foi revista para uma seleção mais rápida das mudanças (cerca de 25% com 40% de acelerador ou 16% com 100% de acelerador). 

Em termos de consumo, o computador registou uma média combinada de 9,6 l/100 km, um valor acima dos 8,2 l/100 km anunciados pela marca. Para cumprir a norma de emissões Euro 6D, a Isuzu introduziu o sistema de redução catalítica (SCR), com utilização de AdBlue para tratamento dos gases de escape. 

LEIA TAMBÉM
International Pick-Up Award 2022. Conheça os quatro candidatos

A nova D-Max recebeu uma nova direção elétrica que permitiu à Isuzu disponibilizar avançados sistemas de assistência à condução, incluindo o sistema de travagem de colisão frontal e de emergência, assistente de manutenção na faixa de rodagem e correção da direção, limitador de velocidade manual e inteligente, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito.

Capacidades em fora de estrada

Para realizar percursos em fora de estrada é possível engrenar a tracção integral ou as redutoras com recurso a um comando giratório junto à alavanca da caixa de velocidades. As aptidões em fora de estrada são garantidas por uma altura mínima ao solo de 24 cm, um ângulo de ataque de 30,5º e de saída de 24,2º.

Igualmente disponíveis estão os sistemas de assistência ao arranque em subidas (HSA) e o controlo de estabilidade em descidas (HDC), assim como o bloqueio diferencial traseiro. Este último permite que a potência seja igualmente transmitida a ambas as rodas do eixo traseiro, numa proporção 50/50, assegurando um melhor desempenho em fora de estrada, sobretudo em pisos escorregadios ou em situações de cruzamento de eixos. 

O bloqueio de diferencial é ligado através de um botão localizado na consola ao lado do seletor de velocidades, quando a viatura se encontra com a tração integral (4L) engrenada e a velocidade é inferior a 8 km/h.  

No que se refere ao preço, a versão de cabina dupla 4×4 de cinco lugares com nível de equipamento LSE está disponível a partir de 48.265 euros. A unidade ensaiada contava com alguns opcionais elevando o preço final para os 50.665 euros.

Ficha Técnica

PREÇO48.265 € (50.665 € unidade ensaiada)
MOTOR4 CIL; 1898 CC; 164 CV;  3600 RPM
BINÁRIO360 NM
TRANSMISSÃO4WD; 6 Vel; Auto
COMP./LARG./ALT.5305/1810/1770 MM
D.E.E.3125 MM
PESO BRUTO3100 KG
TARA2085 KG
CARGA ÚTIL 1015 KG
CONSUMO9,2 L/100 KM (WLTP) / Teste 9,6l/100 KM
EMISSÕES241 G/KM
IUC53,85 €

Equipamento

Ar condicionado automático dual, câmara traseira, cruise control adaptativo, retrovisor interior “Night & Day”, sistema entrada sem chave, retrovisores elétricos e retráteis, sensor de luzes, controlo de estabilidade e tração, sistema ADAS (Isuzu Advance Driver Assist System), limitador de velocidade manual e reconhecimento sinais trânsito, assistente de manutenção na faixa de rodagem, assistente de ângulo morto.