Mobieco

Publicidade

Através de parceria. Hyundai estreia ecossistema V2G em Utrech

Texto: Francisco Cruz
Data: 26 de Abril, 2022

A Hyundai prepara-se para inaugurar a primeira cidade e região do mundo com um ecossistema de energia bidireccional (V2G), em que a mobilidade é concretizada através de veículos elétricos que também podem fornecer energia à rede elétrica local. O palco será Utrech e, o protagonista, o Hyundai Ioniq 5.

Desenvolvido em conjunto com a We Drive Solar, um operador de mobilidade baseado na Holanda, este novo projecto de mobilidade, que terá na base a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), decorrerá em Utrech, cidade e região dos Países Baixos.

Em termos operativos, o projecto passa pela disponibilização, por parte da Hyundai, de uma frota de 25 viaturas Ioniq 5, equipadas com a tecnologia V2G, as quais vão começar por operar num dos mais recentes distritos de Utrech, Cartesius. Local onde deverão ser construídas um total de 2.530 casas e onde também fica localizada a estação de comboios Utrecht Zuillen.

A frota de Hyundai Ioniq 5 que irá atuar em Utrech
A frota de Hyundai Ioniq 5 que irá atuar em Utrech

De resto e nos últimos três anos, Utrech já instalou mais de 1.000 estações de carregamento bidireccional, através dos quais, todos os veículos elétricos com tecnologia V2G, podem fornecer a energia de que não precisam, à rede elétrica da zona e da cidade.

LEIA TAMBÉM
Base para 17 novos EV. Hyundai prepara lançamento de nova plataforma IMA

“Com a tecnologia única Vehicle-to-Grid, a We Drive Solar pode utilizar veículos para armazenar energia sustentável em grande escala, começando com 25 viaturas e ao longo do ano progredir para 150 unidades do Hyundai IONIQ 5” afirma o Diretor da We Drive Solar, Robin Berg. Acrescentando que, “com a Hyundai iremos tornar Utrecht na primeira cidade e região com um ecossistema de energia bidirecional.”

Já o Presidente e CEO da Hyundai Motor Europe, Mochael Cole, afirma que, “na Hyundai, acreditamos que o carregamento bidirecional com a tecnologia V2G pode tornar os veículos  elétricos em recursos flexíveis. O Hyundai Ioniq 5 e a tecnologia V2G não oferecem apenas uma solução alternativa para os clientes que procuram sair dos motores a combustão, como também ajudam a aumentar a viabilidade da produção de energia renovável dentro da rede.”.

A área geográfica de Cartesius, onde o projecto da Hyundai e da We Drive Solar
A área geográfica de Cartesius, onde o projecto da Hyundai e da We Drive Solar