Mobieco

Publicidade

Hyundai e Michelin vão desenvolver pneus para veículos elétricos

Texto: Carlos Moura
Data: 28 de Junho, 2022

A Hyundai e a Michelin renovaram a parceria para a criação de novos pneus para automóveis elétricos. A colaboração anterior esteve na origem de um pneumático específico para o Hyundai Ioniq 5.

A Hyundai e a Michelin assinaram um memorando de entendimento para o desenvolvimento de uma nova geração de pneus para veículos elétricos premium.

Ao abrigo deste acordo, a Michelin irá trabalhar numa nova geração de pneus que terão caraterísticas de desempenho otimizadas para permitir a um veículo elétrico percorrer distâncias maiores, além de serem mais duráveis para poderem responder às autonomias crescentes e às cargas maiores dos elétricos.

Por outro lado, a Hyundai e Michelin pretendem conduzir pesquisas conjuntas para analisar o desgaste do pneu, a carga sobre o pneu e a fricção do piso da melhorar a qualidade do pneumático.

Como se destinam a ser utilizados em veículos premium, os pneus também terão de ser silenciosos e confortáveis a velocidades elevadas. Finalmente, ambas as empresas querem tornar os pneus mais verdes com a incorporação de 50% a partir de materiais “amigos” do ambiente em vez dos 20% dos pneus atuais.

Anterior acordo é de 2017

“Esta parceria com a Michelin irá levar a inovações reais na tecnologia dos pneus, solidificando a posição do Hyundai Motor Group na liderança da indústria da mobilidade inteligente”, afirma Bong-soo Kim”, responsável do centro de desenvolvimento de chassis da Hyundai. 

“Ao compatibilizar a nossa tecnologia de mobilidade com a experiência da Michelin nos pneus, temos confiança na nossa capacidade para alcançar inovações avançadas nas melhorias das prestações dos pneus e criar sinergias esta colaboração orgânica”.

LEIA TAMBÉM
World Car of the Year 2022. Hyundai Ioniq 5 eleito Carro do Ano Mundial

O memorando não é vinculativo, mas vem na sequência de um acordo interior entre as duas empresas que foi assinado em 2017. Segundo Georges Levy, vice-presidente executivo da Michelin e responsável de Equipamento de Origem para Automóveis da Michelin., esse acordo levou à criação de um pneu exclusivo para o Ioniq 5

 Renovação por mais três anos 

“A colaboração entre o Hyundai Motor Group e a Michelin nos últimos cinco anos contribuiu para o sucesso do lançamento do Hyundai Ioniq 5,” afirmou o francês. 

Foto: Turbo

“Temos o prazer de anunciar que a relação vai ser prolongada durante mais três anos para continuarmos os nosso trabalho conjunto em novas tecnologias, para uma mobilidade mais segura e limpa”.

“A associação entre o Hyundai Motor Group e a Michelin é baseada na paixão partilhada pela excelência, performance e inovação que se tornaram factores cada vez mais essenciais à medida que enfrentamos os desafios atuais relacionados com a mobilidade”, realçou Georges Levy.