Mobieco

Publicidade

O próximo N? Hyundai Ioniq 5 “vitaminado” apanhado perto de Nürburgring

Texto: Francisco Cruz
Data: 7 de Setembro, 2021

Assumido há muito o compromisso de fazer da grande maioria dos seus modelos, versões N, de elevada performance, a Hyundai prepara-se para dar continuidade a esse compromisso, desta feita, tomando como base o novo veículo elétrico Ioniq 5. Modelo que pode dar origem ao Ioniq 5 N, cujo desenvolvimento terá sido agora descoberto…

O veículo de desenvolvimento, baseado, conforme as imagens deixam antever, na nova proposta 100% elétrica da Hyundai, o Ioniq 5, foi apanhado em circulação, em estradas públicas, perto do circuito de Nürburgring, Alemanha. Instalação onde, de resto, a divisão ‘N’ da Hyundai, está sediada.

Embora mantendo as linhas exteriores da versão convencional, o Ioniq 5 de desenvolvimento anuncia, no entanto, aquilo que parece ser uma menor distância ao solo, eixos mais largos, além de pneus desportivos de baixo perfil, integrados em novas jantes.

O protótipo de desenvolvimento do suposto Hyundai Ioniq 5 N. Foto: Autocar
O protótipo de desenvolvimento do suposto Hyundai Ioniq 5 N. Foto: Autocar

De resto e igualmente atualizados, parecem ter sido os discos e pinças do sistema de travagem.

Assim e embora, pelo menos para já, sem alterações de monta na carroçaria – algo que, no entanto, pode vir a ser integrado lá mais para a frente no desenvolvimento – , o protótipo avistado e a que a britânica Autocar dá destaque, pode muito bem esconder aquele que será o futuro Ioniq 5 N. O que, diga-se, fará deste modelo, o primeiro N elétrico, depois da apresentação do concept RM20e e dos seus 810 cv de potência, e depois da divisão de performance da Hyundai já ter criado uma versão elétrica de competição do Veloster N, para o campeonato Pure ETCR.

LEIA TAMBÉM
Preços… e ofertas. Novos Hyundai i20 N e i30 N já disponíveis em pré-venda

Recordar, ainda, que a divisão N tem como objectivo lançar um total de 18 novos modelos N e N-Line, até ao final de 2022, sendo que, desta promessa, poderá fazer parte o primeiro EV feito com base na plataforma E-GMP do Hyundai Motor Group.