O terceiro membro da linha N da Hyundai é o Kauai N, um SUV verdadeiramente danado para as curvas. Para garantir elevadas prestações conta com um motor 2.0 T-GDi de 280 cv, acoplado a uma transmissão de oito velocidades. Com o Kauai N, a Hyundai conseguiu demonstrar que é possível fazer a combinação entre um SUV e alta performance.
A conjugação do conceitos de SUV com alta performance parece, à primeira vista, difícil de materializar. Muitas marcas têm tentado essa combinação, sem sucesso prático, designadamente no capítulo dinâmico. Mas foi precisamente isso que conseguiu a divisão N da Hyundai, liderada por Albert Biermann, ex-responsável da Divisão M da BMW.
Em termos de imagem exterior, a parte dianteira do Kauai N é dominada por grandes entradas de ar, desportivas e emblemáticas, enquanto a assinatura luminosa confere um visual mais agressivo e robusto.

A grelha inferior define o caráter do pára-choques, sendo o seu formato inspirado na fuselagem aerodinâmica, estendendo-se até à lateral, reforçando a eficiência aerodinâmica. O logotipo "N" na grelha superior exclusiva complementa o visual desportivo.
A secção traseira recebeu um spoiler de asa dupla para melhorar a carga aerodinâmica e uma luz de travagem triangular, à semelhança dos outros modelos N. A grandes saídas de escape sublinham o visual desportivo, assim como as proteções na cor da carroçaria, que tornam o Kauai N visivelmente mais próximo do solo.
INTERIORO habitáculo do Hyundai Kauai N apresenta um painel de bordo com linhas simples e minimalistas. Os comandos físicos resumem-se à ventilação e ao aquecimento, enquanto as restantes funcionalidades podem ser acedidas através do ecrã tátil de 10,25 polegadas da consola central ou do volante multifunções, aparecendo os menús no painel de instrumentos digital.

A imagem desportiva não só é transmitida pelos bancos em pele, pelos pedais em alumínio, pelas aplicações evocativas do espírito N, mas também pelo volante, que oferece duas teclas personalizáveis N, para manter as configurações preferidas ao alcance de um dedo, assim como um botão encarnado com a legenda NGS. Já lá vamos...
LEIA TAMBÉM Preço e data de chegada. Hyundai Kauai N já disponível em Portugal
Para manter a informação sob controlo, o Kauai N é o primeiro Hyundai com assinatura N a disponibilizar um "head-up display", transmitindo, nos modos Sport e N, dados relativos às rotações ou à velocidade. Aquele ecrã virtual junta-se ao painel de instrumentos digital. que apresenta conteúdos N exclusivos como as informações do Performance Driving Data System, incluindo a potência, binário, turbo boost, aceleração.
Entre os bancos da frente continua presente o tradicional travão de estacionamento mecânico para permitir, segundo a Hyundai, fazer uns "piões".

O habitáculo do Hyundai Kauai N oferece um espaço mais do que suficiente nos lugares dianteiros, embora os ocupantes dos assentos não possam dizer o mesmo, especialmente se tiverem uma estatura mais elevada.
A bagageira do Kauai N também não impressiona, com os seus 361 litros de capacidade. Se for necessário transportar objetos de maiores dimensões é possível rebater os bancos traseiros numa configuração de 60/40. Por outro lado, a abertura é bastante larga em comparação com alguns concorrentes, permitindo levar a bordo artigos maiores.
MECÂNICAO capot do Kauai N esconde um motor a gasolina sobrealimentado de 2,0 litros que desenvolve uma potência de 280 cv entre as 5500 e as 6000 rpm e um binário de 292 Nm entre as 2100 e as 4700 rpm. Este propulsor está associado a uma transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades, denominada N DCT, desenvolvida pela própria Hyundai.

A transmissão N DCT conta com funções exclusivas de alta performance para potenciar as capacidades do veículo através de uma gestão dedicada das velocidades. Entre elas destaque para o N Power Shift (NPS), ativado quando o veículo acelera com mais de 90% do pedal, mitigando qualquer redução do binário durante as mudanças mais elevadas de forma a garantir a potência máxima para as rodas.
Outra função é o N Grin Shift (NGS) que potencia o desempenho do motor e da transmissão durante 20 segundos, aumentando a potência em 10 cv. Para garantir a aceleração máxima, a eletrónica irá selecionar a relação de transmissão mais adequada. Para ativar esta função, o condutor pressiona um botão vermelho no volante, iniciando uma contagem decrescente no painel de instrumentos, que mostra os segundos restantes.
Com os objetivo de se adaptar aos diferentes tipos de utilizações, o Kauai N oferece cinco modos de condução - Eco, Normal, Sport, N e Custom (esta última totalmente personalizável pelo condutor) - a que se juntam quatro modos de tração - Snow, Deep Snow, Mud e Sand - exclusivos desta versão.

Para otimizar as prestações, o Kauai N recebeu um diferencial eletrónico de deslizamento limitado (eLSD), que ao reduzir a subviragem e a derrapagem, permite ao condutor fazer as curvas a velocidades mais elevadas. Aliás, o próprio sistema sugere a ativação N sempre que passa por um aviso de contracurva.
Em termos de prestações e graças a um peso de 1569 kg, o SUV desportivo da Hyundai acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos e pode alcançar uma velocidade máxima de 240 km/h. O consumo anunciado em ciclo WLTP é de 8,5 l/100 km.
TECNOLOGIAComo já vem sendo habitual, a Hyundai tem a filosofia de disponibilizar soluções tecnológicas de série que são opção na concorrência. O Kauai N não é exceção. Uma das novidades é a introdução do já referido "head-up display", enquanto a informação do Performance Driving Data System é exibida no painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas ou no ecrã tátil localizado no topo da consola central.
Este último, também de 10,25 polegadas, integra um sistema de informação e entretenimento que contempla navegação e emparelhamento com Apple CarPlay e Android Auto.
Para apoiar uma condução mais desportiva, o Hyundai Kauai N conta com o Launch Control ou, ainda, o REV Matching, que aumenta as rotações nas passagens de caixa, de forma a manter o motor sempre nas condições ideais.
O Kauai N conta ainda com vários sistemas de assistência integrados no Hyundai Smart Sense, como o assistente de manutenção na faixa de rodagem, o cruise control inteligente, o sistema de acompanhamento da faixa de rodagem e a travagem autónoma de emergência.
A conjugação destas tecnologias permite ao SUV desportivo da Hyundai oferecer uma condução autónoma de nível 2. Após a ativação nos comandos no volante multifunções, o veículo mantém a distância para o veículo da frente, diminuindo a velocidade ou acelerando, chegando mesmo a parar em caso de necessidade, voltando a arrancar.

O equipamento de conforto inclui sensores de chuva e luminosidade, reconhecimento dos sinais de trânsito, ar condicionado automático, entradas USB à frente e atrás, sensores de estacionamento traseiros, câmara traseira, espelhos elétricos recolhíveis, base de carregamento por indução, chave inteligente, botão de ignição.
AO VOLANTEA posição de condução é supreendentemente baixa para um SUV, com reflexos positivos ao nível da dinâmica ao volante. A visibilidade para o exterior é bastante razoável, graças aos pilares finos e à ampla superfície vidrada. Encontrar uma boa posição de condução também não é complicado, o que se deve não só às várias possibilidades de regulação do assento, mas também da coluna de direção, ajustável em profundidade e inclinação.
Os bancos aquecidos e ventilados são confortáveis nas viagens mais longas e oferecem um bom apoio lombar quando se adota um andamento mais elevado, tirando partido das potencialidades do motor sobrealimentado de dois litros e da caixa de dupla embraiagem de oito velocidades.
Com tração dianteira e suspensão independente atrás e à frente, o Kauai N oferece um comportamento bastante previsível. Nos modos Eco e Normal, a condução é semelhante a qualquer outro Kauai. As coisas mudam de figura que se roda o comando ao seletor da transmissão para a posição Sport para se imprimir um andamento mais rápido, começando o escape a emitir a sonoridade típica de um desportivo. O convite para ativar o modo N é simplesmente irrecusável e aí dá para perceber que o Kauai N é verdadeiramente danado para as curvas.

Com amortecedores firmes, transmissão rápida, disponibilidade de potência e binário, o Kauai N oferece prestações de um verdadeiro desportivo, chegando mesmo a deixar as costas dos ocupantes ficarem coladas aos bancos. As acelerações e as recuperações são impressionantes, enquanto o trabalho do autoblocante é determinante para a facilidade com que o Kauai N enfrenta as mudanças de direção.
Enquanto nalguns concorrentes SUV de segmento superior e aspirações desportivas têm bastantes dificuldades a digerir as transferências de massas em curva devido a um centro de gravidade mais elevado, essa questão quase não se coloca no Kauai N, não só devido ao acerto da suspensão - dura como num desportivo que se preze - como também da direção. O sistema de travagem também se revelou potente e bastante eficaz, permitindo uma abordagem mais agressiva em algumas curvas.
VEREDICTOProposto por 44.800 euros (com campanha de financiamento), o Kauai N beneficia, como em toda a gama Hyundai de uma garantia de sete anos sem limite de quilómetros. A marca coreana conseguiu não só provar que é possível combinar a funcionalidade de um SUV de segmento B, que pode ser utilizado civilizadamente no dia-a-dia, com as prestações de um desportivo feito para as curvas e que convida o condutor a ativar o modo N sempre que passa por aviso de contracurva. Convite irresistível, a que se junta uma sonoridade do escape simplesmente deliciosa. A categoria dos SUV desportivos é um novo fenómeno e a Hyundai arrisca-se a ser uma das referências.
Gostámos
Preço Face a alguns concorrentes como o Volkswagen T-Roc R, o preço de aquisição do Kauai N revela-se bastante competitivo. O Ford Puma ST 1.5 Ecoboost até pode ser ligeiramente mais barato, mas também é menos potente e vem com caixa manual. . | Comportamento O Kauai N oferece um comportamento bastante previsível para um veículo de tração dianteira, graças a um chassis bem equilibrado, à afinação da direção, da suspensão e também às ajudas eletrónicas, incluindo o diferencial autoblocante dianteiro. | Consumo Para um desportivo com 280 cv e comparativamente com outras propostas, o consumo de combustível registado durante o ensaio está longe de ser escandaloso. O valor de 9,3 l/100 km registados pelo computador de bordo é superior ao anunciado, mas podia ser pior… |
Não Gostámos
Sem ângulo morto Num veículo equipado com os mais avançados sistemas de assistência à condução, incluindo travagem autónoma de emergência, é de estranhar a ausência do assistente de ângulo morto que deteta outros veículos quando se pretende mudar de faixa. | Pneu sobressalente Por uma questão de poupança de peso e provavelmente contenção de custos, o fundo da bagageira do Kauai N não conta com um pneu de substituição, substituído por um kit de enchimento. Num SUV esta solução não parece ser boa ideia… | Suspensão dura Um desportivo que se preze possui uma suspensão dura, capaz de segurar as rodas ao solo. Todavia, para os ocupantes esta solução penaliza o conforto a bordo, já que sentem nas costas todos os buracos e irregularidades dos maus pisos. |