Publicidade

Sachs lança amortecedores com tubos em plástico

Texto: Carlos Moura
Data: 5 de Agosto, 2020

Já estão disponíveis os novos amortecedores da Sachs para veículos comerciais com tubos revestidos a plástico, que são mais leves e resistentes aos elementos corrosivos.

A ZF Aftermarket lançou no mercado novos amortecedores da Sachs para veículos comerciais com tubos revestidos a plástico. Esta solução permite aumentar a vida útil do componente, assim como a própria segurança do transporte.

O amortecedor e a mola constitui o elo de ligação entre a suspensão das rodas e o chassis. A sua principal missão consiste na redução das vibrações da mola do chassis, tornando-o mais lento, otimizando o contacto com a superfície da estrada.

Os novos amortecedores para veículos comerciais da Sachs possuem tubos protetores de plástico e, segundo a ZF Aftermarket, apresentam algumas vantagens face aos componentes similares com tubos protetores de metal.

Maior resistência à corrosão

Uma delas é maior resistência do plástico face a elementos corrosivos como a humidade o sal na estrada. Além disso também reduz o peso de cada amortecedor porque o plástico é um material mais leve, contribuindo para a redução do peso em vazio (tara) do veículo.

A ZF Aftermarket refere que a montagem dos amortecedores com tubos protetores de plástico se realiza da mesma forma que os amortecedores convencionais com cobertura metálica. Assim, deve ser observada a disposição correta das peças para a montagem dos amortecedores (juntas de pinos/ rolamentos de amortecedores).

Além disso, as fixações dos amortecedores, direção e peças de borracha-metal devem ser verificadas em cada inspeção. O fabricante recomenda ainda a lubrificação ligeira dos parafusos de fixação das juntas de anéis.

As peças de borracha-metal devem, no entanto, ser protegidas contra a lubrificação. O que deve ser completamente evitado ao instalar um amortecedor com revestimento plástico é a contrapressão no próprio tubo de proteção, que não é necessária para uma instalação profissional correta.

Inspeção a cada 250.000 km

A ZF Aftermarket recomenda a verificação e substituição dos amortecedores para veículos comerciais após 250.000 km. Os componentes adjacentes também devem ser submetidos a uma inspeção profissional.

Desta forma, quaisquer componentes defeituosos nas proximidades dos amortecedores podem ser detetados em tempo útil, evitando-se tempos de paragem dispendiosos.

LEIA TAMBÉM
ZF Aftermarket expande gama de amortecedores CDC

A gama de amortecedores da marca Sachs inclui amortecedores clássicos bem como amortecedores CDC, que ajustam a dureza do amortecimento, em tempo real, à respectiva situação de condução.

Também estão disponíveis amortecedores de cabina com molas standard ou pneumáticas, bem como amortecedores CALM (Módulo de Nivelamento do Ar da Cabine) e amortecedores de eixo para reboques.

Outro destaque no portfólio da ZF Aftermarket são os módulos amortecedores de molas de ar Sachs, que como unidade compacta representam uma alternativa à usual instalação de amortecedores e molas de ar lado a lado.